Procedimentos para Inscrição no Exame de Qualificação e Depósito de Teses e Dissertações
Inscrição no Exame de Qualificação
- Preencher o Pedido de Inscrição pelo PPG-Docs.
- Enviar o Pedido de Inscrição para posgrem@sc.usp.br ou entregá-lo na Secretaria do Programa.
- Enviar pelo PPG-Docs (Sugestões de Banca):
- Título do trabalho (em português e inglês) e data prevista para a qualificação.
- Sugestão de membros da banca examinadora, conforme instruções abaixo.
- Arquivo (PDF) da Qualificação.
- Resultado da verificação de similaridade (opcional), conforme instruções abaixo.
A sugestão de membros da banca deve ser encaminhada para aprovação com pelo menos 30 dias de antecedência da data marcada para o exame de Qualificação.
Depósito de Teses e Dissertações
- Enviar para posgrem@sc.usp.br (procedimento realizado pelo Aluno):
- Título da Tese ou Dissertação.
- Arquivo (PDF) da Tese ou Dissertação.
- Realizar pelo sistema Janus o depósito digital da Tese ou Dissertação (procedimento realizado pelo Aluno).
Para o depósito são necessários os seguintes documentos em PDF:
- Registro Geral (RG) ou RNM (para estrangeiros).
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Diploma e Histórico da Graduação.
- Diploma e Histórico da Pós-graduação (para depósito de Tese).
- Arquivo (PDF) da Tese da Doutorado ou Dissertação de Mestrado.
- Arquivo (PDF) do artigo, capítulo de livro ou patente depositada, conforme instruções abaixo.
- Carta de Anuência do Orientador (esta carta será fornecida pela Secretaria do Programa). Não submeter o Depósito sem a Carta de Anuência do Orientador.
Instruções para o Depósito Digital.
- Enviar pelo PPG-Docs a Sugestão de Banca (procedimento realizado pelo Orientador).
Os seguintes itens devem ser informados:
- Título do trabalho (em português e inglês).
- Data da defesa, horário e local.
- Sugestão de membros titulares e suplentes da banca examinadora, conforme instruções abaixo.
- Arquivo (PDF) da Tese da Doutorado ou Dissertação de Mestrado.
- Arquivo (PDF) do artigo, capítulo de livro ou patente depositada, conforme instruções abaixo.
- Resultado da verificação de similaridade (opcional), conforme instruções abaixo.
Informações sobre o artigo, capítulo de livro ou patente depositada:
- Para o depósito de Dissertação de Mestrado, enviar cópia de 1 (um) artigo submetido a congresso ou conferência ou 1 (um) artigo submetido a periódico com arbitragem ou 1 (um) capítulo de livro submetido ou 1 (uma) patente depositada, no qual o aluno seja autor e tenha o orientador como coautor, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o respectivo curso.
- Para depósito de Tese de Doutorado, enviar cópia de 1 (uma) patente depositada ou 1 (um) artigo submetido em periódico indexado na base Journal Citation Reports (JCR), cujo fator de impacto se situe nos 3 quartis superiores do fator de impacto, em alguma das áreas nas quais o periódico seja classificado, nos quais o aluno seja o primeiro autor e tenha o orientador como coautor, no tema desenvolvido na tese e submetidos durante o respectivo curso.
Informações sobre o exemplar a ser entregue:
- A ficha catalográfica é obtida no site da Biblioteca Central da EESC/USP (www.eesc.usp.br/fichacatalografica/).
- É obrigatória a formatação da Dissertação/Tese em frente e verso.
- As dissertações e teses poderão ser redigidas em português ou inglês com resumo, título e palavras chaves em português e inglês, para fins de divulgação. A folha de rosto e a etiqueta de capa deverão estar em português.
- Caso o orientador e os membros da comissão julgadora solicitem versão impressa do exemplar, esta deverá ser providenciada e encaminhada pelo aluno.
Composição da Comissão Julgadora de Qualificação:
- As comissões julgadoras de Qualificação serão compostas por três membros com titulação mínima de doutor.
- O Orientador (e/ou Coorientador) não poderá fazer parte da Comissão Examinadora no caso dos cursos de Doutorado e Doutorado Direto.
- No mestrado, o Orientador (ou Coorientador), caso indicado, presidirá a banca.
- A comissão examinadora de Doutorado e Doutorado Direto deverá ter pelo menos um examinador externo ao programa e que satisfaça as exigências mínimas para credenciamento inicial no Programa, descritas no item X.7.1.
Composição da Comissão Julgadora de Defesas de Dissertação e de Tese:
- As comissões julgadoras de Dissertação de Mestrado serão compostas por três membros, sendo um deles o orientador, na condição de presidente, com direito a voto.
- As comissões julgadoras de Tese de Doutorado serão compostas por cinco membros, sendo um deles o orientador ou coorientador, na condição de presidente, com direito a voto.
- Na composição da comissão julgadora de Mestrado e Doutorado, a maioria dos examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, sendo pelo menos um externo à Universidade de São Paulo.
- Pelo menos 1 (um) dos membros titulares da comissão julgadora de defesa de Dissertação de Mestrado, excluindo-se o orientador, deverá satisfazer as exigências mínimas para credenciamento inicial no Programa, conforme descrito no Regulamento do Progama.
- Pelo menos 2 (dois) dos membros titulares de comissão julgadora de defesa de Tese de Doutorado, excluindo-se o orientador, deverão satisfazer as exigências mínimas para credenciamento inicial no Programa, conforme descrito no Regulamento do Progama.
Prazos:
- O depósito da Tese/Dissertação deverá ocorrer com pelo menos 45 dias de antecedência da data prevista para a defesa.
- Excepcionalmente, caso haja a intenção de que a defesa ocorra num prazo inferior a 30 (trinta) dias a partir da data
da aprovação da Comissão Julgadora pela CPG, deverá haver a concordância expressa dos membros da banca com a data da
defesa, não podendo este prazo ser inferior a 20 (vinte) dias.
Verificação de similaridade: