Linhas de Pesquisa

Atualmente existem as seguintes linhas de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia:


Desenvolvimento de Equipamentos para Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório

Desenvolvimento  e o aprimoramento de equipamentos utilizados para a realização de ensaios geotécnicos e geo-ambientais, visando a caracterização e a determinação do comportamento de solos e rochas. Desenvolvimento de novos procedimentos para a interpretação de ensaios geotécnicos. 

Engenharia de Fundações

Estuda-se  o  comportamento  de  estacas  escavadas, pré-moldadas  e  carregadas  lateralmente.  Correlações  de parâmetros para projetos de fundaçoes com índices de resistência a penetraçao.

Aplicação de rochas e materiais pétreos granulares na Engenharia Civil  

Estudo de materiais pétreos como revestimento ou agregados em obras de engenharia, agrupando linhas de pesquisa relacionadas com as propriedades físico-mecânicas, químico-mineralógicas e texturais num contexto geotécnico.

Geossintéticos

Estuda os comportamentos mecânico e hidráulico dos geossintéticos e suas aplicações em obras civis para atender as funções de reforço, separação, filtração, drenagem e impermeabilização.

Geotecnia Ambiental

Desenvolvimento de pesquisas laboratoriais e de campo relativas: transporte de poluentes, propriedades geotécnicas versus alterações químicas do meio, comportamento geotécnico de aterro sanitário, recuperação de áreas degradadas.

Mapeamento Geotécnico

Básico  em  escala  regional (1:50.000)  e  detalhado (1:10.000)  para fins gerais e específicos. Desenvolvimento de metodologias voltadas a resolução de problemas  do meio físico  e  de  novas técnicas para  obtenção  de informações geotécnicas.

Mecânica  das Rochas

Comportamento Mecânico do material intacto e de descontinuidades. Mecânica de fraturas aplicada as rochas. Fluxo em meios fraturados. Simulações numéricas.

Melhoria dos Solos

Estudo da melhoria do comportamento de solos através de processos mecânicos, químicos ou com uso de inclusões. Estudo da alteração das características de resistência e condutividade hidráulica  de  solos  devido  à adição de aditivos (cimento, bentonita, cal, etc.).

Modelagem Numérica e Física de Problemas Geotécnicos

Modelagem numérica de problemas geotécnicos, incluindo túneis, escavações profundas, taludes, barragens com a utilização do Método dos Elementos Finitos, Diferenças Finitas e Elementos de Contorno. Modelagem física de problemas geotécnicos através de modelagem centrífuga e modelagem fotoelástica, visando um melhor entendimento de problemas geotécnicos complexos e a validação de modelos numéricos. 

Propriedades Geotécnicas de Solos Naturais e Compactados

Estudo das propriedades de compressibilidade, resistência ao cisalhamento e permeabilidade dos solos. Estabilidade de taludes naturais e compactados.