Menu:

Teses de doutorado defendidas no programa

2017

  1. Jaqueline Diniz da Silva. Estudo teórico e experimental da transferência de calor durante a condensação e perda de pressão no interior de minicanais para os refrigerantes R1234ze(E) e R32 com reduzido GWP.
  2. Fernando Brandão de Oliveira. Efeito de escala e espessura mínima de corte no microfresamento.
  3. Jaime Alberto Mosquera Sanchez. Controle ativo de distúrbios harmônicos em veículos híbridos orientado por métricas de qualidade sonora.
  4. Kleber dos Santos Rodrigues. Modelagem e análise da dinâmica de microvigas em dispositivos de microscopia de força atômica.
  5. Luciano Pires Aoki. Magnetohidrodinâmica aplicada a um veículo de densidade relativa unitária.
  6. Willians Roberto Alves de Godoy. Projeto, análise e otimização de um absorvedor dinâmico de vibrações não linear.

2016

  1. Kléber de Oliveira Andrade. Adaptação de dificuldade em jogos de reabilitação auxiliados por robôs.
  2. Luís Hilário Tobler Garcia. Desenvolvimento de processo de fabricação de compósitos de fibras longas através da tecnologia de manufatura aditiva.
  3. Felipe Costa Magazoni. Modelagem computacional do desempenho térmico de trocadores de calor de fluxo cruzado e casco e tubos.
  4. Ricardo Nozaki. Análise de séries temporais com comportamento não linear obtidas por um sensor de um microscópio de força atômica.
  5. Cristian Alfredo Chávez Toro. Transferência de calor e perda de pressão durante a ebulição convectiva de hidrocarbonetos em um dissipador de calor baseado em multi-microcanais.
  6. German Andres Gaviria Martinez. Em direção a transição em camada limite compressível.
  7. Vagner Candido de Sousa. Efeitos de molas com memória de forma superelásticas no comportamento aeroelástico de uma seção típica: aplicações em atenuação passiva de vibrações e coleta de energia.
  8. Guilherme Barbosa Lopes Junior. Metodologia para análise computacional de escoamento sanguíneo em dispositivos de assistência ventricular.
  9. Henry Borrero Guerrero. Desenvolvimento de um robô móvel agrícola em escala reduzida e sistema de controle para deslocamento entre fileiras de plantio.
  10. Daniel Sampaio Souza. Estudo numérico de grandes estruturas turbulentas responsáveis pela geração de ruído no eslate.
  11. Luciano Cássio Lulio. Fusão sensorial por classificação cognitiva ponderada no mapeamento de cenas naturais agrícolas para análise quali-quantitativa em citricultura.
  12. John Faber Archila Diaz. Projeto de um Rover para aplicações de agricultura de precisão.
  13. Daniel Felipe Sempertegui Tapia. Análise experimental do efeito da geometria da seção transversal e do desempenho de fluidos de reduzido GWP na ebulição convectiva em canais de dimensões reduzidas.
  14. Ricardo Pereira de Avila. Estudo fenomenológico e numérico do escoamento estratificado óleo-água ondulado e com mistura na interface.
  15. Julio Cesar de Souza Francisco. Resistência à propagação dúctil de trincas em aço API 5L X70 com teor de nióbio modificado.
  16. Charles Corrêa Conconi. Avaliação físico-química e o potencial de desempenho do farnesano, biodiesel de soja, diesel fóssil e suas misturas por meio da energia de ativação e da correlação com as emissões em motores diesel.
  17. Ricardo de Medeiros. Desenvolvimento de um critério para previsão da resistência residual de estruturas em material compósito danificados por impacto.
  18. André Carmona Hernandes. Projeto de UAVs com configuracão quadrotora: modelagem dinâmica e caracterizacão em túnel de vento.

2015

  1. César Augusto Galvão de Morais. Sistemas redundantes de medição para separação de erros em máquinas de medir por coordenadas.
  2. Luís Antônio Oliveira Araújo. Estudo do corte abrasivo de quartzo para a fabricação de geradores piezelétricos.
  3. Gill Bukvic. Estratégia de usinagem em verde dirigida ao projeto de peças cerâmicas.
  4. Wellington Carlos Lopes. Arquitetura de integração entre máquinas, implementos e sistemas de gestão agrícola: uma abordagem orientada a serviço e a tecnologias embarcadas ISOBUS.
  5. Alice Jordam Caserta. Desenvolvimento de relações não-lineares para mecanismos de contato por meio de estudo analítico e numérico.
  6. Renan Botega. Projeto e desenvolvimento de dispositivos de usinagem para cirurgia de recapeamento do quadril.
  7. André da Motta Gonçalves. Retificação de ultraprecisão de carbeto de tungstênio-cobalto (WC-Co).
  8. Roberto Mauricio Micali. Análise das vinculações de contorno dos painéis pultrudados em fibras de vidro utilizados em tabuleiros de pontes.
  9. Sandro Pereira da Silva. Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho.
  10. Daniela Andresa Mortari. Emprego de análise térmica e forno tubular de queda livre (DTF) para estudar a eficiência térmica de carvões minerais, bagaço de cana-de-açúcar e suas misturas.
  11. Cristiano Eduardo Agostini. Modelagem da dinâmica e análise de vibrações de colunas de perfuração de poços de petróleo em operações de backreaming.
  12. Marcio Marques da Silva. Desenvolvimento e implementação de um sistema integrado para o projeto, otimização e fabricação de peças através do processo de filament winding.
  13. Jonas Laerte Ansoni. Metodologia para projeto de biorreatores industriais via otimização multiobjetivo com base em parâmetros de desempenho calculados por técnicas de CFD.
  14. Fabiano Tadeu Mathias Costa. Estimação da relação ar-combustível e do tipo de combustível utilizando o sinal de pressão no cilindro em um motor ciclo Otto alimentado com misturas de etanol e gasolina.
  15. Mauricio Francisco Caliri Junior. Contribuição para teoria de placas: análises estruturais de compósitos laminados e estruturas sanduíches via formulações unificadas.
  16. Rafael Coronel Bueno Sampaio. Novas morfologias para robôs aéreos: projeto para aplicações de campo.
  17. Glauber Cruz. Características físico-químicas de biomassas lignocelulósicas e a correlação entre suas emissões e os resíduos gerados sob diferentes condições atmosféricas em um forno tubular de queda livre (DTF).
  18. Rafael Henrique Avanço. Análise da dinâmica não-linear de pêndulos com excitação paramétrica por um mecanismo biela-manivela.
  19. Lourdes Cristina de Albuquerque Haach. Corpos compósitos de poli(metacrilato de metila) com microfibra de biovidro e poros para reparo de defeitos ósseos.
  20. Hugo Fernando Velasco Peña. Estudo topológico de escoamento trifásico óleo-água-ar através de sensor de impedância de resposta rápida do tipo "wire-mesh".
  21. Fernando Antonio Pascoal Júnior. Análise microestrutural, tenacidade à fratura e vida em fadiga das AA7050-T7451 e AA2050-T84 (Al-Li).
  22. William Gomez Rivera. Estudo da sucção no controle da separação da camada limite em perfis para turbinas eólicas.
  23. Samuel Lourenço Nogueira. Sistemas markovianos para estimativa de ângulos absolutos em exoesqueletos de membros inferiores.

2014

  1. Lucas Emanuel Soeira. Projeto e implementação de um sistema remodelador com impregnação controlada para mechas de fibras em processo contínuo de fabricação por enrolamento filamentar em materiais compósitos.
  2. Reinaldo Cesar. Avaliação da microarquitetura e biomecânica de ossos trabeculares normais, osteopênicos e osteoporóticos de vértebras humanas por técnicas de ensaios mecânicos, microtomografia de raios-x e homogeneização assintótica.
  3. Camila Roberta de Meira. Processamento de hidroxiapatita bovina associada com prototipagem rápida visando implantes ósseos.
  4. Fábio Toshio Kanizawa. Estudo teórico e experimental sobre padrões de escoamento, fração de vazio e perda de pressão durante escoamento bifásico água-ar cruzado ascendente externo a banco de tubos.
  5. Evandro Bertoni da Gama. PLM2M - Modelo colaborativo para planejamento e gerenciamento de processos de manufatura & gerenciamento de portfólio.
  6. Iara Hernandez Rodriguez. Estudo experimental e modelagem do escoamento de emulsão inversa em tubulações.
  7. José Antônio Garcia Croce. Aumento da e ficiência de um dispositivo eletro-hidrodinâmico através da alteração das caracterí_sticas geométricas do eletrodo ativo.
  8. Márcia Regina Osaki. Análise de um modelo de conversão de cana-de-açúcar em vetores energéticos através da integração de tecnologias 1G e 2G – simulação de Monte Carlo para otimização multiobjetivos.
  9. Giovana Tripoloni Tangerino. Método de amostragem de área agrícola com sensores embarcados: uma abordagem que leva em conta a variabilidade do campo.
  10. Jorge Henrique Bidinotto. Detecção de “flutter” por imageamento infravermelho..
  11. Arthur Alves Fiocchi. Ciência e tecnologia da manufatura de ultraprecisão de cerâmicas avançadas: Lapidorretificação Ud de superfícies planas de zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítria.
  12. Carlos do Carmo Pagani Junior. Mapeamento de fontes aeroac_usticas de um eslate em t_unel de vento de se_ção fechada utilizando beam-forming com deconvolu_ção DAMAS.
  13. Kelen Cristiane Teixeira Vivaldini. Soluções para manuseio de materiais em sistemas de AGVs aplicados a armazéns inteligentes.
  14. Fernando Guimarães Aguiar. Análise tempo-frequência de transientes fluidodinâmicos para avaliar metodologias  de detecção de vazamentos abruptos em duto para escoamento em regime permanente e transiente.
  15. Sandro Guimarães Souza. Desenvolvimento de uma câmara de combustão para um motor diesel ottorizado auxiliado por simulação 1d/3d.
  16. Ricardo Breganon. Análise, desenvolvimento _e controle_ de _uma plataforma_ de_ movimentos_ com_ 6_ graus_ de_ liberdade.
  17. Luis Enrique Ortiz Vidal. Método inverso baseado em sinais de vibração estrutural para a determinação de velocidade da mistura, fração de vazio homogênea e padrões de escoamento bifásico em tubulações.
  18. Vitor Ramos Franco. Técnicas de otimização aplicadas em sistemas de conversão de energia.
  19. Taye Stephen Mogaji. Estudo teórico e experimental sobre ebulição convectiva no interior de tubos com fitas retorcidas.

2013

  1. Ricardo Afonso Angélico. Estudo de juntas em material compósito soldadas por resistência elétrica: da fabricação ao comportamento mecânico.
  2. Vagner Augusto de Souza. Método de análise de propagação de tolerâncias de cadeias de dimensões.
  3. Dawson Tadeu Izola. Investigação da indução de engasgamento em tubeira DeLAVAL para motor-foguete por intermédio do prolongamento da garganta.
  4. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis. Microfresamento de aços com grãos ultrafinos.
  5. Andreza Tangerino Mineto. Geração de energia através da vibração estrutural de dispositivos piezelétricos não lineares.
  6. Meire Pereira de Souza Braun. Modelagem do particulado em sistemas gás-sólido utilizando o modelo de dois fluidos e o método dos elementos discretos.
  7. Leonardo Marquez Pedro. Uma proposta de sistema robótico para manipulação e interação física segura em ambientes não estruturados.
  8. Marcelo Souza de Castro. Fenômeno de transição espacial do escoamento óleo pesado-água no padrão estratificado.
  9. Marlon Wesley Machado Cúnico. Desenvolvimento de nova tecnologia de manufatura aditiva baseado em formação seletiva de compósito.
  10. Laercio Javarez Júnior. Projeto e validação de um porta-ferramenta assistido para a usinagens de ultraprecisão.
  11. Marcelo Leite Ribeiro. Modelos de falha e dano para estruturas aeronáuticas com curvatura e fabricadas em material compósito.

2012

  1. Gustavo Franco Barbosa. Desenvolvimento de um modelo de análise para implantação de automação na manufatura aeronáutica, orientado pelos requisitos das metodologias de projeto, DFX (design for excellence) e lean manufacturing (produção enxuta).
  2. Cristiano Okada Pontelli. Estratégias de controle para isolação ativa de vibrações em barras de pulverizadores agrícolas.
  3. Marisilda Micali de Carvalho. Metodologia para otimização do projeto e fabricação de implantes ósseos personalizados em estruturas porosas (SCAFFOLDS).
  4. Heinsten Frederich Leal dos Santos. Controle ativo-passivo de vibrações estruturais usando materiais piezelétricos: otimização e quantificação de incertezas.
  5. Karla Regina Pereira. Estudo da biocompatibilidade e descrição da utilização do componente vitrocerâmico, com cristais de Anortita (CaAl2Si2O8) como fase principal, para aplicações biomédicas.
  6. Tatiane Corrêa de Godoy. Projeto, otimização e análise de incertezas de um dispositivo coletor de energia proveniente de vibrações mecânicas utilizando transdutores piezelétricos e circuito ressonante.
  7. Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes. Desenvolvimento de um ambiente para simulação da manufatura baseado em features e realidade virtual.
  8. Claiton de Oliveira. Montagem e utilização de ambientes virtuais agrícolas em um sistema de multiprojeção imersivo a partir de cenas naturais.
  9. Daniel Müller Spinelli. Metodologia enxuta para desenvolvimento de componentes estruturais, suportada por ferramentas de projeto, processo de manufatura e ensaios de materiais.
  10. Heleno Murilo Campeão Vale. Metodologia de integração on-line de dados reais de manufatura com ambientes de realidade virtual imersivos.
  11. Evelise Roman Corbalan Góis Freire. Otimização dos parâmetros geométricos de fermentadores contínuos aplicados na produção de bioetanol através de simulação computacional do escoamento.
  12. Fernando Augusto Alves Mendes. Estudo experimental, simulação numérica e modelagem fenomenológica da separação gravitacional de gás no fundo de poços direcionais.
  13. Rui Marcos Grombone de Vasconcellos. Caracterização e detecção da não linearidade associada à folga em sistemas aeroelásticos.
  14. Elmer Mateus Gennaro. Análise da estabilidade global de escoamentos compressíveis.
  15. Jean Mimar Santa Cruz Yabarrena. Modelagem do processo de fermentação etanólica com interferência de bactérias heterofermentativa e homofermentativa.
  16. Rubens André Tabile. Desenvolvimento de um plataforma robótica modular e multifuncional para aquisição de dados em agricultura de precisão.

2011

  1. Gaspar Antonio da Silva. Avaliação das tecnologias de disposição de vinhaça de cana de açúcar quanto ao aspecto de desenvolvimento ambiental e econômico.
  2. Altibano Ortenzi Junior. Propagação do dano em tubos fabricados por filament winding monitorados através da técnica de emissão acústica.
  3. Mirian Cilene Spasiani Rinaldi. Caracterização da contaminação atmosférica por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em Cubatão-SP.
  4. Aymer Yeferson Maturana Cordoba. Estudo da combustão direta da glicerina bruta e loira como alternativa de aproveitamento energético sustentável.
  5. Karen Cristina Laurenti. Desenvolvimento de um biomaterial composto de poliuretano e microfibra de biovidro 45S5 em gradiente funcional para reparo de cartilagem articular: estudos in vitro e in vivo.
  6. Paulo Roberto Caixeta Junior. Otimização multidisciplinar em projeto de asas flexíveis utilizando metamodelos.
  7. Julio Edgardo Lindo Samaniego. Um estudo da combustão de carvão mineral CE4500 em reator de leito fluidizado borbulhante.
  8. Cristiano Bigonha Tibiriçá. Estudo teórico-experimental da transferência de calor e do fluxo crítico durante a ebulição convectiva no interior de microcanais.
  9. Sérgio Lucas Ferreira. Desenvolvimento do processo de produção de biodiesel via rota etílica utilizando catálise Alcalina: propostas de sínteses visando a diminuição de custos.
  10. Anderson Antonio Ubices de Moraes. Modelagem e simulação da combustão em leito fluidizado de carvão mineral com alto teor de cinzas com dessulfuração por calcário.
  11. Osiris Cárdenas. Estudo da transferência de calor em fornalha flamotubular utilizando como combustível o sebo bovino.
  12. Vanda Maria Luchesi. Estudo teórico da condução de calor e desenvolvimento de um sistema para a avaliação de fluídos de corte em usinagem.
  13. Eduardo Paciência Godoy. Desenvolvimento de sistemas de controle via rede (NCS) para aplicações em redes com protocolo CAN.
  14. Antônio Carlos Henriques Marques. Método da fronteira virtual aplicado em um problema de análise aeroelástica computacional.
  15. Marcio José da Cunha. Descoberta do conhecimento em base de dados como ferramenta aplicada em processos sucroalcooleiros.
  16. Jaqueline Costa Martins. Metodologia de caracterização da propagação acústica em tubulações de transporte de fluidos bifásicos gás-líquido.

2010

  1. Renê Mendes Granado. Moldagem por injeção de microcomponentes ópticos poliméricos gerados em insertos usinados por torneamento de ultraprecisão.
  2. João Paulo Colafemina. Manufatura de microelementos ópticos difrativos.
  3. José Martins Júnior. Modelagem e aplicação de regras comportamentais em ambientes colaborativos, envolvendo agentes humanos e robóticos..
  4. Gerson Luiz Brand. Influência de carregamentos aerodinâmicos na estabilidade direcional de veículos rodoviários.
  5. Dalton Matsuo Tavares. ACID: Arquitetura de Controle para Integração de Dispositivos.
  6. Breno Ortega Fernandez. Proposta de um sistema embarcado para fiscalização de veículos rodoviários de carga.
  7. Claudia Cristiane Camilo. Projeto e manufatura de implantes de alumina com núcleo denso e superfície porosa com gradiente funcional: avaliação da superfície com ensaios in vivo e biomecânico.
  8. Deuzuita dos Santos Freitas Viana. Avaliação comparativa do risco mutagênico dos poluentes provenientes dos combustíveis renováveis (álcool e biodiesel) e não renováveis (gasolina e diesel) através do bioensaio Trad-SH.
  9. Valdinei Luis Belini. Manipulação de objetos orientada pela aplicação: abordagem assistida por uma rede neural artificial.
  10. Carlos Henrique Portezani. Desenvolvimento de um método de monitoramento contínuo da dispersão de emissões atmosféricas através da utilização de um modelo de dispersão.
  11. Renata Natsumi Haneda. Estudo do desempenho do processo de microfiltração tangencial com membranas cerâmicas aplicado à retenção de bactérias e redução de sólidos suspensos de uma bebida à base de açaí.
  12. Analice Costacurta Brandi. Desenvolvimento de uma técnica não intrusiva de medição do coeficiente de convecção - solução do problema térmico inverso.
  13. Fernanda Olegario dos Santos. Simulação de escoamentos transientes em dutos de transporte de petróleo.
  14. James Rojas Waterhouse. Aeronaves leves movidas a etanol, uma contribuição para sua viabilização.
  15. Marcio Aurélio Furtado Montezuma. Metodologia para identificação e controle de um protótipo de uma plataforma de movimento com 2 G.D.L..
  16. Roberta Delcolle. Projeto e manufatura de membranas cerâmicas via prensagem isostática para separação de emulsões óleo vegetal / água por microfiltração tangencial.
  17. Renata Neves Penha. Modelagem do processo de revenimento por redes neurais.
  18. Gustavo Rodrigues de Souza. Estudo experimental e numérico do sistema de admissão de um motor de combustão interna.
  19. Shih Yung Chin. Utilização da modelagem e simulação para fins de análise comparativa de desempenho entre o arranjo físico funcional e o arranjo físico distribuído.

2009

  1. Vinícius Santos Andrade. Análise dinâmica de uma viga engastada excitada por uma fonte não ideal.
  2. Mauricio Becerra Vargas. Controle de uma plataforma de movimento de um simulador de voo.
  3. Hernan Dario Ceron Muñoz. Estudo da interferência aerodinâmica do sistema motopropulsor em uma aeronave do tipo BLENDED WING BODY.
  4. Cassius Riul. Desenvolvimento de compósitos estruturais de politetrafluoretileno (PTFE) com fibras contínuas.
  5. Alvaro Martins Abdalla. OMPP para projeto conceitual de aeronaves, baseado em heurísticas evolucionárias e de tomadas de decisões.
  6. Carlos Roberto Regattieri. Quantificação da emissão de biogás em aterro sanitário - estudo de caso do aterro sanitário de São Carlos.
  7. Adelci Menezes de Oliveira. Desenvolvimento e avaliação de um lubrificante, com partículas magnéticas, destinado à redução de atrito em motores de combustão interna.
  8. Maria Alejandra Guzmán Pardo. Técnicas de otimização baseadas em quimiotaxia de bactérias.
  9. Thais Helena Samed e Sousa. Projeto conceitual de implante bioativo com gradiente de estrutura funcinal em poli (metacrilato de metila) e hidroxiapatita. Análises in vitro e in vivo..
  10. José Laercio Doricio. Estudo da aplicabilidade do método de fronteira imersa no cálculo de derivadas de Flutter com as equações de Euler para fluxo compressível.
  11. Antonio Francisco Savi. Modelo de sistema para gerenciamento de conhecimentos explícitos em abordagens de DFA - Design For Assembly (Modelo - DFA).
  12. Edmilson de Souza. Inventário de emissões atmosféricas e avaliação de condicionantes meteorológicos: estudo de caso de Três Lagoas.
  13. Gabriel de Paula Eduardo. Neuro-controlador ótimo por algoritmos genéticos para múltiplos sistemas ativos de dinâmica veicular em guinada.
  14. Ricardo Alberto Coppola Germanos. Simulação numérica da evolução linear e não linear em uma camada de mistura compressível tridimensional.
  15. André Luis Celere. Método para a avaliação do ganho empregado pelo piloto em ensaios de PIO.

2008

  1. Grazieli Luiza Costa Carosio. Tomografia de escoamentos multifásicos por sensoriamento elétrico - desenvolvimento de algoritmos genéticos paralelos para a solução do problema inverso.
  2. Álvaro Messias Bigonha Tibiriçá. Uma arquitetura de software neuro-reativa para sistemas de automação do ambiente construído.
  3. Armando José Dal Bem. Análise de desempenho de um motor ciclo Otto alimentado com álcool de 75 INPM.
  4. Thiago Rodrigo Cicogna. Identificação de matrizes de função de resposta em freqüência multidirecionais em estruturas complexas.
  5. Alexandre Tácito Malavolta. Metodologia para determinação dos parâmetros utilizados em uma nova superfície de escoamento anisotrópica para processos de conformação de chapas.
  6. Ivonete Avila. Um estudo da sorção de SO2 por calcário em analisador termogravimétrico e na combustão de carvão em leito fluidizado.
  7. Édson Mulero Gruppioni. Controle aeroelástico por lógica difusa de uma asa flexível não-linear com atuadores piezelétricos incorporados.
  8. Gilberto Hirotsugu Azevedo Koike. Sistema de controle digital para fornecer etanol como combustível complementar em motores 4 tempos de ignição por compressão funcionando com biodiesel.
  9. Ricardo Buono Rizzo. Uso da incineração como alternativa à disposição de lodos de estações de tratamento de esgotos.
  10. Fernando Luiz Pio dos Santos. Simulação numérica euleriana de escoamento gás-sólido em riser com dimensões reduzidas aplicando malhas refinadas.
  11. Renata Paes de Barros Camara. A influência do arranjo físico no impacto ambiental do processo produtivo de um curtume, considerando os princípios de eco-eficiência - um estudo de caso.
  12. Andréia Raquel Simoni. Análise de séries temporais aeroelásticas experimentais não lineares.
  13. Antonio Luís Venezuela. Modelagem analítico-numérica do escoamento laminar convectivo em tubos associada à filtração tangencial.
  14. Homero Ghioti da Silva. Regime não linear de trens de ondas modulados na direção transversal em um escoamento de Poiseuille plano.
  15. Juliana Maria da Silva. Modelagem numérica do escoamento num tubo permeável aplicada ao processo de filtração tangencial.
  16. Carlos Eduardo Milhor. Proposta de um controlador difuso Takagi-Sugeno com desempenho Hpara regulagem da marcha lenta em motores de ciclo Otto.
  17. Luiz Augusto Martin Goncalves. Compensação dinâmica em Cames.

2007

  1. Fabio Alves Barbosa. Competitividade e investimento tecnológico em redes interorganizacionais: metodologia de avaliação no setor citrícola.
  2. Andrea Ribari Yoshizawa. Viabilidade de uso da rede 3LNS na modelagem e simulação de tarefas robóticas relacionadas à navegação autônoma.
  3. André Luiz Gonçalves Scabbia. Túneis rodoviários: proposta de avaliação de conformidade para liberação ao uso e operação comercial.
  4. Luciane de Fátima Rodrigues de Souza. Redes neurais artificiais na predição de respostas e estimação de derivadas aerodimâmicas de aeronaves.
  5. Elizangela Camilo. Aeroelasticidade computacional transônica em aerofólios com modelo estrutural não linear.
  6. Rodrigo Bresciani Canto. Estudo teórico e experimental dos processos de compactação e sinterização do politetrafluretileno (PTFE).
  7. Fábio Ferraz Junior. Arquiteturas para monitoramento e supervisão integrados de processos de usinagem em máquinas com controle numérico aberto.
  8. Rafael Vieira de Sousa. Robô agrícola móvel (RAM): uma arquitetura baseada em comportamentos hierárquicos e difusos para sistemas autônomos de guiagem e navegação.
  9. Rogerio Akihide Ikegami. Desenvolvimento de corpos cerâmicos compostos bioativos com estrutura de gradiente funcional.
  10. Romeu Rony Cavalcante da Costa. Aplicabilidade de modelos constitutivos para analisar o comportamento mecânico de biopolímeros.
  11. Lee Yun Sheng. Correção de efeitos viscosos na solução do escoamento potencial de pequenas perturbações em regime transônico no domínio da frequência.
  12. Argemiro Luis de Aragão Costa. Caracterização do comportamento vibracional do sistema pneu-suspensão e sua correlação com o desgaste irregular verificado em pneus dianteiros de veículos comerciais.
  13. Graziela Marchi Tiago. Análise tempo-freqüência de um escoamento em tê - desenvolvimento de uma técnica de comparação entre dados experimentais e resultados numéricos obtidos com os modelos LES e DES.
  14. Ana Rita Tiradentes Terra Argoud. Procedimento para projeto de arranjo físico modular em manufatura através de algoritmo genético de agrupamento.
  15. André Ribeiro Lins de Albuquerque. Aplicações de "hardware in the loop" no desenvolvimento de uma mão robótica.
  16. Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira. Controle ativo de ruído em veículos e seu impacto na qualidade sonora.
  17. Igor Braga de Paula. Influência de uma rugosidade tridimensional isolada na transição de uma camada limite sem gradiente de pressão.
  18. José Hamilton Chaves Gorgulho Junior. Análise do desempenho dos arranjos físicos distribuídos em ambiente de roteamento de tarefas com flexibilidade de seqüência de fabricação.
  19. Érica Regina Filletti Nascimento. Desenvolvimento de modelos neurais para o processamento de sinais acústicos visando a medição de propriedades topológicas em escoamentos multifásicos.
  20. Marcelo Fernando Selli. Identificação de padrões de escoamento horizontal bifásico gás-líquido através de distribuição tempo-frequência e redes neurais.

2006

  1. Alessandra Teodoro Neves. Aplicação dos modelos paramétricos ARMAV e ARV na identificação modal de sistemas mecânicos.
  2. Renato Kazuki Nagamine. Amortecimento ativo para redução da resposta aeroelástica via fluidos eletro-reológicos.
  3. Jean Pierre Garcia. Desenvolvimento de um procedimento de seleção de tecnologias de ferramental rápido no processo de desenvolvimento de produtos.
  4. Paulo Marcos de Aguiar. Controle fisiológico para próteses de membro superior.
  5. Geraldo Dantas Silvestre Filho. Projeto e análise estrutural de haste femoral de implante de quadril em material compósito polimérico.
  6. Amauri Bravo Fernêda. Estudo teórico-experimental do comportamento elastoplástico de poliuretano derivado do óleo de mamona (ricinus communis).
  7. Keyll Carlos Ribeiro Martins. Análise experimental, teórica e computacional do escoamento dos gases de exaustão no conversor catalítico platina-paládio instalado em um motor de combustão interna a etanol.
  8. Lincoln Cardoso Brandão. Estudo experimental da condução de calor no fresamento de materiais endurecidos utilizando altas velocidades de corte.
  9. Sanderson Cesar Macedo Barbalho. Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos - proposta e aplicações.
  10. Christian Léa Coelho da Costa Milioli. Simulação de escoamentos gás-sólido reativos em leitos fluidizados circulantes.
  11. Demian Gomes da Silva. Vibrações ressonantes não-lineares em estruturas tipo viga sob excitação paramédica e combinada.
  12. Daniela Cristina Rebolho. Um método para identificação de parâmetros modais em tempo real.
  13. Juliana de Oliveira. Desenvolvimento de um sensor térmico inteligente - compensação em tempo real dos efeitos de convecção, acumulação e radiação.
  14. Andréa Cardoso. A transformada Wavelet aplicada à identificação modal operacional.
  15. Carlos Umberto Burato. Desenvolvimento de um porta-ferramenta translativo para a usinagem de ultraprecisão.
  16. Neilor Cesar dos Santos. Título não disponível, por favor, solicite à CPG a atualização do título através do Sistema Janus..
  17. Sérgio Henrique Evangelista. Determinação da anisotropia plástica em chapas metálicas através do ensaio de estiramento biaxial em corpos de prova cruciformes.
  18. Marcos Roberto Fortulan. O uso de business intelligence para gerar indicadores de desempenho no chão-de-fábrica: uma proposta de aplicação em uma empresa de manufatura.
  19. Renato Cesar da Silva. Modelagem euleriana do escoamento gás-sólido em leito fluidizado circulante: análise da influência de parâmetros físicos e numéricos nos resultados de simulação.
  20. Mariano Eduardo Moreno. Determinação numérica da curva limite de estabilidade quanto à flambagem plástica em chapas metálicas.

2005

  1. Hilton Carlos de Miranda Mello. Estudo dos efeitos de um jato sintético simulado numericamente no atraso da separação de uma camada limite sobre um aerofólio hipotético.
  2. Rosana Camargo. Metodologia para avaliação da capabilidade de controle de superfícies técnicas usinadas em torno de ultraprecisão.
  3. Alexandre Machado Ferraz. Procedimento de calibração indireta para máquinas de medir a três coordenadas.
  4. Fabricio Tadeu Paziani. Desenvolvimento de um sistema automatizado e dedicado de medição.
  5. Ana Lucia Libardi. Vibração em estruturas acopladas sujeitas a excitações em altas freqüencias.
  6. Evandro Fockink da Silva. Efeito da geometria na ebulição nucleada de refrigerantes hologenados em tubos horizontais.
  7. Teodora Pinheiro Figueroa. Estudo sobre a viabilidade da tomografia eletromagnética na medição do perfil de velocidades de escoamentos monofásicos em dutos.
  8. Paulo Eduardo Lopes Barbieri. Estudo teórico-experimental da ebulição convectiva do refrigerante R-134a em tubos lisos.
  9. Manoel Carlos Diniz Costa. Emissões poluentes na combustão em leitos fluidizados de carvão mineral.
  10. Silmara Cassola. Análise dinâmica da interação entre ponte rodoviária e veículos pesados.
  11. Dennis Brandão. Ferramenta de simulação para projeto, avaliação e ensino de redes fieldbus.
  12. Odilon Terreri Perseguim. Dinâmica veicular relativa ao ride de veículos e métricas para sua avaliação.
  13. Paulo Roberto Barbosa. Controle difuso em transportadores pneumáticos de sólidos - redução do consumo de potência.
  14. Mariella Consoni Florenzano Souza. Análise da utilização da manufatura virtual no processo de desenvolvimento de produtos.
  15. Rodrigo Fernando Estella dos Santos. Análise experimental do desempenho e da combustão de um motor de ignição por compressão alimentado por uma mistura ternária de combustíveis - diesel, biodiesel e etanol.
  16. Salete Martins Alves. Adequação do processo de retificação através de um novo conceito de fluido de corte.
  17. Alessandro Roger Rodrigues. Estudo da geometria de arestas de corte aplicadas em usinagem com altas velocidades de corte.

2004

  1. Eraldo Jannone da Silva. Análise de estratégias de retificação de virabrequins automotivos forjados utilizando rebolos de CBN vitrificados em altas velocidades.
  2. Walther Azzolini Junior. Tendência do processo de evolução dos sistemas de administração da produção.
  3. Márcia Regina Neves Guimarães. A gestão da cadeia de suprimentos agro-alimentícia baseada na gestão do conhecimento e no desenvolvimento de competências - um estudo de caso na indústria de refrigerantes.
  4. Victor Prado. Desenvolvimento de um aplicativo em CAD para auxiliar o processo de fabricação em produtos de caldeiraria para hidrelétricas.
  5. Silvia Inês Dallavalle de Pádua. Método de avaliação do modelo de processos de negócio do EKD.
  6. Adriano Fagali de Souza. Contruibuições ao fresamento de geometrias complexas aplicando a tecnologia de usinagem com altas velocidades.
  7. João Paulo Tureso. Estudo de uma planta piloto para a combustão em leito fluidizado borbulhante de carvões minerais brasileiros com altos teores de cinzas e enxofre.
  8. Luciana Montanari. Reconhecimento de imagens interferométicas aplicado a sistemas de posicionamento de alto desempenho.
  9. Gisleine Pereira de Campos. Contribuição ao desenvolvimento de técnicas de visualização térmica para monitoração de processos envolvendo fluídos multifásicos.
  10. Fabiana Lopes Klein. Análise tempo-freqüência de regimes de escoamento bifásico gás-líquido intermitentes em tubo horizontal.
  11. Wladimir Alex Magalhães Barcha. Estudo do comportamento dinâmico e do fenômeno de deslocamento em lavadoras de roupas de eixo vertical.
  12. Kelen Cristina Oliveira Crivelaro. Utilização de redes neurais auto-organizativas para identificação de regimes de escoamento bifásico horizontal ar-água.
  13. Mamoru Carlos Yamada. Especificação de experimentos, modelos e interfaces padrões para o apoio ao planejamento da produção no setor sucroalcooleiro, via simulação.
  14. Carlos de Marqui Junior. Estudo teórico e experimental de um controlador para supressão de Flutter.
  15. Carlos Renato Pagotto. Estudos em torneamento e endentação de vidros ópticos e silício monocristalino.
  16. Alexandre José Tiberti. Desenvolvimento de software de apoio ao projeto de arranjo físico de fábrica baseado em um framework orientado a objeto.
  17. Carlos Elias da Silva Júnior. Estudo experimental das principais características de um dressador sinterizado com ênfase na dissipação de calor.
  18. José Antônio da Silva. Estudo dos processos de admissão e exaustão utilizando ensaio experimental e simulação de um motor de combustão interna a etanol aspirado e turboalimentado.
  19. João Roberto Bastos Zoghbi Filho. Avaliação teórico/experimental do desempenho termo-hidráulico do ar em trocadores de calor tipo serpentina.

2003

  1. Marcelo Valente Feitosa. Desenvolvimento do motor de ignição por compressão alimentado por injeção direta de óleo diesel e por etanol pós-vaporizado no coletor de admissão.
  2. Alessandro Marques. Uma interface eletrônica e computacional para medições a três coordenadas.
  3. Alexandre Simião Caporali. Estratégias de controle não-convencional para uma plataforma de stewart acionada hidraulicamente.
  4. Alexandre Araujo Bezerra. Estudo do desgaste no roscamento com alta velocidade em ferro fundido.
  5. Manoel Otelino da Cunha Peixoto. Estudo da gestão de informações como instrumento de integração do desenvolvimento de produto.
  6. Elenilton Teodoro Domingues. Uma estratégia em redes fieldbus usando controle adaptativo por modelo de referência aplicada a sistemas complexos.
  7. Helder Augustus Treviso da Silva. Monitoramento do torneamento de ultraprecisão de materiais frágeis.
  8. Vanessa Rolnik Artioli. Contribuição ao desenvolvimento de uma nova técnica de reconstrução tomográfica para sondas de visualização direta.
  9. Carlos Magno de Oliveira Valente. Implementação de sistema para eliminação automática de rebarbas resultantes de processos de usinagem.
  10. Mônica Kofler Freitas. Investigação da produção e dispersão de poluentes do ar no ambiente urbano: determinação empírica e modelagem em rede neural da concentração de CO.
  11. Volnei Tita. Contribuição ao estudo de danos e falhas progressivas em estruturas de material compósito polimérico.
  12. Rosenda Valdés Arencibia. Sintetização dos erros termicamente induzidos em máquinas de medir a três coordenadas.
  13. José Celso Rocha. Um controlador de flutter baseado em lógica difusa.
  14. Silvia Faria Iombriller. Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados.
  15. Whisner Fraga Mamede. Estudo e aperfeiçoamento de técnicas experimentais para análise modal vibroacústica em baixas freqüências.
  16. Márcio Turra de Ávila. Estudo de um motor regenerativo, do ciclo Otto, movido a etanol previamente vaporizado.
  17. Felipe Soto Pau. Análise experimental dos fenômenos da combustão e da emissão de gases em motores de combustão interna utilizando misturas de etanol e gasolina como combustível.
  18. Marcelo Prado. Desenvolvimento de um modelo não linear de três graus de liberdade para a análise da dinâmica lateral de um ônibus com suspensão a ar.
  19. Luben Cabezas Gómez. Modelagem matemática e simulação numérica de escoamentos bifásicos gás-sólido em colunas de leito fluidizado circulante.
  20. Andréia Marize Rodrigues. Cluster e competitividade: um estudo da concentração de micro e pequenas empresas de alimentos no município de Marília/SP.
  21. Juliana Veiga Mendes. Avaliação de sistemas ERPs como ferramenta de mudança organizacional nas pequenas e médias empresas - um roteiro auxiliar.

2002

  1. Rejane Maria da Costa Figueiredo. Garantia de qualidade dos provedores de serviços de aplicativos (ASP), empregando os acordos dos níveis de serviços (SLA): uma pesquisa exploratória.
  2. Jalon de Morais Vieira. Diagnóstico do processo de retificação Center-Less através de emissão acústica.
  3. Vania Passarini Takahashi. Capacidades tecnológicas e transferência de tecnologia: estudo de múltiplos casos na indústria farmacêutica no Brasil e no Canadá.
  4. Aldo Braghini Junior. Metodologia para escolha de fluidos de corte não agressivos ao meio ambiente para aplicações em usinagem de metais.
  5. Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho. Procedimento para auxiliar o processo ensino aprendizagem na Engenharia.
  6. Sérgio Luis da Silva. Proposição de um modelo para caracterização das conversões do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos.
  7. Rogerio Frauendorf de Faria Coimbra. Um estudo experimental sobre sopros laterais a partir da ponta de asa.
  8. Frederico Augusto Alem Barbieri. Prototipagem virtual: modelagem, simulação, controle e otimização de dinâmica veicular.
  9. José Luiz Miranda Junior. Procedimento para análise da viabilidade da utilização de operadores logísticos na cadeia de suprimentos.
  10. Daniel Capaldo Amaral. Arquitetura para gerenciamento de conhecimentos explícitos sobre o processo de desenvolvimento de produto.
  11. Alex Sander Chaves da Silva. Um sistema de auxílio ao projetista de peças fundidas através da integração entre a técnica DFM e projeto auxiliado por computador.
  12. Nelson Marinelli Filho. Desenvolvimento de uma metodologia para a seleção de processos de manufatura considerando aspectos financeiros e tecnológicos.
  13. Enio Pedone Bandarra Filho. Um estudo experimental da ebulição convectiva de refrigerantes no interior de tubos lisos e internamente ranhurados.
  14. Gherhardt Ribatski. Análise teórica e experimental da ebulição nucleada de refrigerantes halogenados.
  15. Renata Belluzzo Zirondi Mori. Modelo reduzido de sintetização de erros para máquinas de medir a três coordenadas.
  16. Leonardo Roberto da Silva. Estudo da geometria da aresta de corte de ferramentas aplicadas ao torneamento de superligas à base de níquel com alta velocidade de corte.
  17. Daniel Ricardo Sindicic. Título não disponível, por favor, solicite à CPG a atualização do título através do Sistema Janus..
  18. Lairce Castanhera Beraldi. Pequena empresa e tecnologia da informação: recomendações e roteiro de aplicação para melhoria da competitividade dos fabricantes de móveis do pólo moveleiro de Mirassol - SP.
  19. Renato Vernaschi Lima. Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de ensino e treinamento baseada em tecnologia de educação.
  20. Leonardo Aparecido Verdério. Desenvolvimento de uma ferramenta híbrida mecânico-térmica para o corte de têxteis.

2001

  1. Fernando Bernardi de Souza. Um estudo sobre os relacionamentos entre formas de distribuição da capacidade produtiva e sistemas de programação e controle da produção.
  2. Jandira Guenka Palma. Metamodelo para a modelagem e simulação de sistemas a eventos discretos, baseado em redes de petri e realidade virtual. Uma aplicação em sistema de manufatura.
  3. Creusa Sayuri Tahara Amaral. Arquitetura para integração de métodos para apoiar a decisão em formação de células de manufatura.
  4. Luciane Meneguin Ortega. Proposta de infra-estrutura sócio-cultural essencial em organizações virtuais.
  5. Williams Gonzales Mamani. Estudo da condensação de refrigerantes halogenados e suas misturas com óleo de lubrificação no interior de micro canais.
  6. José Carlos Assis Dornelas. Implantação do Plano de Negócios nas Incubadoras de Empresas Paulistas.
  7. João Jorge de Faria Gomes. Identificação em Processo de Mecanismos de Desgaste de Rebolos.
  8. Sidnei José de Oliveira. Otimização e análise do desempenho de sistemas frigoríficos utilizando o método de superfície de resposta, o planejamento de experimentos e ensaios de protótipos.
  9. Ana Paula Freitas Mundim. Cenário de Integração do Processo de Desenvolvimento de Produtos: Uma Ferramenta Educacional para Capacitação Profissional.
  10. Fabio Favaretto. Uma Contribuição ao Processo de Gestão da Produção pelo Uso da Coleta Automática de Dados de Chão de Fábrica.

2000

  1. Marcelo Giroto Rebelato. A Fragilidade da Racionalidade Instrumental na Administração: Um Ensaio Compreensivo.
  2. Josadak Astorino Marçola. Horas Anualizadas como Técnica do Planejamento da Capacidade em Sistemas de Manufatura.
  3. Walter Francisco Molina Junior. Proposta de Metodologia Descritiva para Ensaio Padronizado de Colhedoras de Cana-de-Açúcar (Saccharum, spp).
  4. Paulo Alberto Silveira Wrege. Metodologia para Obtenção de Esferas de Cerâmica para Próteses de Quadril.
  5. Elidio de Carvalho Lobão. Discussão, Sistematização e Modelamento do Processo de Realização de Estudos de Simulação.
  6. Marcel Andreotti Musetti. A Identificação da Entidade Gestora Logística: Uma Contribuição para seu Processo de Formação e Educação.
  7. Róger Ribeiro Riehl. Condensação Convectiva em Canais de Pequenos Diâmetros com e sem uma Fronteira Porosa.
  8. Dirceu Lavoisier Graci Fernandes. Análise de Veículos Rodoviários Articulados Pesados na Freagem através da Técnica dos Mapas de Desempenho.
  9. Juan Carlos Campos Rubio. Projeto, Construção e Avaliação de Microposicionadores para Usinagem de Ultraprecisão.
  10. Carlos Umberto da Silva Lima. Ebulição Convectiva de Refrigerantes Halogenados Escoando no Interior de Tubos Horizontais de Cobre.
Para teses de doutorado defendidas antes de 2000, favor entrar em contato com a secretaria do programa.