Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS)

 
Mestrado Doutorado
 
:: Programa de Mestrado - Processo de Seleção para o Ingresso - 2023 ::
 
1. Considerações Gerais
 

Estarão abertas durante o período de 01/09/2022 a 21/10/2022 as inscrições para Ingresso no Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, com início do curso em março de 2023.

O Processo Seletivo 2023 para ingresso junto ao PPGSHS será realizado presencialmente, em duas fases, ambas eliminatórias e classificatórias.

O processo se aplicará a todos os candidatos, mesmo os que não necessitarem de bolsas de estudo como, por exemplo, aqueles que manterão vínculo empregatício.

A inscrição para a seleção de mestrado será on line, através do endereço ppgselecao.eesc.usp.br. No formulário de inscrição, o candidato deverá indicar obrigatoriamente a área de interesse (Hidráulica e Recursos Hídricos ou Saneamento) e três nomes de orientadores que estão oferecendo vagas específicas do PPGSHS (lista no final deste Edital).

Uma vez feita a inscrição em uma determinada área, não será permitido altera-la.

O perfil de cada orientador, projetos e linhas de pesquisa podem ser obtidos na página do Programa (www.eesc.usp.br/ppgshs/orientadores)

.
2. Sistemática de Seleção
 

O Processo Seletivo será aplicado em duas fases. A Primeira Fase consistirá de provas escritas de Língua Inglesa, Lingua Portuguesa (redação) e de Conhecimentos Específicos, de acordo com o apontado nos itens 3 e 4. Todas as provas têm caráter eliminatório, caso a nota seja inferior a 5,0 (cinco), em escala de 0 (zero) a 10 (dez), para as provas de Lingua Inglesa e Lingua Portuguesa e 4,0 (quatro), em escala de 0 (zero) a 10 (dez), para a prova de Conhecimentos Específicos. A Segunda Fase, independente do resultado da Primeira Fase, consistirá de pontuação e arguição relativa ao Curriculum Vitae, em que serão contemplados os temas aderentes ao PPGSHS. A nota mínima nesta fase é 5,0 (cinco), em escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Somente os canditados que tiverem a inscrição deferida poderão participar do processo de seleção para o mestrado.

A lista com as inscrições deferidas estará disponível no sítio www.eesc.usp.br/ppgshs até 01/11/2022.

 
3. Primeira Fase: Prova de Língua Inglesa, Prova de Língua Portuguesa (redação) e Prova Escrita de Conhecimentos Específicos
 

No dia 10/11/2022 os candidatos farão as provas escritas de Lingua Inglesa, Língua Portuguesa (Redação) e de Conhecimentos Específicos.

As provas de Lingua Inglesa, Língua Portuguesa (Redação) e de Conhecimentos Específicos serão presenciais em local a ser divulgado, em único dia, nos períodos matutino (Conhecimentos Específicos) e vespertino (Língua Inglesa e Lingua Portuguesa).

A prova de Língua Inglesa visa avaliar a capacidade do condidato na leitura e interpretação de textos científicos. A prova de Língua Inglesa constará de questões de interpretação de um tema relacionado a Hidráulica e Recursos Hídricos ou Saneamento. As respostas deverão ser redigidas em português e poderá ser usado dicionário físico (impresso).

A prova de Língua Portuguesa versará sobre a dissertação de um tema e serão avaliados conteúdo pertinente ao tema, concordâncias verbal, de número e gênero e pontuação.

A prova de Conhecimentos Específicos terá o caráter de avaliar o entendimento de Conhecimentos Específicos nos temas pertientes ao PPGSHS. Esta prova terá múltiplas questões das áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos e Saneamento nos temas apresentados no item 4, e será aplicada a todos os candidatos. Poderá ser usada calculadora científica. O candidato deverá anotar na prova em qual área de conhecimento se inscreveu.

Serão atribuídos pesos diferentes às questões conforme a área selecionada pelo candidato:

Área de Saneamento: questões de Saneamento – peso 8; questões de Hidráulica e Recursos Hídricos – peso 2.

Área de Hidráulica e Recursos Hídricos: questões de Saneamento – peso 2; questões de Hidráulica e Recursos Hídricos – peso 8.

A prova de Conhecimentos Específicos terá início às 8h00min, com término às 12h00min. No mesmo dia, a prova de Língua Inglesa terá início às 14h00min e término às 16h00min e a prova de Lingua Portuguesa (Redação) terá início às 16h30min e término às 18h30min. Os horários das provas referem-se ao horário oficial de Brasília-DF.

 
4. Temas para a prova de conhecimentos específicos (Primeira Fase)
 
• Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao Saneamento;
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
• Águas residuárias: Caracterização quantitativa e qualitativa das águas residuárias; Operações e processos de tratamento;
• Águas de abastecimento: Caracterização quantitativa e qualitativa das águas de abastecimento; Processos e operações de tratamento; Sistemas de tratamento de águas de abastecimento; Resíduos de estações de tratamento de água; Sistemas de abastecimento de água;
• Microbiologia de processos anaeróbios de tratamento de água residuária e esgoto sanitário;
• Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Política Nacional de Resíduos Sólidos, ordem de prioridade, classificação dos resíduos, destinação final, planos de gestão;
• Escoamento permanente em condutos forçados;
• Escoamento uniforme em tubulações;
• Perdas de carga localizadas;
• Escoamento permanente em condutos livres;
• Hidrostática;
• Manometria;
• Forças sobre superfícies;
• Hidrologia;
• Ciclo hidrológico;
• Balanço hídrico;
• Bacia hidrográfica;
• Precipitação;
• Escoamento superficial.
 

Literatura sugerida para os candidatos:

• Azevedo Netto– Manual de Hidráulica, Vol 1 – 5a edição.
• Calijuri, M. C. & Cunha, D G F (organizadores) (2019): Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologias e Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2a Edição. Leituras sugeridas: Capítulos 3, 7, 10, 17, 18, 22, 33.
• Collischonn, W., Dornelles, F. (2015) Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais. Porto Alegre: ABRHidro. Leituras sugeridas: Capítulos 3, 5, 7, 10, e 11.
• Di Bernardo, L. Sabogal Paz, L. P. (2008). Seleção de Tecnologias de Tratamento de Água. Volumes 1 e 2. Ed. LDiBe. São Carlos/SP.
• Ferreira Filho, S. S. Princípios, fundamentos e processos em engenharia ambiental. Disponível em https://www.sidneyseckler.com/livro
• Heller, L., Pádua, V. L. (2006). Abastecimento de Água para Consumo Humano. Ed. UFMG. Belo Horizonte/MG.
• Miki, M. K. (Ed. Português), Chen, G., Ekama, G. A., Loosdrecht, M. C. M., Brdjanovic, D. (Ed. Inglês) (2022). Tratamento biológico de esgoto. Princípios, modelagem e projeto. 2a. Ed. IWA Publishing, Disponível em https://doi.org/10.2166/9781789063233
• Porto, R. M. (2006) Hidráulica Básica. São Carlos: EESC-USP, 4a Edição.
• Porto, R. M. (2015) Exercícios de Hidráulica Básica – 5a edição –EESC/USP.
• Richter, C. A. (2009). Água: métodos e tecnologia de tratamento. Editora Blucher.
• Schalch et al. (organizadores) (2019). Resíduos Sólidos: Conceitos, Gestão e Gerenciamento. Elsevier, 1a Edição.
 
5. Segunda Fase: Arguição e Análise de Curriculum
 

No dia 11/11/2022 todos os candidatos participarão presencialmente de arguição sobre a análise de seu curriculum e expectativas nos temas de pesquisa, ambos submetidos durante a inscrição. Os horários das arguições serão publicados e informados aos candidatos no dia 10/11/2022.

A arguição será feita por professor indicado pelo candidato como primeira opção de orientação no ato da inscrição. Não havendo possibilidade deste professor fazer a arguição, a Comissão de Seleção do Mestrado indicará outro professor, preferencialmente na sequência de opções de orientação indicada pelo candidato no ato da inscrição.

O candidato será eliminado se obtiver média aritmética menor que 5,0 (cinco), consideradas as notas das provas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa (Redação), Conhecimentos Específicos e Avaliação do Curriculum.

A classificação final dos candidatos será feita com base na média aritmética de todas as provas: Língua Inglesa, Língua Portuguesa (Redação), Conhecimentos Específicos e Avaliação do Curriculum.

 
6. Divulgação da lista dos candidatos aprovados
 

A partir de dia 16/12/2022 será divulgado no sitio http://www.eesc.usp.br/ppgshs a lista dos candidatos aprovados para o Mestrado 2023 junto ao PPGSHS.

A designação final dos orientadores é de exclusiva competência da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, sendo priorizada a ordem dos indicados pelos candidatos.

No caso de ocorrerem desistências de candidatos classificados, eventualmente, poderá haver nova chamada para aqueles que não foram desclassificados, mantendo-se a área de conhecimento na qual fizeram a inscrição.

A disponibilidade de bolsas de pesquisa (CAPES, CNPq) está condicionada à liberação pelas agências de fomento, externas ao PPGSHS. O PPGSHS não se responsabiliza pela liberação de quotas anuais de bolsas institucionais.

 
7. Documentos Necessários para Inscrição
 
• Formulário de inscrição on line no endereço ppgselecao.eesc.usp.br;
• Anexar no formulário on line, cópias do histórico escolar de graduação, do CPF e do RG;
• Anexar no formulário on line, comprovante de que o curso de graduação é reconhecido do MEC (solicitar na Instituição);
• Anexar no formulário on line, comprovante do depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais): efetuar depósito a crédito de USP/EESC/SHS - Taxas Pós-Graduação no Banco do Brasil - Agência 3062-7 - Conta corrente nº. 168.149-4;
• Anexar no formulário on line, comprovante de vacinação contra Covid-19 que atenda ao esquema vacinal, incluindo as doses de reforço.
 
Não serão aceitas solicitações de inscrição com documentação incompleta. Caso a inscrição seja indeferida, a taxa de inscrição não será devolvida.
 
8. Vagas para 2023
 
O PPGSHS dispõe de 31 (trinta e uma) vagas para o ano de 2023 e os professores disponíveis para para orientação estão abaixo listados.
 
Saneamento:
 
• Ariovaldo José Silva (arijs@unicamp.br)
• Davi Gasparini Fernandes Cunha (davig@sc.usp.br)
• Edson Luiz Silva (edsilva@ufscar.br)
• Eugenio Foresti (eforesti@sc.usp.br)
• Juliano José Corbi (julianocorbi@usp.br)
• Lyda Patricia Sabogal Paz (lysaboga@sc.usp.br)
• Maria Bernadete Amancio Varesche Silva (varesche@sc.usp.br)
• Maria do Carmo Calijuri (calijuri@sc.usp.br)
• Valdir Schalch (vschalch@sc.usp.br)
 
Hidráulica e Recursos Hídricos:
 
• Eduardo Mário Mendiondo (emm@sc.usp.br)
• Edson C. Wendland (ew@sc.usp.br)
• Filippo Giovanni Ghiglieno (filippo.ghiglieno@df.ufscar.br)
• Maria Mercedes Gamboa Medina (mmgamboam@usp.br)
• Nivado Aparecido Corrêa (nacorrea@sc.usp.br)
• Paulo Tarso Sanches de Oliveira (paulotarsoms@gmail.com)
 
9. Observações Finais
 

Eventuais mudanças de horário e datas deste Processo Seletivo são de estrita e única competência do PPGSHS. Eventuais mudanças deste Processo Seletivo serão informadas pelo sitio oficial: www.eesc.usp.br/ppgshs. Durante o período deste Processo Seletivo, recomenda-se aos candidatos consultar permanentemente o sitio oficial do PPGSHS: www.eesc.usp.br/ppgshs.

 
* Publicado em 01/09/2023.