O Departamento de Geotecnia dispõe de diversos laboratórios, providos de equipamentos atualizados e com aquisição automática de dados, que dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas e atividades didáticas de pós-graduação e graduação. Estes laboratórios encontram-se instalados nas dependências do Departamento de Geotecnia em uma área de 1900 m2, que estão divididos em dois edifícios com os setores de Mecânica dos Solos, Geologia de Engenharia, Geotecnia Ambiental, Mecânica das Rochas e Geossintéticos.
Além dos diversos laboratórios o Departamento de Geotecnia conta com um Campo Experimental de Fundações ocupando uma área de 960 m2 que permite a realização de inúmeros ensaios in situ.
O Departamento de Geotecnia conta ainda com uma área especificamente destinada a salas de pós-graduandos. São salas construídas em área de ampliação do departamento que permitem acomodar 6 alunos por sala, além de uma sala maior com infraestrutura computacional e espaço para reunião e realização de trabalhos conjuntos dos pós-graduandos.
O setor de informática conta com microcomputadores das plataformas Core i7, Core i5 e Core i3 . Tais máquinas estão conectadas à rede local do Departamento de Geotecnia, tendo perfeita comunicação entre si no que se refere ao compartilhamento de recursos, tanto de hardware como software.
Além disso, estas máquinas acessam os recursos disponibilizados na Internet por importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo todo.
Existem também à disposição dos docentes e pós-graduandos, uma grande quantidade de pacotes de software desde os mais usuais até os mais especializados, voltados especificamente para a área de Geotecnia, tais como Udec, Flac,GeoStudio , Plaxis, Envi, Idrisi e ArcGis entre outros.
O Departamento de Geotecnia possui também uma área onde existe um mostruário de rochas ornamentais organizado pelos docentes e alunos do grupo de pesquisa em rochas ornamentais. Um conjunto de rochas ornamentais representativo dos principais tipos rochosos utilizados no Brasil está muito bem catalogado e apresentado em exposição permanente. Esta coleção tem aplicação tanto em pesquisa, como também na divulgação e interação com alunos de graduação e também com a comunidade de estudantes de escolas públicas de primeiro e segundo grau.