Alunos Estrangeiros

 
Em consonância com as metas de internacionalização da USP (http://www.usp.br/internationaloffice/), o PPGSHS admite normalmente alunos estrangeiros em seus programas de mestrado e doutorado.
 
Para ingresso no programa, os candidatos dispõem de três possibilidades:
 
1. Processo seletivo regular
 
Os alunos estrangeiros podem inscrever-se normalmente no processo seletivo, de acordo com as normas publicadas anualmente no Edital de Mestrado e no Edital de Doutorado.
 
O exame de mestrado pode ser realizado no Brasil (São Carlos – SP) ou na Embaixada Brasileira no país de origem. Para a realização na Embaixada Brasileira, é necessário que o candidato entre em contato com a Embaixada para verificar a disponibilidade e o nome do funcionário responsável pela área acadêmica com grande antecedência, de forma a permitir a organização da aplicação do exame, que será realizado no mesmo dia e horário da aplicação em São Carlos – SP.
 
O projeto de doutorado deve ser elaborado em concordância com o orientador e seguir as regras e prazos estabelecidos no edital.
 
2. PEC/PG
 
“O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), criado oficialmente em 1981, oferece bolsas de estudo para nacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.”
 
Antes de contatar o PPGSHS, verifique as normas e instruções oficiais
 
No caso do mestrado, o ingresso de alunos pelo processo seletivo regular (opção 1) tem preenchido a cota de orientações permitidas pelo regimento do PPGSHS. Consequentemente, essa modalidade (PEC/PG) não tem sido usada para o mestrado, recomendando-se a aprovação dos candidatos estrangeiros no processo seletivo regular para a obtenção da carta de aceitação.
 
3. Bolsas de estudos dos países de origem
 
Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do PPGSHS podem obter bolsas de estudo em seus países de origem. A carta de aceitação do programa só pode ser obtida após cumprimento das exigências do processo seletivo regular (opção 1), descritas no Edital.
 
Documentos necessários para Matricula após admissão no programa:
 
  • Diploma de graduação
  • Histórico Escolar
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 2 fotos 3x4
  • Visto da Polícia Federal (RNE)
  • Cópia do Passaporte