Docente Aposentado Colaborador

• Caracterização Tecnológica de Rochas e Materiais Sedimentares
  • Rochas Ornamentais e de Revestimentos

Mini-currículo

Graduado em Geologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1.963), doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1.968) e nesta mesma Instituição, por concursos públicos, obteve o título de Professor Livre-docente com Distinção e Louvor em 1.972, a função de Professor Adjunto em 1.974 e o cargo de Professor Titular com Distinção em 1.976. Desde o ingresso na Escola de Engenharia de São Carlos-USP em 1.964, vem se dedicando exclusivamente ao ensino, pesquisa e às demais atividades acadêmicas. Na Reitoria da USP participou durante 8 anos (1969 a 1976) da Comissão do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa  CPDI/CRDI, e autorizado por este Orgão participou em 1.970 / 71, da Implantação do Curso de Geologia de Rio Claro UNESP, hoje Instituto de Geociências, como docente e na elaboração de programas de Disciplinas. No triênio 1988-1991 foi Presidente do Conselho de Curadores da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial - FIPAI. Em 1.993 lhe foi conferida a honraria acadêmica "Distinção Universitária outorgada pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP e em 2.003 recebeu o Diploma de Mérito como reconhecimento pelo trabalho dedicado durante 40 anos ao ensino e à pesquisa. Recebeu em 2013 o Prêmio de Melhor Trabalho no Simpósio "Materiais de Construção Civil" do XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, Rio de Janeiro. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 1987; Pesquisador PQ do CNPq; Consultor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP; Consultor da CAPES e do CNPq. No ensino e na pesquisa dedicou-se a vários temas na área de Geociências, com ênfase em Geologia de Engenharia. Atualmente tem dado destaque ao estudo dos processos de beneficiamento e reforço de placas de Rochas Ornamentais e de Revestimentos, assim como às técnicas de revestimento de edificações com placas de granitos em sistemas aderentes e não aderentes.