Internacionalização

Internacionalização do PPGSHS (2017-2020)

Resumo Executivo

Visando o PROEX, o Plano de Metas e Ações do Quadriênio 2017-2020 do PPGSHS EESC USP tem objetivos de internacionalização com co-financiamento de projetos individuais e institucionais, apoiados por agências brasileiras e estrangeiras de fomento à ciencia. Estes objetivos são veiculados a partir de disciplinas com estudos sobre os quatro pilares ("Water4I"): Interdisciplinaridade, para Internacionalização, para Inovação e para Inclusão Social, e com a Escola de Altos Estudos (EAE) da CAPES. As disciplinas WaterAI's são operacionalizadas na forma de créditos por participação de seminários, oficinas e conferências com professores visitantes. A EAE-CAPES School of Advanced Studies of Water & Society under Change (SASW&SC) tem como pilares os mesmos princípios de Water4I (internacionalização, interdisciplinaridade, inovação científica e inclusão social), porém com maior duração através de cursos com créditos próprios. Primeiro, a EAE-CAPES/SASW&SC foi sediada na EESC/USP, gerida junto ao PPGSHS da EESC/USP, e co-ministrada a alunos de PPGs matriculados em três estados da União: São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Alcançou mais de 200 matrículas, distribuídas em oito (8) módulos temáticos. A EAE-CAPES/SASW&SC foi ministrada em 2019 e duas visitas reprogramadas para 2020, por motivos de falecimento de líder internacional, atrasos em vistos consulares no exterior e por surgimento de pandemia de COVID-19. Ainda assim, os módulos da EAE-CAPES/SASW&SC em 2019 tiveram um aumento de 33% na oferta de títulos e de créditos das disciplinas inicialmente previstas, sem custos adicionais para a CAPES. Segundo, a notoriedade da SASW&SC possibilitou, sem maior ônus à CAPES, novas adesões de professores visitantes financiados por outras fontes e projetos. Assim, houve maior atração e aumento de 200% do número de professores ministrantes e convidados, oriundos de IES de América do Norte, Europa e Ásia. A EAE-CAPES/SASW&SC contou com professores de altissimo nível de dezenove (19) IES estrangeiras, integrados com outros seis (8) brasileiros, entre professores de IES, pesquisadores de institutos e tomadores de decisão de órgãos federais. Terceiro, a EAE-CAPES/SASW&SC permitiu gratuitamente aos alunos brasileiros a matrícula, o material escolar, o acesso online, o contato irrestrito e contínuo com professores visitantes internacionais e o repositório de aulas pós-ditado. Os alunos inscritos voluntariamente na EAE-CAPES foram de 17 Estados da União, incrementando em 566% a cobertura acadêmica inicialmente programada para os PPGs proponentes. A interação professor-aluno foi dividida em visitas práticas, consultas, atendimento de dúvidas e aulas. A EAE-CAPES/SASW&SC promoveu a popularização e divulgação científica com 5200 minutos de aulas gravadas e disponibilizadas gratuitamente online. A avaliação geral dos módulos ministrados foi entre “excelente” e “muita boa”, com recomendações de continuação em outras edições. Finalmente, a EAE-CAPES/SASW&SC promoveu um balanço de inclusão e diversidade de gênero, de equilíbrio de representatividade entre regiões e estados da União, integrando professores, alunos participantes e tomadores de decisão.


  1. Introdução

    As disciplinas Water4Is e a Escola de Altos Estudos (EAE) da CAPES, intitulada “School of Advanced Studies on Water and Society Under Change” (SASW&SC), tiveram seus objetivos traçados a partir da iniciativas internacionais, grupos de pesquisa nacionais e alianças inter-institucionais.

    As iniciativas internacionais que inspiraram a EAE-CAPES/SASW&SC foram: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Protocolo de Redução de Riscos de Desastres (Marco Sendai 2015, DRR), a COP 21 Paris e Intergovernamental Panel of Climate Change (IPCC), e os programas da International Association of Hydrological Sciences (IAHS): Década Internacional “Water & Society Under Change - Panta Rhei - Everything Flows”, “Measurements and Observations of the XXIst Century - MOXXI” e “Citizen and Hydrology - CandHy”.

    Entre os grupos de pesquisas nacionais e alianças inter-institucionais que apoiaram a EAE-CAPES/SASW&SC figuram: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas - Fase 2 (INCTMC2), coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTIC), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Matemática Aplicada à Indústria (CEPID/CeMEAI), coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, o Interdisciplinary Centre for Climate Investigation (INCLINE), coordenado pela Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP, o Centro de Educação e Pesquisas em Desastres do Estado de São Paulo (CEPED/SP), coordenado pela Escola Politécnica (até 2019) e pela EESC da USP (a partir de 2019), o Centro de Engenharia para Pesquisa em Inteligência Artificial (C4AI) coordenado pelo INOVA/USP e IBM-Brasil, e a nova Cátedra UNESCO de Águas Urbanas, promovida pela USP-São Carlos, Academia Brasileira de Ciências, Agência Nacional de Águas e Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC).

    Atendendo o Edital EAE-CAPES, a SASW&SC priorizou a excelência acadêmica internacional atraindo os maiores professores da área, uma ampla gama de temas relacionados com alto alcance interdisciplinar e interinstitucional, e uma forte inovação e popularização científica, além dos muros da academia, incorporando tomadores de decisão e atores prioritários, com jovens pós-graduandos brasileiros. Todos os módulos foram convertidos em disciplinas com créditos próprios dos PPGs proponentes (da USP, da UFPE e da UFCG), explicados à continuação.

  2. Módulos e Metodologia

    As visitas de curta duração para palestras, seminários, oficinas e conferências são listados na Seção 5 deste Relatório. Material específico destas visitas aparecem em links variados. Já o material relacionado com a EAE estão sistematizados de maneira de (1) incorporar a popularização científica, (2) fornecer repositório aberto e gratuito para a sociedade em geral, e (3) apoiar políticas de nucleação e solidariedade entre os PPGs do Brasil e do Exterior. Como exemplo, à seguir são explicados exemplos da EAE CAPES PPGSHS em 2019.

    1. "Waters Workshop"

      A programação deste módulo presencial EAE-CAPES/FAPESP aparece em: https://ppg-shs.eesc.usp.br/files/WATERS_2019_workshop_announcement_final.pdf. Com participações de pesquisadores estrangeiros da Uppsala University, Suécia, Univ of Nottingham, Univ of Chester, e Univ of Derby (todas do Reino Unido), East Carolina University (Estados Unidos), Univ of Bonn (Alemanha) e brasileiros (Prof. Tércio Ambrizzi, INCLINE-IAG/USP), a oficina introduziu a temática: "International workshop on knowledge exchange of Socio-hydrological vulnerability and patterns of public risk perception of water security”.

      Este módulo EAE-CAPES ofereceu dois (2) créditos acadêmicos para alunos matriculados em PPGs no Brasil, com frequencia de assistência e trabalhos deste módulo, contando com um repositório gratuito de mais de 541 minutos de aulas abertas, e com um total de 27 alunos inscritos. A oficina, distribuída com aulas teóricas, palestras, trabalhos práticos e visitas guiadas, contribuiu para aumentar motivação de pós-graduandos, diminuição de tempo de titulação e aumento de procura de candidatos por processos seletivos de doutorado em PPGs brasileiros participantes.

      Dos trabalhos práticos realizados surgiram novos artigos científicos, submetidos e aprovados em revistas de seletiva política editorial. Um destaque ao trabalho submetido em 2019 e publicado em 2020: Sarmento-Buarque, A C, Bhattacharya-Mis, N, et al + 4 coautores (2020) Using historical source data to understand urban flood risk: a socio-hydrological modelling application at Gregório Creek, Brazil, Hydrological Sciences Journal, DOI: 10.1080/02626667.2020.1740705. Repositório de aulas: CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório).

    2. “Hydro-Social Dynamics”

      Este módulo, com dois (2) créditos acadêmicos para alunos matriculados em PPGs no Brasil, com frequencia de assistência e trabalhos deste módulo EAE-CAPES, foi liderado pelo Prof Günther Blöschl, da Technical University of Vienna, Austria, líder mundial em sócio-hidrologia, uma autoridade mundial na área, com alta produtividade científica, e interagiu com uma platéia distribuída em três escritórios de trabalhos: presencial na EESC/USP e online, remoto, ao vivo com PPGs da UFPE (coordenado pela Profa Suzana G Montenegro e Prof Alfredo Ribeiro) e UFCG (pelo Prof Carlos Galvão e Profa Iana Rufino).

      Com https://youtu.be/1q7BI8pjrHo e curso presencial), este módulo EAE-CAPES permitiu a contrução do primeiro modelo sócio-hidrológico 100% brasileiro, participativo e aberto para todo público. Com 28 alunos insceritos, este módulo foi distribuído em aulas teóricas, trabalhos práticos e visitas guiadas. Também, este módulo EAE-CAPES/SASW&SC motivou pós-graduandos brasileiros, para diminuir o tempo de titulação em 2019 e aumento de candidatos por processos seletivos de doutorado em PPGs brasileiros participantes.

      Dos trabalhos práticos realizados surgiram novos artigos científicos, submetidos e aprovados. Um destaque ao trabalho publicado: Souza, F A A, Bloeschl, G + 3 co-autores (2019) “Why Should Brazilian Researchers Join Socio-Hydrological Research Opportunities?”, In: XXIII Simp. Bras. Rec. Hídricos, Foz de Iguacu), ABRHidro; Souza, F A A + 3 co-autores (2019) Socio-Hydrological Observatory for Water Security: An Initial Citizen Science Experience in Brazil, Hydrol. Sci. Journal (em revisão). A relevância deste módulo EAE-CAPES/SASW&SC foi centrado no Plano Nacional de Segurança Hídrica 2019-2035, lançando no mês de abril de 2019 (www.ana.gov.br) e na submissão da proposta da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas pela EESC/USP, com apoio da ANA. Também, este módulo salientou a necessidade do módulo de saneamento (“Challenges in Sanitation Processes”).

      Uma revisão deste módulo foi indicado para continuidade com o Prof Howard Wheather, University of Saskatchewan/ Imperial College London, e a Profa. Patricia Gober, Arizona State University (ver item 2.8, neste Relatório). O Prof. Murugesu Sivapalan, Univ Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, e o Prof. Fuqiang Tian, Tsinghua Univ, China, participaram remotamente em reuniões deste módulo junto com professores dos PPGs da EESC/USP, UFPE e UFCG.

      O material didático usado neste módulo EAE-CAPES/SASW&SC foi de apoio, com adaptações à realidade brasileira, sobretudo em biomas com alta insegurança hídrica no Nordeste e Sudeste brasileiro, bacia Amazônica e biomas sobre forte estresse hídrico como Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, e áreas testes pré-selecionadas a partir de projetos de pesquisas em andamento no BrasilEncaminhamentos internacionais desta EAE-CAPES/SASW&SC foram incorporados no 2019/2021 IAHS Panta Rhei Biennium Plan). Repositório de aulas: CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório).

    3. “Challenges in Sanitation Processes”

      Seguindo as recomendações dos módulos anteriores da EAE-CAPES/SASW&SC, e visando os príncipios dos ODSs, IPCC/COP21, e DRR/Sendai, este novo módulo foi articulado e conduzido pelo Prof. Nicholas P Hankins, Dept. Engineering, Univ of Oxford, Reino Unido, e com a moderação do Prof. Eduardo Cleto Pires, pela EESC/USP. Primeiramente, o Prof. Hankins, uma autoridade mundial na área, com alta produtividade científica, instigou a audiência com uma “Open Lecture - The Clean Water Challenge: How do We Ensure a Sustainable Supply? (ver programa).

      Para uma audiência outros 31 alunos de PPGs da EESC/USP, UFPE e UFCG, este módulo disponibilizou 709 minutos de novas aulas adaptadas à realidade brasileira, com dois (2) créditos acadêmicos para alunos matriculados em PPGs no Brasil, com frequencia de assistência e trabalhos deste módulo EAE-CAPES.

      Por um lado, o intuito deste módulo EAE-CAPES/SASW&SC foi compartilhar experiências sobre os recentes avanços na área de tecnologias e processos de saneamento. Assim, a motivação dos alunos foi quanto à realização de novos trabalhos, nos quais se destacaram as publicações derivadas sobre novas técnicas de bioretenção, dentre elas os trabalhos de pós-graduanda de PPG do Brasil, como primeira autora: Macedo, M B, et al (2019) Bioretention performance under different rainfall regimes in subtropical conditions, J.Environ.Mgmt., doi:10.1016/j.jenvman.2019.109266; e Macedo, et al (2019) Stormwater volume reduction and water quality improvement by bioretention: Potentials & challenges for water security in a subtropical catchment, Sci. Total Environ. doi:10.1016/j.scitotenv.2018.08.002. Outros trabalhos de pós-graduandos ganharam destaque em submissões a eventos internacionais, sendo eles os primeiros autores, p.ex.: Souza, F A A + 3 coautores (2019, submetido). Assessment of Alternatives to the 2013-2016 São Paulo Water Crisis, IWA World Water Congress 2020, Copenhagen, Dinamarca; e Oliveira, T. P + 4 coautores (2019, submetido): Evaluation of a bioretention system in laboratory scale for stormwater harvesting and reuse in Brazil, IWA 2020, Copenhagen, Dinamarca; Macedo, M B + 5 coautores (2019, submetido): Review and Perspectives of Low Impact Development Practices Towards Achieving the Sustainable Development Goals. IWA World Water Conference, Copenhagem; e Macedo, M B et al (2019, submetido) Biofilter treatment model for nitrogen fractions. International Conference on Urban Drainage, Melbourne, Australia.

      Por outro lado, este módulo EAE-CAPES/SASW&SC contou com seminários internacionais, com apoio da FAPESP, via INCTMC2, e com pesquisadores Dra Elizabeth Rangel e Dr Bruno Carvalho, da FIOCRUZ, o Prof Marcio Giacomoni, da Univ of Texas at San Antonio, Estados Unidos (https://ppg-shs.eesc.usp.br/files/Talk-Giacomoni-02052019.pdf) e Prof. Joao Porto de Albuquerque, da Univ of Warwick, Reino Unido. Especialmente, o módulo destacou como a engenharia de saneamento, a partir do marco legal da Lei Federal 11.445/07 se adequa para cada região do Brasil, especialmente no marco do PNSH/ANA 2019-2035. O Prof Juliano Corbi, da EESC/USP, e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do Município de São Carlos-SP, também contribuiram com aspectos práticos e de gestão de saneamento em escala local. Os participantes destacaram a necessidade de maior sinergia do nexo água-saúde-resiliência e de aspectos ligados à modelagem e monitoramento de águas urbanas, a ser tratado no próximo módulo da EAE-CAPES/SASW&SC. O repositório de aulas deste módulo está disponível via CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório).

    4. "Modelling and Measuring Hydrologic Systems”

      O módulo da EAE-CAPES/SASW&SC “Modelling and measuring hydrologic systems” teve como principal pesquisador visitante estrangeiro o Prof Dimitri Solomatine, da IHE-Delft e Technical University Delft, Países Baixos (programa). O Prof Solomatine, uma autoridade mundial na área, com alta produtividade científica, também atuou no período 2017/2018 como co-orientador de bolsista brasileira via PDSE da CAPES.

      Com uma assistência de 21 novas matrículas de alunos, de PPGs da EESC/USP, UFPE e UFCG, com aulas expositivas, trabalhos práticos e visitas técnicas. Foram disponibilizadas 780 minutos de aulas, com dois (2) créditos acadêmicos para alunos matriculados em PPGs no Brasil, com frequencia de assistência e trabalhos deste módulo EAE-CAPES, com consultas e o repositório gratuito está disponível via CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório).

      Visando o novo PNSH/ANA 2019-2035, foram abordados novas tecnologias de modelagem e monitoramento em recursos hídricos, saneamento e ambiente, incluindo águas superficiais e subterrâneas, tecnologias SIG, modelagem de bacias hidrográficas e sistemas colaborativos, especialmente os programas IAHS’ MOXXI e CandHy. As ênfases foram em como métodos, equipamentos, linguagens de programação, coleta de dados e muitos outros aspectos essenciais necessários para medir e modelar sistemas ambientais.

      Dos trabalhos realizados pelos alunos, um destaque a um trabalho submetido em 2019, publicado em 2020, por uma doutoranda da EAE-CAPES/SASW&SC: Fava, M C, Solomatine, D, + 2 coutores (2020) Improving flood forecasting using an input correction method in urban models in poorly gauged areas, Hydrol. Sci. J., DOI: 10.1080/02626667.2020.1729984. Como o módulo priorizou aspectos quantitativos, as principais recomendações foram: (1) analisar aspectos de incertezas, de resiliência e seus impactos em infraestrutura hídrica, a ser abordados em módulos subsequentes (ver item 2.5), (2) usar essas técnicas em modelos água-solo-atmosfera gratuitos e comunitários, p.ex. SWAT, do módulo seguinte (ver item 2.6), e (3) incorporar elementos de qualidade de água, especialmente engenharia de sedimentos, em módulos futuros da EAE-CAPES/SASW&SC (ver item 2.7).

    5. “Infrastructure Systems Under Changing Climate”

      Este módulo EAE-CAPES/SASW&SC integrou dois módulos: “Dealing with Climate Change and Uncertainties” e “Water, environment and economics”. O Prof. Slobodan Simonovic, da Western University, Canadá, uma autoridade de reconhecida trajetória internacional, foi o professor internacional convidado para este módulo EAE-CAPES/SASW&SC. O Programa do módulo permitiu aulas foram divididas em palestras abertas, exemplos práticos e discussões individuais, aluno-professor visitante, sobre as mudanças climáticas, políticas hídricas e seus impactos no planejamento e gestão de infraestrutura hídrica em países como Canadá, Estados Unidos, Brazil e Comunidade Europeia.

      Uma palestra introduziu a temática a 35 alunos inscritos em PPGs da EESC-USP, da UFPE e da UFCG que logo desenvolveram estudos e treinamentos neste novo módulo da EAE-CAPES/SASW&SC, com dois (2) créditos acadêmicos para alunos matriculados em PPGs no Brasil, com frequencia de assistência e trabalhos deste módulo EAE-CAPES.

      Parte destas aulas estão em repositório aberto em mais de 572 minutos (ver Seção de Popularização Científica deste Relatório). Dos trabalhos práticos realizados pelos alunos destacaram-se vários liderados por jovens pesquisadores matriculados em PPGs do Brasil, sendo estes os primeiros autores, todos participantes da EAE-CAPES/SASW&SC, p.ex. Gesualdo, G + 3 coautores (2020, aceito) Flood Insurance as an Adaptation Measure for Increasing Water Security in Basins Under Change. 8th Int. Conf. Flood Mgmt - ICFM8, Iowa City, USA ; Gesualdo, G + 3 coautores (2020, aceito) Insurance Fund as an Adaptation Measure for Increasing Water Security in Basins Under Change. EGU 2020, Vienna-Austria; Fava, M C + 4 coutores (2020, aceito) Urban flood model validated with records from affected population for dynamic resilience evaluation considering climate changes, IFCM8, Iowa City, USA e Macedo, M B et al (2020, aceito): Contribution of the LID practices to increasing dynamic resilience to floods in an urban catchment with high commercial density facing climate change. International LID conference 2020, Bethesda, USA.

      Neste módulo EAE-CAPES/SASW&SC houve uma oficina com convidados de instituições federais, p.ex. o Dr. Javier Tomasella do CEMADEN, e o Dr. Sergio Ayrimoraes, da ANA. Dentre as várias discussões, os participantes recomendaram que para o PNSH/ANA 2019-2035 sejam incorporados os aspectos de qualidade de água, especialmente a gestão de eventos extremos e de engenharia de sedimentos, tratados no módulo seguinte desta EAE-CAPES/SASW&SC (ver seção 2.7, este Relatório).

    6. “Soil-Water Assessment Tool”

      O Prof. Raghavan Srinivasan, da Texas A&M University, Estados Unidos, autoridade mundial na área, com alta produtividade científica, junto com a Profa. Danielle Bressiani, da Universidade Federal de Pelotas, ofereceram este novo módulo EAE-CAPES/SASW&SC visando “Soil-and-Water Assessment Tool Aplicado a` Seguranc¸a Hi´drica sob Mudanc¸as Clima´ticas” (programa).

      Com 25 alunos advindos de 17 estados da União e de vários PPGs brasileiros, este módulo teve elementos teóricos, aplicações práticas, trabalhos em sala de aula e um repositório de quase 800 minutos de aulas gratuitas disponível via CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório). Apoiados por doutorandos de PPGs brasileiros e da Dra Denise Taffarello, pósdoc PNPD/CAPES, este módulo da EAE-CAPES/SASW&SC baseou-se em atendimento de problemas práticos utilizando SWAT em bacias brasileiras. Também, o módulo contribuiu para melhoramentos e resubmissão de artigo científico de doutoranda brasileira de primeira autora: Gesualdo, G. C., et al (2019) Assessing water security in the São Paulo metropolitan region under projected climate change, Hydrol. Earth Syst. Sci., 23, 4955–4968, https://doi.org/10.5194/hess-23-4955-2019, 2019.

      Finalmente, o módulo promoveu uma nova rede de jovens pesquisadores, de vários PPGs, usuários de modelos hidrológicos e em sintonia com grupos brasileiros de pesquisa associados à EAE-CAPES/SASW&SC, como: INCLINE, INCTMC2, CEPED/SP, e CEPID/CeMEAI, focando também em gestão de qualidade e quantidade de recursos hídricos, do módulo seguinte da EAE-CAPES/SASW&SC (ver seção 2.7, este Relatório).

    7. "Sedimentation Hazards Engineering”

      Este módulo específico é uma adaptação e resposta às recomendações e pedidos dos alunos e professores da EAE-CAPES/SASW&SC (ver seções 2.4, 2.5 e 2.6, respectivamente, deste Relatório). O Prof. Marcelo Garcia, da Univ of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, líder internacional, de alto impacto científico, foi o professor convidado (programa).

      Por um lado, seguindo discussões do desastre humano, de origem hidrossedimentológico de Brumadinho-MG, cuja discussão também foi promovida por PPGs no Brasil (ver), o Prof Garcia deu destaque neste módulo EAE-CAPES à “gestão de riscos de desastres” (atendendo as iniciativas DRR/Sendai-2015, ODSs e INCTMC2) e em “áreas densamente povoadas” e com “impactos antrópicos”. Este módulo outorgou dois (2) créditos acadêmicos para alunos inscritos em PPGs no Brasil que assistiram aulas e participaram dos trabalhos, divididos em teoria, resolução de problemas e atendimento personalizado de alunos, contabilizando mais de 472 minutos de gravações disponíveis gratuitamente (ver Popularização da Ciência, neste Relatório).

      Por outro lado, devido à vasta quantidade de conteúdos e material, o Prof. Marcelo Garcia permitiu novas sinergias via EAE-CAPES/SASW&SC: (1) doação de uma cópia oficial do livro “Sedimentation Engineering”, mais de 1500 páginas, sendo ele Editor, para consulta gratuita em biblioteca pública brasileira, da EESC/USP (ver , clicar em: "18/10/2019 - PPGSHS Acts as an International Knowledge Transfer for Brazilian Academic Community”), o livro: Garcia, M (2008) Sedimentation Engineering: Theories, Measurements, Modeling and Practice: Processes, Management, Modeling, and Practice (ASCE Manual & Reports on Eng. Practice No. 110, 1st Edition, ISBN-10: 0784408149; e (2) promoveu alianças para maior internacionalização de PPGs do Brasil e dos EUA. Isto último motivou dois de seus colegas na Univ Illinois, o Prof. Ximing Cai (China/EUA) a participar de novo módulo (vers seção 2.8, este Relatório) e o Prof. M Sivapalan, da proposta inicial EAE-CAPES/SASW&SC, co-submeter proposta de mobilidade de alunos de PPGs do Brasil e dos Estados Unidos, via Acordos de Cooperação SPRINT/FAPESP, Edição 2019/04, com Univ of Illinois (submetido em 2019, em análise). O repositório de aulas deste módulo está disponível via CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório). Finalmente, este módulo recomendou uma revisita e validação de módulos via gestão integrada de recursos hídricos (ver seção 2.8, este Relatório).

    8. “Water Resources Management in Societies Under Change”

      Este último ) foi promovido para as visitas de quatro pesquisadores, de quatro IES estrangeiras diferentes: a Profa. Patricia Gober, Arizona State University, EUA; o Prof Howard Wheater, da Univ of Saskatchewan, Canadá, e da Imperial College London, Reino Unido; o Prof. Ximing Cai, da Univ of Illinois, EUA; e o Prof. Martinus S Krol, da Univ of Twente, Países Baixos.

      Esses dois últimos professores visitantes foram impedidos de viajar por fatores externos à Coordenação da EAE-CAPES/SASW&SC, embora justificáveis, de: (1) atraso na emissão de visto do Consultado da China nos EUA para entrada no Brasil (Prof. X Cai) e (2) falecimento repentino antes de data de embarque do chefe de departmento da Univ of Twente, Prof. A Hoejkstra (cujo vice-chefe é o Prof. M S Krol, quem teve que assumir emergencialmente gestão acadêmica de recursos humanos e financeira, e precisou re-agendar visita à EAE-CAPES/SASW&SC). Estes impedimentos tiveram suas viagens suspensas e reagendadas para março/2020, via pedido à CAPES de prorrogação de projeto EAE-CAPES/SASW&SC.

      Por um lado, este módulo EAE-CAPES/SASW&SC dividiu as aulas teóricas e práticas com a outorga de dois (2) novos créditos acadêmicos aos 25 alunos matriculados em PPGs no Brasil, e que cumpriram frequencia mínima e aprovação de trabalhos avaliados no módulo. A introdução ao módulo foi um convite a palestras “Blue Monday Versus Black Friday”. Das aulas do módulo, foram disponibilizadas gratuitamente em repositório aberto mais de 750 minutos de palestras, aulas, discussões e propostas deste módulo EAE-CAPES (ver Seção de Popularização Científica, deste Relatório). Como material didático, a EAE-CAPES/SASW&SC recebeu doação para consulta pública em biblioteca da EESC/USP: Gober, P. (2018) Building Resilience for Uncertain Water Futures, Palgrave Macmillan, 213p., ISBN-10: 3319712330.

      Por outro lado, houve oficinas durante o módulo, convidando: (1) Prof. José G Tundisi, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos-SP, Diretor do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e representante da Academia Brasileira de Ciências, e Co-proponente da nova Cátedra UNESCO de Águas Urbanas, aprovada em 2019, sob endosso institutional e representação nacional brasileira via Agência Nacional de Águas (ANA), (2) Profa. Luciana Schenk, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAUSC/USP), (3) Prof. Ademir Barbassa, da Univ Federal de São Carlos (UFSCar) e (4) Prof Benetio Aparecido Rodrigues, da EESC/USP, e Coordenador do Plano de Saneamento de São Carlos-SP. Estes atores permitiram a Primeira Parte da oficina “AQUA SAO CARLOS ANNO MMCXX” (“Aguas de São Carlos, Ano 2120”; clicar em 05/12/2019 - AQUA SAO CARLOS, 2120), alinhada com o Plano Nacional de Segurança Hídrica 2019-2035 (PNSH/ANA), e os projetos e alianças interdisciplinares ligadas à EAE-CAPES/SASW&SC, dentre elas: IAHS’/Panta Rhei, MOXXI & CandHy, INCTMC2, CEPID/CeMEAI, Center for Artificial Intelligence / IBM, INCLINE, CEPED/SP, dentre outros. O repositório de aulas deste módulo EAE-CAPES/SASW&SC está disponível via CeTISC, Twitter, Facebook e Youtube© (ver Seção de Popularização da Ciência, este relatório).

  3. Popularização Científica, Inclusão Social e Solidariedade

    A popularização científica da EAE-CAPES/SASW&SC foi realizada por portais do Programa de Pósgraduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC/USP (https://ppg-shs.eesc.usp.br/), com repositório aberto gratuito e irrestrito no Centro de Tecnologia de Informação de São Carlos, CeTISC/USP, gravados no Auditório Prof. Jans Frans Willem Slaets. Outros links derivados da EAE-CAPES: http://cetisc.sti.usp.br/water-resources/), Facebook©, Twitter© e Youtube©. Também, a divulgação, convite e programação dos módulos EAE-CAPES/SASW&SC foram comunicados nas malas diretas e/ou portais de CEMADEN/MCTIC (www.cemaden.gov.br), INCLINE (www.incline.iag.usp.br), CEPED/SP, e CEPID/CeMEAI.

    1. Joint FAPESP UK & EAE-CAPES/SASW&SC Waters 2019 Workshop

      - Prof. N Bhattacharya-Mis, Univ Chester, Introduction (31’)
      - Dr Daniel Green, Univ of Chester, UK (45’)
      - Dr Faith Chen, Univ of Ningbo/Nottingham, Univ Leeds (53’)
      - Dr Andrew Miles, Univ of Chester, Reino Unido (46’)
      - Dr Burrel Montz, East Caroline University, Estados Unidos (57’)
      - Dr Olena Dubovyk, University of Bonn, Alemanha (45’)
      - Dr Vincent Odongo, Uppsala University, Suécia (53’)
      - Dr Michal Mis, University of Derby, Reino Unido (52’)
      - Dr Servel Miller, University of Chester, Reino Unido (36’)
      - Dr Steven Forest, Reino Unido & Paises Baixos (49’)
      - Group Presentation (77’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 544’

    2. EAE-CAPES/SASW&SC Hydro-Social Systems

      Prof. Günther Blöschl, Tech Univ. Vienna, Austria

      - Parte 1 (71’)
      - Parte 2 (93’)
      - Parte 3 (85’)
      - Parte 4 (106’)
      - Parte 5 (90’)
      - Parte 6 (78’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 523’

    3. EAE-CAPES/SASW&SC Challenges in Sanitation Processes

      Prof. Nicholas Hankins, Univ of Oxford, Reino Unido

      - Open Lecture: The Clean Water Challenge (89’)
      - Parte 1 (72’)
      - Part 2 (46’)
      - Part 3 (60’)
      - Part 4 (74’)
      - Part 5 (103’)
      - Water-Health-Resilence Workshop I (146’)
      - Water-Health-Resilence Workshop II (46’)
      - Water-Health-Resilence Workshop III (73’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 709’

    4. EAE-CAPES/SASW&SC Modelling and Measuring Hydrologic Systems

      Prof Dimitri Solomatine, IHE-Delft & TU Delft, Países Baixos

      - Open Lecture (52’)
      -
      Parte 1 (51’)
      - Parte 2 (59’)
      - Parte 3 (45’)
      - Parte 4 (55’)
      - Parte 5 (42’)
      - Parte 6 (46’)
      - Parte 7 (43’)
      - Parte 8 (38’)
      - Parte 9 (32’)
      - Parte 10 (58’)
      - Parte 11 (51’)
      - Parte 12 (45’)
      - Parte 13 (89’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 706’

    5. EAE-CAPES/SASW&SC Infrastructure Systems under Changing Climate

      Prof Slobodan Simonovic, Western University, Canada

      - Part 1 (97’)
      -
      Part 2 (68’)
      - Part 3 (45’)
      - Part 4 (85’)
      - Part 5 (58’)
      - Part 6 (80’)
      - Part 7 (46’)
      - Part 8 (38’)
      - Part 9 (55’)
      - Part 10 (57’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 572’

    6. EAE-CAPES/SASW&SC SWAT applied to Water Security under Climate Change

      Prof. R Srinivasan, Texas A&M University, EUA & Prof Danielle Bressiani, UFPel, Brasil

      - Part 1 (93’)
      - Part 2 (66’)
      - Part 3 (87’)
      - Part 4 (77’)
      - Part 5 (50’)
      - Part 6 (70’)
      - Part 7 (88’)
      - Part 8 (70’)
      - Part 9 (77’)
      - Part 10 (120’)
      - Part 11 (74’)
      - Part 12 (84’)

      Total de aulas: 956’

    7. EAE-CAPES/SASW&SC Sedimentation Engineering

      Prof Marcelo Garcia, Illinois University at Urbana-Champaign, Estados Unidos

      - Part 1 (73’)
      - Part 2 (93’)
      - Part 3 (73’)
      - Part 4 (74’)
      - Part 5 (49’)
      - Part 6 (64’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 426’

    8. EAE-CAPES/SASW&SC Water Resources Management in Societies Under Change

      Profa. P Gober, Arizona St Univ, Prof H Weather, Univ Saskatchewan/Imperial College London

      - Part 1 (33’)
      - Part 2 (107’)
      - Part 3 (83’)
      - Part 4 (20’)
      - Part 5 (87’)
      - Part 6 (77’)
      - Part 7 (92’)
      - Part 8 (68’)
      - Part 9 (105’)
      - Part 10 (79’)

      Duração total de aulas gratuitas, disponibilizadas online e de forma irrestrita: 751’

      Outros links da EAE-CAPES/SASW&SC inclui chats em mídias sociais, sob os links abaixo: #resilience, #UrbanWater, #Waterresource, #waterquality, #watersupply, #opentalks, #openlectures, #workshops, #INCTMC2, #INCLINE, #CEPEDSP, #CEPID, #CeMEAI, #climatechange, #watersecurity, #mudançasclimáticas, #segurançahídrica, #USP, #EESC, #CeTISC, https://youtu.be/1q7BI8pjrHo.

  4. EAE-CAPES/SASW&SC e COVID-19

    Como informado na seção 2.8, as visitas do Prof X Cai (dos EUA) e do Prof M Krol (dos Países Baixos), as passagens compradas em novembro/2019 e previstas para dezembro/2019, foram reprogramadas para março/2020. Porém, com a declaração de Pandemia Mundial (OMS) e do Estado de Emergência Nacional (Gobierno Brasileiro) pelo COVID-19 em março/2020, estas passagens foram novamente suspensas. Como as companhias não devolveram o valor dessas passagens, novas datas para estas visitas serão reprogramadas após pandemia de COVID-19, com data ainda em aberto, porém válidas para remarcação.

  5. Síntese de Internacionalização 2017-2019

    Como informado na seção 2.8, as visitas do Prof X Cai (dos EUA) e do Prof M Krol (dos Países Baixos), as passagens compradas em novembro/2019 e previstas para dezembro/2019, foram reprogramadas para março/2020. Porém, com a declaração de Pandemia Mundial (OMS) e do Estado de Emergência Nacional (Gobierno Brasileiro) pelo COVID-19 em março/2020, estas passagens foram novamente suspensas. Como as companhias não devolveram o valor dessas passagens, novas datas para estas visitas serão reprogramadas após pandemia de COVID-19, com data ainda em aberto, porém válidas para remarcação.

    Professores Visitantes Estrangeiros recebidos pelo PPGSHS (2017-2019)
    Prof Horacio Campaña, Universidade Tecnológica Nacional, Argentina, maio de 2017;
    Prof Piet Lens – Delft University, Países Baixos, julho de 2017;
    Prof Walter Kennedy Dodds, Kansas State University, EUA, março 2017
    Prof Timothy Covino, Colorado State University, EUA, janeiro 2017;
    Prof Yu-Feng Forrest Lin, University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA, Junho-Julho, 2017;
    Prof Christopher Lowry, The State University of New York, University at Buffalo, EUA, junho-julho 2017
    Prof Norio Tase, University of Tsukuba, Japão, março 2017;
    Prof Mitsuyo Saito, Okayama University, Japão, setembro e dezembro de 2017;
    Prof João Porto de Albuquerque, Univ Warwick, Reino Unido, abril e dezembro de 2017;
    Prof Nathaniel Tkacz, Univ Warwick, Reino Unido, abril de 2017;
    Prof Joao Porto de Albuquerque, Univ Warwick, Reino Unido, fevereiro de 2018
    Dra Dr Claudia Etchebehere Arenas, Inst Invest Biológicas ‘Clemente Estable’, Fev. 2018, Uruguai
    Prof José Jaime Gómez Hernández, Univ Politécnica Valencia, Espanha, Março 2018;
    Prof. René Bañares-Alcántara, University of Oxford, Reino Unido, Março 2018;
    Prof Nick Hankins, University of Oxford, Reino Unido, Março de 2018;
    Prof Márcio Giacomoni, Univ Texas San Antonio, EUA, março de 2018;
    Prof Yosuke Yamashiki, Kyoto University, Japão, março de 2018;
    Prof Namrata Bhattacharya-Mis, Univ of Chester, Reino Unido; agosto de 2018;
    Prof Matt R Whiles, Southern Illinois University, EUA, setembro de 2018;
    Prof. Emmanuel I Unuabonah, 2018, Redeemer’s University, Nigeria, setembro de 2018;
    Prof Raghavan Srinivasan, Texas A&M Univ, EUA, outubro de 2018;
    Prof Joao P de Albuquerque, Univ of Warwick, Reino Unido, novembro de 2018;
    Prof Jorge de Saldanha Gonçalves Matos, Univ de Lisboa, Portugal, novembro de 2018;
    Prof Maryam Imani, Anglia-Ruskin University, Reino Unido, dezembro de 2018;
    Prof Namrata Bhattacharya-Mis, Univ of Chester, Reino Unido, março-abril de 2019;
    Prof Guenter Bloeschl, Tech University of Vienna, Austria, abril de 2019;
    Prof Nick Hankins, University of Oxford, Reino Unido, abril-maio de 2019;
    Prof Marcio Giacomoni, Univ Texas San Antonio, EUA, maio de 2019;
    Prof Dimitri Solomatine, IHE-Delft, Tech Univ Delft, Países Baixos, agosto de 2019;
    Prof Mário Augusto Tavares Russo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, agosto de 2019;
    Prof Banu Ömeci, Carleton University, Canadá, agosto de 2019;
    Prof Slobodan Simonovic, Western University, Canadá, setembro de 2019;
    Prof Raghavan Srinivasan, Texas A&M University, EUA, setembro de 2019
    Profs do SAFEWATER Project (Ulster, Irlanda do Norte; & Univ Medellin, Colombia), setembro de 2019
    Prof Marcelo Garcia, Univ of Illinois, EUA, outubro de 2019
    Prof Patricia Gober, Arizona State University, EUA, dezembro de 2019
    Prof Howard Wheater, Univ of Saskatchewan, Canadá e Imperial College London, Reino Unido, dezembro de 2019

    Alunos da EESC enviados para estágio no exterior
    Vera Tainá Franco Vidal Mota - Chile – PUC de Valparaiso - 20/06/2017 a 19/12/2017
    Rodrigo Braz Carneiro - Espanha – Universidade de Santiago de Compostela - 01/11/2017 a 31/08/2018
    Fernanda Santana Peiter - Universidade de Oxford – Inglaterra - 01/04/2017 a 30/09/2017
    Camila Marcon de Carvalho Leite - RUB (Ruhr University Bochum - Alemanha) - 06 a 20/09/2017
    Natalia de Souza Pelinson - Bélgica - Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas) - 15 fevereiro a 11 de julho/ 2017
    Natalia de Souza Pelinson - Estados Unidos - University of Arizona (Tucson) - 13 de agosto/2017 a 22 de janeiro/2018
    Maria Clara Fava - Institute of Hydrologic Education (IHE), Delft, Holanda - 21 Junho a 21 Dez de 2017
    Marina Batalini de Macedo, Monash University, Australia, setembro de 2019 a junho de 2020