Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS)

 
Mestrado Doutorado
 
:: Programa de Doutorado - Processo de Seleção para Ingresso ::
 
Considerações Gerais
 
O curso de doutorado tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com capacidade de atuação independente e de orientar, em curto prazo, alunos de iniciação científica e mestrado. Em médio prazo, os egressos do programa de doutorado devem ser capazes de orientar projetos de doutorado, seguindo carreira acadêmica ou atuando em setores que exijam o desenvolvimento de tecnologia inovadora.
 
Inscrição
 
As inscrições no processo seletivo serão online e ocorrerão em fluxo contínuo a partir da data de publicação deste Edital, através do endereço ppgselecao.eesc.usp.br.
 
Os candidatos não portadores do título de Mestre poderão se inscrever no processo seletivo para o Programa de Doutorado. No entanto, se o candidato for selecionado, a matrícula deverá ser efetuada no período de 180 dias. Em caso contrário, a admissão no Programa de Doutorado será cancelada.
 
Documentos necessários
 
a. Curriculum vitae do candidato (Plataforma Lattes - CNPq);
 
b. Súmula curricular do orientador com máximo de 3 páginas (modelo FAPESP);
 
c. Histórico escolar da pós-graduação;
 
d. Dissertação de Mestrado (se houver);
 
e. Certificado oficial de capacitação na língua inglesa no Ato da Inscrição, com a seguinte pontuação:

TOEFL: 420 pontos
TOEFL ITP: 430 pontos
TOEFL IBT: 40 pontos
TOEIC: 400 pontos
IELTS: 4 pontos
CAMBRIDGE: 100 pontos
DUOLINGO ENGLISH TEST: 75 pontos
 
f. Apresentação de projeto de pesquisa em folha A4 (margem 2,5), espaço 1,5 entre linhas, letra Times New Roman - 12 pontos e máximo de 20 páginas. A primeira página deve conter apenas o título do trabalho, nome do candidato e nome do orientador. Enviar o projeto em pdf.
 
g. Os seguintes aspectos fundamentais serão avaliados no projeto de pesquisa:

- A contribuição para o conhecimento científico que a pesquisa proposta poderá trazer e,
- Se essa contribuição é significativa e relevante para justificar a outorga de um título de doutor ou é apenas um trabalho longo, semelhante a um mestrado, porém com maior quantidade de informações.
 
h. Carta do candidato à Coordenação do Programa de Pós-Graduação manifestando interesse pelo curso;
 
i. Carta do futuro orientador à Coordenação do Programa de Pós-Graduação certificando estar de acordo com a inscrição do candidato, responsabilizando-se pelo trabalho de orientação e financiamento da pesquisa proposta;
 
j. Se houver necessidade de coorientação, a proposta deve vir acompanhada de carta do coorientador concordando com a proposta e de sua súmula curricular;
 
k. O candidato deverá apresentar o nome e e-mail de 2 docentes que possam emitir apreciação, pertinente ao processo seletivo, a respeito do candidato.
 
l. Taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). A geração do boleto para pagamento deverá ser efetuada pelo sistema ppgselecao.eesc.usp.br.
 
m. Os candidatos estrangeiros deverão solicitar isenção da taxa de inscrição através do documento Anexo 1.
 
Enviar os documentos para o e-mail ppgshs@sc.usp.br. Se aprovado, o candidato deverá comprovar todas as informações apresentadas no currículo. A falta de qualquer documento implicará na desclassificação do candidato.
 
O aluno estrangeiro deverá solicitar equivalência do título de mestre junto à CPG da EESC-USP. A matrícula no Doutorado somente será possível a partir do reconhecimento do título de Mestre obtido no exterior.
 
Caso essa equivalência não seja aprovada, o candidato não poderá matricular-se no doutorado, mas poderá se inscrever no processo seletivo de mestrado.
 
Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
 
Doutorado Direto
 
O ingresso no Doutorado Direto, sem defesa de Mestrado, também será permitido. Nesse caso, o candidato deverá inscrever-se normalmente no Processo Seletivo para o Mestrado e cumprir todas as etapas desse processo, obtendo rendimento superior a 80% em cada uma das avaliações aplicadas. No formulário de inscrição deve ser indicado claramente que se trata de candidato ao Doutorado Direto. Ao mesmo tempo, aluno e orientador deverão enviar todos os demais documentos necessários para ingresso no Doutorado, apresentados neste Edital, para avaliação, respeitando as datas estipuladas pelo Programa.
 
Requisitos necessários para todos os candidatos a Doutorado Direto:
 
• Formação nas áreas de Engenharia; Ciências Biológicas e Química.
• Mínimo de um ano de Iniciação Científica ou outra atividade de pesquisa na área ou em área afim;
 
Sistemática de Seleção
 
O processo seletivo constará de quatro etapas:
 
Etapa 1. Avaliação do Projeto de Pesquisa
 
O candidato deverá elaborar projeto de pesquisa de comum acordo com o futuro orientador. A avaliação será feita por assessores, em formulário padrão (Formulários). Notas, variando de 1 a 5 será atribuída ao projeto, pelos assessores. Projetos que receberem nota 1 ou 2 serão eliminados do processo seletivo. Os nomes dos assessores permanecerão em sigilo, não podendo ser divulgados pela Coordenação do Programa ou pelo próprio assessor sob qualquer circunstância.
 
Etapa 2. Avaliação do currículo e histórico escolar
 
O currículo será avaliado e pontuado pela Comissão de Seleção de acordo com os seguintes critérios:
 
• Iniciação científica na área: 0,25 pontos por ano
• Especialização (360 horas): 1,0 ponto na área ou correlata e 0,5 ponto em outra área
• Mestrado: 3,0 pontos na área ou correlata e 1,5 pontos em outra área
• Artigo completo em anais de congresso nacional: 0,25 pontos por artigo
• Artigo completo em anais de congresso internacional: 0,5 ponto por artigo
• Artigo completo em periódico nacional: 0,75 pontos por artigo
• Artigo completo em periódico internacional: 1,5 pontos por artigo
• Livro: 2,0 pontos por livro como autor; 1,0 ponto por livro como coautor e 1,0 ponto por livro como coordenador, organizador ou editor
• Capítulo de livro: 0,5 ponto por capítulo
• Patente de produto ou processo: 1,5 pontos por patente ou processo
• Software desenvolvido e registrado: 0,5 ponto por produto
• Experiência profissional na área: 0,25 pontos por ano, nos últimos 5 anos
• Experiência em atividades de pesquisa na área: 0,25 pontos por ano nos últimos 5 anos
• Experiência em atividade docente em ensino superior: 0,25 pontos por ano nos últimos 5 anos
 
A nota final será a soma dos pontos obtidos na análise de currículo e na avaliação do projeto de pesquisa por assessores externos.
 
Etapa 3. Critérios para aprovação
 
Na avaliação do projeto de pesquisa realizada por assessores externos ao PPGSHS, deverá ser obtida nota superior a 3, em escala de 1 a 5.
 
Etapa 4. Homologação pela Comissão Coordenadora do Programa
 
O relatório circunstanciado referente a cada candidato será encaminhado à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento que poderá homologar o resultado ou solicitar revisão do pedido. As homologações serão individualizadas e o pedido de revisão somente será acatado quando for aprovado por dois terços dos membros presentes à reunião.
 
Resultados e Distribuição de Bolsas
 
A divulgação da aprovação dos candidatos será feita pelo site do PPG-SHS, após reunião da CCP, no período de até 60 dias da submissão da documentação pelo candidato.
 
A disponibilização da vaga aos candidatos classificados terá validade de 180 dias após a aprovação.
 
A atribuição das bolsas de estudos CAPES e CNPq será realizada de acordo com a disponibilidade do programa, obedecendo a classificação dos candidatos, considerando a nota do curriculum e do projeto.
 
* Publicado em 20/12/2023