Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS)

 
Mestrado Doutorado
 
:: Programa de Doutorado - Processo de Seleção para Ingresso em 2018 ::
 
Considerações Gerais
 
O curso de doutorado tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com capacidade de atuação independente e de orientar, em curto prazo, alunos de iniciação científica e mestrado. Em médio prazo, os egressos do programa de doutorado devem ser capazes de orientar projetos de doutorado, seguindo carreira acadêmica ou atuando em setores que exijam o desenvolvimento de tecnologia inovadora.
 
Inscrição
 
As inscrições no processo seletivo ocorrerão e fluxo contínuo, porém as solicitações serão examinadas apenas duas vezes por ano. Para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018 (março), os candidatos devem encaminhar suas inscrições até 31 de outubro de 2017. Para ingresso no segundo semestre letivo de 2018 (agosto), os candidatos devem encaminhar suas inscrições até 30 de abril de 2018.
 
Os candidatos não portadores do título de Mestre poderão se inscrever no processo seletivo para o Programa de Doutorado. No entanto, se o candidato for selecionado, a matrícula deverá ser efetuada no período letivo para o qual o candidato foi admitido. Em caso contrário, a admissão no Programa de Doutorado será cancelada.
 
Documentos necessários
 
a. Curriculum vitae do candidato (Plataforma Lattes - CNPq);
 
b. Súmula curricular do orientador com máximo de 3 páginas (modelo FAPESP);
 
c. Histórico escolar da pós-graduação;
 
d. Dissertação de Mestrado (se houver);
 
e. Certificado oficial de capacitação na língua inglesa no Ato da Inscrição, com a seguinte pontuação:

TOEFL: 470 pontos
TOEFL ITP: 480 pontos
TOEFL IBT: 52 pontos
TOEIC: 550 pontos
IELTS: 5 pontos
CAMBRIDGE PET: 60 pontos
 
f. Apresentação de projeto de pesquisa em folha A4 (margem 2,5), espaço 1,5 entre linhas, letra Times New Roman - 12 pontos e máximo de 20 páginas. A primeira página deve conter apenas o título do trabalho, nome do candidato e nome do orientador. O projeto deverá ser entregue em 3 vias;
 
g. Os seguintes aspectos fundamentais devem fazer parte do projeto de pesquisa:
  • A contribuição para o conhecimento científico que a pesquisa proposta poderá trazer e,
  • Se essa contribuição é significativa e relevante para justificar a outorga de um título de doutor ou é apenas um trabalho longo, semelhante a um mestrado, porém com maior quantidade de informação.
 
h. Carta do candidato à Coordenação do Programa de Pós-Graduação manifestando interesse pelo curso;
 
i. Carta do futuro orientador à Coordenação do Programa de Pós-Graduação certificando estar de acordo com a inscrição do candidato, responsabilizando-se pelo trabalho de orientação e financiamento da pesquisa proposta;
 
j. Se houver necessidade de co-orientação, a proposta deve vir acompanhada de carta do co-orientador concordando com a proposta e de sua súmula curricular;
 
k. Taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). Efetuar depósito a crédito de USP/EESC/SHS - Taxas Pós-Graduação no Banco do Brasil - Agência 3062-7 - Conta corrente nº 168.149-4 (anexar comprovante).
 
Enviar os documentos para Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, Caixa Postal 359 - São Carlos - SP - CEP 13.560-970.
 
Se aprovado, o candidato deverá comprovar todas as informações apresentadas no currículo. A falta de qualquer documento implicará na desclassificação do candidato.
 
O aluno estrangeiro deverá concomitante a inscrição do processo seletivo solicitar equivalência do título de mestre junto à CPG da EESC-USP. A matrícula no Doutorado somente será possível a partir do reconhecimento do título de Mestre obtido no exterior.
 
Caso essa equivalência não seja aprovada, o candidato não poderá matricular-se, mas poderá se inscrever no processo seletivo de mestrado.
 
Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
 
Doutorado Direto
 
O ingresso no Doutorado Direto, sem defesa de Mestrado, também será permitido. Nesse caso, o candidato deverá inscrever-se normalmente no Processo Seletivo para o Mestrado e cumprir todas as etapas desse processo, obtendo rendimento superior a 80% em cada uma das avaliações aplicadas. No formulário de inscrição deve ser indicado claramente que se trata de candidato ao Doutorado Direto. Ao mesmo tempo, aluno e orientador deverão enviar todos os demais documentos necessários para ingresso no Doutorado, apresentados neste Edital, para avaliação, respeitando as datas estipuladas pelo Programa.
 
Requisitos necessários para todos os candidatos a Doutorado Direto:
 
• Formação na área de Engenharia;
• Mínimo de um ano de Iniciação Científica ou outra atividade de pesquisa na área ou em área afim;
 
Sistemática de Seleção
 
O processo seletivo constará de quatro etapas:
 
Etapa 1. Avaliação do Projeto de Pesquisa
 
O candidato deverá elaborar projeto de pesquisa de comum acordo com o futuro orientador. A avaliação será feita por dois assessores, um interno e um externo, em formulário padrão (Formulários). Nota, variando de 1 a 5 será atribuída ao projeto por cada assessor. Projetos que receberem nota 1 ou 2 de, pelo menos, um dos assessores serão eliminados do processo seletivo. Projetos que receberem nota 3 dos dois assessores também serão eliminados do processo seletivo. Os nomes dos assessores permanecerão em sigilo, não podendo ser divulgados pela Coordenação do Programa ou pelo próprio assessor sob qualquer circunstância.
 
Etapa 2. Avaliação do currículo e histórico escolar
 
O currículo será avaliado e pontuado pela Comissão de Seleção de acordo com os seguintes critérios:
 
• Iniciação científica na área: 0,25 pontos por ano
• Especialização (360 horas): 1,0 ponto na área ou correlata e 0,5 ponto em outra área
• Mestrado: 3,0 pontos na área ou correlata e 1,5 pontos em outra área
• Artigo completo em anais de congresso nacional: 0,25 pontos por artigo
• Artigo completo em anais de congresso internacional: 0,5 ponto por artigo
• Artigo completo em periódico nacional: 0,75 pontos por artigo
• Artigo completo em periódico internacional: 1,5 pontos por artigo
• Livro: 2,0 pontos por livro como autor; 1,0 ponto por livro como co-autor e 1,0 ponto por livro como coordenador, organizador ou editor
• Capítulo de livro: 0,5 ponto por capítulo
• Patente de produto ou processo: 1,5 pontos por patente
• Software desenvolvido e registrado: 0,5 ponto por produto
• Experiência profissional na área: 0,25 pontos por ano, nos últimos 5 anos
• Experiência em atividades de pesquisa na área: 0,25 pontos por ano nos últimos 5 anos
• Experiência em atividade docente em ensino superior: 0,25 pontos por ano nos últimos 5 anos
 
A nota será a soma das notas obtidas na análise de currículo e na avaliação do projeto de pesquisa.
 
Etapa 3. Avaliação pela comissão de seleção
 
De forma independente da avaliação pelos assessores, a Comissão de Seleção avaliará a importância e pertinência do projeto para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos. A competência do docente para orientar o projeto será avaliada pela Comissão de Seleção a partir da Súmula Curricular, em parecer circunstanciado que justifique a sua capacidade. Essa justificativa será baseada principalmente nas orientações anteriores e nos trabalhos publicados pelo futuro orientador.
 
Etapa 4. Homologação pela Comissão Coordenadora do Programa
 
O relatório circunstanciado referente a cada candidato será encaminhado à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento que poderá homologar o resultado ou solicitar revisão do pedido. As homologações serão individualizadas e o pedido de revisão somente será acatado quando for aprovado por dois terços dos membros presentes à reunião.
 
Resultados e Distribuição de Bolsas
 
As listas de classificados serão divulgadas no final de dezembro.
De acordo com a disponibilidade do programa, as bolsas de estudo CAPES e CNPq serão atribuídas obedecendo a lista de classificação final, resultante da composição da nota do aluno e da distribuição de bolsas entre os orientadores do programa. Essa lista terá validade no período letivo para o qual o candidato foi admitido (de fevereiro a julho de 2018).
 
 
* Publicado em 04/09/2017
 
 
1. GRE/FAPESP/USP PPGSHS 2018 Full PhD Selection (“Doutorado Direto via GRE”)
 
Through the GRE/FAPESP/USP (DI Code: 2348, link), the PPG-SHS Graduate Programme also accepts applications for a Full PhD Selection (“Doutorado Direto”). Should the candidate will apply through GRE-PhD Selection, s/he must also: (1) apply through the PPGSHS 2018 M Sc Selection Process (link), thereby declaring s/he is a Full PhD candidate in the forms, (2) fulfill all the 2018 M Sc Selection requisites, attending the official due examinations, (3) append two Letters of Recommendation from external referees (see below), and (4) have the endorsement of her/his selected PPGSHS supervisor (see list below) eligible for the GRE/FAPESP /USP. At the same time, candidate and the PPG-SHS supervisor must send all the documents for PhD Selection advertised in the 2018 Call, in the official deadlines announced in the PPGSHS 2018 Call.
 
2. GRE/FAPESP/USP PPGSHS 2018 PhD Selection Process Supervisor List (see Annex 1)
 
• Edson C. Wendland
• Edson Luiz Silva
• Eduardo Mário Mendiondo
• José Alberto Domingues Rodrigues
• Luiz Antonio Daniel
• Lyda Patricia Sabogal Paz
• Marcelo Zaiat
• Maria Bernadete Varesche Amancio Silva
• Maria do Carmo Calijuri
 
3. Requisites for PPGSHS 2018 Full PhD Candidates using the GRE/FAPESP/USP Call
 
• B Eng or Bach in engineering-related areas
• One (1) year minimum experience in research activities in engineering or related fields
• Two(2) Letters of Recommendation for external referees.
 
4. PPGSHS 2018 Full PhD Selection Method
 
The PPGSHS Selection Process will address four steps:
 
4.1 Step 1. Peer-review of Submitted Research Proposal
 
The candidate, under the acceptance and guidance of her/his selected PPGSHS Supervisor (see GRE/FAPESP/USP PPGSHS List), will elaborate and submit a Research Proposal. The review of this Research Proposal will be performed by two (2) ad-hoc reviewers selected by the PPGSHS 2018 PhD Commission, with a standardized form, with final scores ranging between 1(min.) to 5 (max.). PhD Research Proposals with scores <= 2 from at least one reviewer, or with scores <=3 of the two reviewers will be rejected. The names of the peers will be anonymous.
 
4.2 Step 2. Evaluation of Curriculum Vitae and Bachelor grading scores
 
The CV of the candidate will be evaluated and graded by the PPGSHS 2018 PhD Selection according to the following criteria:
 
• Young Research experience (in undergraduate level): 0.25 points per year of experience
• Capacity/Training Course (up to 360 hours training): 1,0 points (if made in the same field of the PPGSHS) and 0.5 points in other field
• Master of Science: 3.0 points (if finished in a same field of PPGSHS) or 1.5 points (if finished in other fields, different from the PPGSHS)
• Full paper published in the proceedings of a national scientific meeting: 0.25 points per paper
• Full paper published in proceedings from an international meeting: 0.5 points per paper
• Full paper published in national, indexed journals: 0.75 points per paper
• Full paper published in an international, peer-review journal: 1.5 points per paper
• Book: 2.0 points per book as author; 1.0 points per book as co-author and 1.0 point per book as a book edited/coordinated/organized.
• Book chapter: 0.5 points per book chapter
• Patent of invention product or process : 1.5 points per invention
• Software developed and registered: 0.5 points per software registered
• Professional experience in the PPGSHS field: 0.25 points per year of experience (in the last 5 years)
• Former experience in research activities in the fields of PPGSHS: 0.25 points per year (in the last 5 years)
• Former experience of higher education lecturing: 0.25 points per year in the last 5 years.
 
The overall score will be from accumulated scores from the fore-mentioned topics, clearly declared in the candidate’s CV, as well as from her/his PhD Research Proposal assessment from peer-review.
 
4.3 Step 3. Evaluation by the PPGSHS 2018 PhD Board
 
Additionally to the researh evaluation from reviewers, the PPGSHS 2018 PhD Selection Board will evaluate, by a written Report, the relevance of the submitted PhD Research Proposal for the PPG-SHS Graduate Programme in Water Resources and Sanitary Engineering of the EESC-USP. Moreover, the experience and expertise of the selected PhD supervisor will be evaluated by the Board, clearly declared in her/his FAPESP Curriculum Summary. Main points for this expertise will be based in the previous experience of the selected PhD Supervisor in advising finished M Sc and PhD students as well as publication records in selected peer-review journals.
 
4.4. Step 4. Official Acceptance by the PPGSHS Coordination Board (CCP/PPGSHS)
 
The Report made by the 2018 PhD Commission Board on every PhD Candidate will be submitted to the PPGSHS Coordination Board (CCP/PPGSHS) which can accept or ask for a new review, under 2/3 majority voting from the CCP/PPGSHS members.
 
5. Results and Distribution of PhD Scholarships
 
The classification list, with accepted candidates for the PPGSHS 2018 PhD enrollment, will be announced until late December 2017. Candidates accepted for the 2018 PhD enrollment who submitted through GRE/FAPESP/USP process will have the same merit basis extended by all other candidates accepted for the PPGSHS 2018 PhD Selection Process. In these cases, GRE/FAPESP/USP scholarship can be attributed through PrPG/USP (Vice-Rectory of Graduate Programme), according to PrPG criteria (link). Moreover, according to the available funds and scholarships of the PPGSHS, PhD scholarships from CAPES and CNPq can also be addressed to the selected PhD candidate according to the final classification, both from the final score attributed to the candidate and from the ongoing distribution of previous scholarships to the selected PhD supervisor. To attend USP official enrollment, the 2018 for PhD classification list will be valid for the 1st Lecture Semester (since February to July 2018).
 
Annex 1. Details of Supervisors Eligible for the GRE/FAPESP/USP PPGSHS 2018 Full PhD Selection
 
* Published in 11 September, 2017