Tarcisio

• Mecânica das Rochas
  • Obras Subterrâneas

Perfil

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972), mestrado (1978) e doutorado (1981) em Engenharia Civil pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Teve como orientador o Prof. R.E. Goodman. Atualmente é professor doutor da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo e gerente de engenharia civil da empresa Themag Engenharia, São Paulo, onde é responsável técnico por vários projetos geotécnicos de usinas hidrelétricas, metrôs, rodovias, etc. Foi Presidente da ITA – International Tunnelling and Underground Space Association de 2016 a 2019. Ocupa atualmente no Conselho Executivo daquela Associação a posição de Past President. Foi Vice-Presidente da ISRM – International Society for Rock Mechanics. Recebeu o prêmio Manuel Rocha da ABMS em 2012. É consultor, entre outras agências de fomento, do Conselho de Pesquisa da Noruega. Entre outras atribuições profissionais, é também membro da junta de consultores da Andra – Agência do Governo Francês para disposição de rejeitos nucleares, para o Projeto Cigéo de estocagem subterrânea de resíduos nucleares em Meuse/Haute-Marne. Foi Professor convidado dos Programas de Mestrado em Obras Subterrâneas do IHE-Delft, Holanda e da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça. Tem experiência em projetos e pesquisas em Engenharia Civil, com ênfase em obras subterrâneas e Mecânicas das Rochas.

Publicações mais recentes

1. VITALI, O. P. M. ; CELESTINO, T. B. ; BOBET, A. . Buoyancy effect on shallow tunnels. INTERNATIONAL JOURNAL OF ROCK MECHANICS AND MINING SCIENCES, v. 114, p. 1-6, 2019.

2. VITALI, O. P. M. ; CELESTINO, T. B. ; BOBET, A. . Shallow tunnels misaligned with geostatic principal stress directions: Analytical solution and 3D face effects. TUNNELLING AND UNDERGROUND SPACE TECHNOLOGY, v. 89, p. 268-283, 2019.

3. RODRÍGUEZ, P. ; CELESTINO, T. B. . Application of acoustic emission monitoring and signal analysis to the qualitative and quantitative characterization of the fracturing process in rocks. Engineering Fracture Mechanics, v. 213, p. 17, 2018.

4. VITALI, O. P. M. ; CELESTINO, T. B. ; BOBET, A. . Analytical solution for tunnels not aligned with geostatic principal stress directions. TUNNELLING AND UNDERGROUND SPACE TECHNOLOGY, v. 82, p. 394-405, 2018.

5. RODRÍGUEZ, P. ; CELESTINO, T. B. . Assessment of Damage Distribution in Brittle Materials by Application of an Improved Algorithm for Three-Dimensional Localization of Acoustic Emission Sources with P-Wave Velocity Calculation. Proceedings, v. 2, p. 480, 2018.

6. NAPA-GARCIA, G.F.; BECK, A.T.; SANTOS, R.A.; CELESTINO, T. B. Improvement of analytical factor of safety estimation of falling failure mode in roof wedge stability. International Journal of Rock Mechanics and Mining Sciences, v. 103, p. 116-122, 2018.

7. NAPA-GARCIA, G.F.; BECK, A.T.; CELESTINO, T.B. Reliability analyses of underground openings with the point estimate method. Tunnelling and Underground Space Technology, v. 64, p. 154-163, 2017.

8. VITALI, O.P.M.; BOBET, A.; CELESTINO, T.B. 3D finite element modelling optimization for deep tunnels with material nonlinearity. Underground Space, v. 2, p. 222/2, 2017.

9. NAPA-GARCIA, G.F.; BECK, A.T.; CELESTINO, T.B. Risk analysis of fractured rock mass underground structures. Georisk: Assessment and Management of Risk for Engineered Systems and Geohazards, v. 12, p. 1-12, 2017.

10. ARAB, P. B.; CELESTINO, T. B. Influence of Traverse Velocity and Pump Pressure on the Efficiency of Abrasive Waterjet for Rock Cutting. SOILS & ROCKS, v. 40, p. 255-262, 2017.

11. RODRÍGUEZ, P.; ARAB, P.B.; CELESTINO, T.B. Characterization of rock cracking patterns in diametral compression tests by acoustic emission and petrographic analysis. International Journal of Rock Mechanics and Mining Sciences (1997), v. 83, p. 73-85, 2016.