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Produção do Corpo Docente

Volnei Tita

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2003), sendo parte do projeto desenvolvido na Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2004) e pela Katholieke Universiteit Leuven (2013). Atuou na EMBRAER como Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, realizando análises em estruturas aeronáuticas (2005-2006). Foi Professor Doutor da Universidade de São Paulo de 2006 a 2011. Nucleou e consolidou o Grupo de Estruturas Aeronáuticas da EESC/USP, sendo este reconhecido como Grupo de Pesquisa do CNPq. Obteve o título de Livre-Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo) em 2011, se tornando Professor Associado da referida instituição. Ministrou várias Plenary Lectures em eventos nacionais e internacionais, com destaque para o II International Conference on Mechanics of Composites (2016), o XX International Conference on Composite Structures (2017) e o V International Conference on Mechanics of Composites (2019). Foi Secretário do Comitê Técnico de Engenharia Aeroespacial da ABCM de 2011 a 2013 e atualmente é Secretário do Comitê Técnico de Mecânica dos Sólidos da ABCM. Em 2011, foi condecorado com uma medalha do AFOSR/SOARD (USA) - Air Force Office Scientific Research/Southern Office of Aerospace Research and Development. É Membro Observador da ABCM junto ao ICAS (International Council of the Aeronautical Sciences) desde 2013. Foi Chairman do USP/EESC-AFOSR Workshop on Structural Mechanics and Prognosis, and Lightweight Materials for Aerospace em colaboração com a US-Air Force (2014). Foi Coordenador do Simpósio de Engenharia Aeroespacial do COBEM 2013 e Chairman do VII International Symposium on Solid Mechanics (2019). Foi parecerista do Wolfson Research Merit Awards 2017 (The Royal Society - Reino Unido). Desde 2015, é organizador do MACMS (Meeting on Aeronautical Composite Materials and Structures). Publicou cerca de 300 artigos científicos em periódicos e anais de conferências. Tem sido Membro de Comitês Científicos de diversas Conferências Internacionais. Atualmente é revisor de mais de 30 periódicos e faz parte do Editorial Board de Revistas Internacionais: Composite Structures (Elsevier); International Journal of Automotive Composites (Inderscience); The Applied Adhesion Science (Springer) e Journal of Materials: Design and Applications (SAGE). Foi Guest Editor do IJAutoC do Special Issue em Modelling of Advanced Composite Materials (ACM) for Automotive Applications (2015) e da Latin American Journal of Solids and Structures (2020). Desde 2021 é Associate Editor do journal Frontiers in Aerospace Engineering. Em 2021, recebeu o Título de Professor Afiliado da Universidade do Porto (Portugal). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com ênfase em Estruturas Aeronáuticas em Material Compósito, atuando principalmente no seguinte tema: estudo teórico e experimental de estruturas em material compósito. Desenvolve projetos e colaborações em pesquisa com a Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), a Universidade do Porto (Portugal),a Universidad de La Habana (Cuba), a Texas A M University (EUA), US-Air Force (EUA) e US-Army (EUA). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0308213196926774 (23/03/2022)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. João Dagnone, 1100 (Departamento de Engenharia Aeronáutica) Jardim Santa Angelina 13563120 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738612 Fax: (16) 33738346 URL da Homepage: http://www.eesc.usp.br/aeronautica/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2021-Atual. Desenvolvimento de Sistemas Autonomos empregando baterias multiFuncionais para monitoramento da integridade Estrutural: Aplicacao em estruturas de compositos danificadas por impacto (SAFE)
      Descrição: Apesar de todos os avanços, os materiais compósitos ainda não atingiram seu pleno potencial de aplicação devido a seu complexo comportamento em serviço. O desenvolvimento de novos sistemas de monitoramento da integridade estrutural pode potencializar o emprego desses materiais. Assim, este projeto busca contribuir com o desenvolvimento de sistemas autônomos de monitoramento empregando novas gerações de baterias multifuncionais para avaliar a integridade de estruturas em compósito submetidas a carregamentos de impacto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcílio Alves - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Denys Eduardo Teixeira Marques - Integrante / Bruno Guilherme Christoff - Integrante / João Paulo Pereira do Carmo - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da USP - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    2. 2021-Atual. Estruturas aeroespaciais em compositos avancados: desenvolvimento de modelos computacionais e aplicacoes inovadoras
      Descrição: Este projeto visa, de forma inovadora, o desenvolvimento de modelos computacionais para a aplicação de materiais compósitos avançados em Estruturas Aeroespaciais, ou seja, para o emprego de materiais compósitos laminados, que possuem lâminas (camadas) com rigidez variável devido à mudança da orientação das fibras dentro da própria lâmina. Dessa forma, com base nos modelos a serem desenvolvidos, poder-se-á projetar como as fibras serão depositadas em cada lâmina, possuindo ângulos variáveis a fim de se obter estruturas aeroespaciais ultraleves, com elevada resistência mecânica e rigidez adequada para diferentes condições de carregamentos. Devido à amplitude do objetivo geral, tem-se que os objetivos específicos a serem atingidos foram divididos em 2 grandes grupos: Grupo I ? Desenvolvimento de Modelos Computacionais, e Grupo II ? Aplicações Inovadoras. Para atingir os objetivos do Grupo I, será necessário: fabricar amostras de compósitos avançados, ou seja, compósitos laminados que possuem lâminas (camadas) com rigidez variável devido à mudança da orientação das fibras dentro da própria lâmina; realizar ensaios experimentais para obter propriedades mecânicas e valores de resistência, bem como para avaliar mecanismos de danificação e falha; formular modelos de material com base nos mecanismos de danificação e falha observados experimentalmente; realizar ensaios experimentais para obtenção de parâmetros associados aos modelos de material; implementar computacionalmente os modelos via MEF em MatLab e no programa ABAQUS; avaliar as potencialidades e limitações dos modelos implementados, analisando problemas de tração, flexão e flexão pós-impacto. Para atingir os objetivos do Grupo II, será necessário: empregar algoritmos de otimização para determinação da deposição ótima de fibras com ângulo variável em cada camada do laminado, visando a obtenção de estruturas aeroespaciais ultraleves e com elevada resistência mecânica em diferentes casos de carregamentos e resistência residual após impacto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Rui Miranda Guedes - Integrante / Sandro Campos Amico - Integrante / Gabriel S. C. Souza - Integrante / Fernando Madureira - Integrante / Maísa M. A. D. Maciel - Integrante / Gregório Felipe Oliveira Ferreira - Integrante / Marcelo Moura - Integrante / Pedro Leal Ribeiro - Integrante / Albertino Arteiro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    3. 2020-2021. 5th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM 5)
      Descrição: O evento BCCM5 (5th Brazilian Conference on Composite Materials) visa ser um fórum internacional de discussão de trabalhos teóricos (novas teorias), experimentais (novos processos de fabricação e procedimentos de ensaios inovadores) e numéricos (novos métodos computacionais e simulações) da área de Materiais Compósitos, que estejam na fronteira do conhecimento. O evento também tem como objetivo fomentar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação e jovens doutores, com valores de inscrição reduzidos para estes grupos, o que pode ser verificado no site do BCCM5 (http://www3.eesc.usp.br/bccm5/). Esse tipo de estratégia tem atraído ao longo da realização dos eventos anteriores, uma forte participação de jovens pesquisadores de várias partes do Brasil, proporcionando a eles um contato único e valioso com pesquisadores de renome internacional. Tal contato auxilia no amadurecimento desses jovens pesquisadores e constitui, muitas vezes, no início de uma parceria entre uma instituição Brasileira e uma instituição estrangeira, reforçando o vetor de internacionalização da pesquisa no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / José Ricardo Tarpani - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da USP - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    4. 2020-2021. 5th Brazilian Conference on Composite Materials - BCCM 5
      Descrição: O BCCM (Brazilian Conference on Composite Materials) visa ser um fórum internacional de discussão de trabalhos teóricos (novas teorias), experimentais (novos processos de fabricação e procedimentos de ensaios inovadores) e numéricos (novos métodos computacionais e simulações) da área de Materiais Compósitos, que estejam na fronteira do conhecimento. O evento também tem como objetivo fomentar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação e jovens doutores, para tanto as inscrições para estes grupos terão valores reduzidos, como pode ser verificado no site do BCCM 5 ? 5th Brazilian Conference on Composite Materials ? http://www3.eesc.usp.br/bccm5/. Este tipo de estratégia tem atraído ao longo da realização dos eventos anteriores, uma forte participação de jovens pesquisadores de várias partes do Brasil, proporcionando a eles um contato único e valioso com pesquisadores de renome internacional. Isto não somente auxilia no amadurecimento desses jovens pesquisadores, mas também constitui muitas vezes no início de uma parceria entre uma instituição Brasileira e uma instituição estrangeira, reforçando assim, o vetor de internacionalização da pesquisa no país, sendo de extrema relevância para o SNPG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / José Ricardo Tarpani - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    5. 2020-Atual. Fabricacao avancada de compositos por enrolamento filamentar: Avaliacao da resistencia residual de cilindros com rigidez variavel apos carregamento de impacto
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um pacote contendo soluções experimentais, numéricas e rotinas de otimização de estruturas cilíndricas com rigidez variável (RV) fabricadas por enrolamento filamentar (EF) (do inglês, filament winding). É conhecido que peças axissimétricas fabricadas pelo processo de EF tradicional possuem excelentes propriedades mecânicas. No entanto, a baixa resistência na direção da espessura em estruturas laminadas as torna suscetíveis a danos por impacto. Modificações no processo tradicional de EF visando um processo de fabricação avançado serão realizadas a fim de possibilitar a obtenção de cilindros em compósito com RV, para aumentar o leque de opções construtivas e assim facilitar o desenvolvimento de estruturas otimizadas. Serão realizados ensaios de resistência residual após impacto, tais como compressão axial e/ou radial para analisar o comportamento mecânico dos cilindros. Para realizar a otimização dessas estruturas, serão desenvolvidos modelos por elementos finitos para prever a falha e o dano progressivo dos materiais, bem como a integração com algoritmos de otimização. Protótipos de cilindros em compósito otimizados serão fabricados e avaliados experimentalmente a fim de validar os resultados obtidos. Espera-se ter, através do processo de fabricação avançado, cilindros compósitos com rigidez e peso otimizados em comparação a cilindros fabricados tradicionalmente pelo processo de EF. Além disso, espera-se que a metodologia desenvolvida possa ser empregada em escala industrial e que empresas interessadas sejam beneficiadas pelos resultados obtidos e disseminados pelo projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / José Humberto S. Almeida Jr. - Integrante / Maikson L. P. Tonatto - Integrante / Sandro Campos Amico - Integrante / Maísa M. A. D. Maciel - Integrante / Cristiano Baierle de Azevedo - Integrante / Artur Altermann Pollet - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um pacote contendo soluções experimentais, numéricas e rotinas de otimização de estruturas cilíndricas com rigidez variável (RV) fabricadas por enrolamento filamentar (EF) (do inglês, filament winding). É conhecido que peças axissimétricas fabricadas pelo processo de EF tradicional possuem excelentes propriedades mecânicas. No entanto, a baixa resistência na direção da espessura em estruturas laminadas as torna suscetíveis a danos por impacto. Modificações no processo tradicional de EF visando um processo de fabricação avançado serão realizadas a fim de possibilitar a obtenção de cilindros em compósito com RV, para aumentar o leque de opções construtivas e assim facilitar o desenvolvimento de estruturas otimizadas. Serão realizados ensaios de resistência residual após impacto, tais como compressão axial e/ou radial para analisar o comportamento mecânico dos cilindros. Para realizar a otimização dessas estruturas, serão desenvolvidos modelos por elementos finitos para prever a falha e o dano progressivo dos materiais, bem como a integração com algoritmos de otimização. Protótipos de cilindros em compósito otimizados serão fabricados e avaliados experimentalmente a fim de validar os resultados obtidos. Espera-se ter, através do processo de fabricação avançado, cilindros compósitos com rigidez e peso otimizados em comparação a cilindros fabricados tradicionalmente pelo processo de EF. Além disso, espera-se que a metodologia desenvolvida possa ser empregada em escala industrial e que empresas interessadas sejam beneficiadas pelos resultados obtidos e disseminados pelo projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / VOLNEI TITA - Coordenador / Sandro C Amico - Integrante / ALMEIDA, JOSÉ HUMBERTO S. - Integrante / Maikson L. P. Tonatto - Integrante / Maísa M. A. D. Maciel - Integrante / Cristiano Baierle de Azevedo - Integrante / Artur Altermann Pollet - Integrante.
      Membro: Marcelo Leite Ribeiro.
    6. 2019-Atual. Identificacao de danos em estruturas aeronauticas fabricadas em materiais compositos empregando modelos multiescala
      Descrição: Um dos grandes desafios da atualidade é a realização de análises precisas que simulem nucleação e evolução de dano em materiais compósitos; bem como a criação de métodos capazes de identificar dano em estruturas aeronáuticas, e quantificar propriedades de material degeneradas e resistência e/ou vida residual. Embora diversos modelos existam para esses materiais, que estão sendo estudados desde a década de 1950, a maior parte dos modelos não produz resultados aceitáveis para projetos detalhados, muitas vezes sub ou superestimando cargas necessárias para a danificação e evolução do dano. Um dos motivos para isso se dá pela maior parte dos modelos utilizados serem fenomenológicos ou semi-empíricos, ajustando curvas ou superfícies de falha a ensaios experimentais. Uma possível solução para esse problema é a utilização de modelos baseados em análises multiescala e nos mecanismos reais de falha, modelados através de relações conhecidas da Mecânica do Dano. Diante desse cenário, o presente pesquisador vem desenvolvendo uma metodologia multiescala para previsão de dano intralaminar em materiais compósitos, o principal objetivo desta proposta está no aprimoramento dessa metodologia para inclusão de dano interlaminar (delaminação) e na utilização dessa metodologia para o desenvolvimento de métodos de detecção de dano. Para o desenvolvimento dos modelos de delaminação, será necessário: identificar, estudar, adaptar e implementar modelos pré-existentes da literatura, bem como desenvolver novas formulações de geração de microestruturas não-uniformes e de dano interlaminar, e também implementá-las. Para atingir os objetivos da proposta, será utilizada uma metodologia de pesquisa baseada em separar o problema em duas fases: (1) Desenvolvimento e implementação de uma análise multiescala para previsão e evolução de dano interlaminar sob a presença de dano intralaminar conhecido; (2) Estudo e análise da técnica de emissão acústica ultrassônica e utilização dos modelos multiescala implementados na primeira fase para auxiliar na detecção de danos em estruturas de material compósito. Os modelos desenvolvidos serão implementados junto ao pacote de elementos finitos Abaqus utilizando códigos de modelagem automatizada em linguagem Python, bem como alguns scripts stand-alone em linguagem Python e Matlab. Após a implementação dos modelos, esses serão comparados com resultados da literatura e experimentais. Deve-se ressaltar que tanto os resultados experimentais como os computacionais a serem obtidos frutificarão em trabalhos para serem apresentados em congressos nacionais e internacionais, mas principalmente em artigos científicos para serem publicados em revistas internacionais relevantes na área, sendo que isto já vem ocorrendo por parte dos trabalhos desenvolvidos pelo presente proponente. Vislumbra-se também a potencialidade da geração de patentes de inovação, principalmente, no segmento de ferramentas computacionais, que venham auxiliar no desenvolvimento de produtos fabricados a partir de materiais compósitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    7. 2018-2019. International Symposium on Solid Mechanics - MecSol
      Descrição: O MECSOL visa ser um fórum internacional de discussão de trabalhos teóricos, experimentais e numéricos da área de Mecânica dos Sólidos, que estejam na fronteira conhecimento. O evento também tem como objetivo fomentar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação e jovens doutores, para tanto as inscrições para estes grupos terão valores reduzidos, seguindo as orientações da ABCM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / António Joaquim Mendes Ferreira - Integrante / André Teófilo Beck - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    8. 2018-2019. 7th International Symposium on Solid Mechanics - MECSOL 2019
      Descrição: O MECSOL visa englobar trabalhos teóricos, experimentais e numéricos da área de Mecânica dos Sólidos. Pode-se afirmar que é o único evento internacional realizado no Brasil a cada 2 anos e que é dedicado aos seguintes assuntos: Análises de Falhas e Fadiga; Estruturas e Materiais Compósitos; Elasticidade, Plasticidade, Mecânica do Dano e da Fratura; Viscoelasticidade e Viscoplasticidade; Engenharia de Impacto; Métodos de Confiabilidade Estrutural e Otimização de Projeto baseada em Confiabilidade; Otimização de Materiais, Fluidos e Estrutura; Métodos Numéricos; Análise Não-Linear: Flambagem, Pós-Flambagem e Análises de Contato. Diante disso, o comitê técnico da área de Mecânica dos Sólidos da ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas) assumiu, como sua principal tarefa, a organização e realização deste simpósio, fazendo dele um evento oficial da associação. Desde 2007, 6 (seis) edições do MECSOL já foram realizadas, sempre em anos ímpares, buscando estimular a participação de conferencistas internacionais, sendo o Inglês a língua oficial do evento. O evento também tem como objetivo fomentar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação e jovens doutores, para tanto as inscrições para estes grupos terão valores reduzidos, seguindo as orientações da ABCM. De fato, para esta edição, tem-se a perspectiva de haver a apresentação de 100 trabalhos orais, 6 palestras (sendo três destas Internacionais), bem como trabalhos em formato pôster. Portanto, espera-se ter cerca de 150 participantes no MECSOL 2019, que não somente aborda assuntos de extrema relevância trazendo contribuições importantes em termos de ciência, tecnologia e inovação para o país, mas também contribui na formação de recursos humanos, atraindo a participação de graduandos e pós-graduandos. A participação ativa de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como engenheiros do setor, do Brasil e de vários outros países também favorece o intercâmbio pessoal e científico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / António Joaquim Mendes Ferreira - Integrante / André Teófilo Beck - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    9. 2017-2020. Modelagem multiescala de estruturas fabricadas em materiais compositos: Uma abordagem baseada em mecanismos reais de danificacao e falha
      Descrição: Na Área de Estruturas Aeronáuticas, um dos grandes desafios atualmente é a realização de análises precisas que simulem nucleação e evolução de dano em materiais compósitos, bem como falha desses materiais. Embora diversos modelos existam para esses materiais, que estão sendo estudados desde a década de 1950, a maior parte dos modelos não produz resultados aceitáveis para projetos detalhados, muitas vezes os mesmos sub ou superestimam as tensões necessárias para a danificação e falha desses materiais, especialmente em se tratando de estruturas sob flexão ou impacto de baixa energia. Um dos motivos para isso se dá pela maior parte dos modelos utilizados serem fenomenológicos ou semi-empíricos, ajustando curvas ou superfícies de falha a ensaios experimentais. Essa abordagem negligencia o fato de materiais compósitos, por sua anisotropia e heterogeneidade, apresentarem múltiplos mecanismos físicos de danificação e falha, que ocorrem simultaneamente em diversas escalas nas diferentes fases do material (matriz, reforços e/ou interface). Uma possível solução para esse problema é a utilização de modelos baseados em análises multiescala e nos mecanismos reais de danificação e falha, modelados através de relações conhecidas da Mecânica do Dano. Diante desse cenário, o principal objetivo deste projeto consiste no estudo e desenvolvimento de modelos de dano multiescala aplicáveis a estruturas fabricadas em materiais compósitos. Para o desenvolvimento desses modelos será necessário: identificar, estudar, adaptar e implementar modelos pré-existentes da literatura, bem como desenvolver novas formulações de dano, e também implementa-las. Para atingir as metas do projeto, será utilizada uma metodologia de pesquisa baseada em separar o problema nos carregamentos aplicados sobre a estrutura em material compósito: (1) Carregamentos puramente de tração ou flexão; (2) Carregamentos combinados de flexo-tração e flexo-compressão, bem como carregamentos multiaxiais e (3) Carregamentos de impacto de baixa energia. Os modelos desenvolvidos serão implementados junto ao pacote de elementos finitos Abaqus utilizando suas ferramentas de rotinas de usuário em Fortran User Element (UEL) e/ou User Material (UMAT), bem como códigos de modelagem automatizada em linguagem Python. Após a implementação dos modelos, resultados de simulações de ensaios de tração, flexão 3-pontos, flexão 4-pontos, endentação e/ou impacto de baixa energia serão comparados com resultados experimentais e/ou provenientes da literatura. Portanto, este projeto irá contribuir para o desenvolvimento e refinamento de métodos de previsão de dano em estruturas fabricadas em material compósito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Romeu Rony Cavalcante da Costa - Integrante / Marcus Vinicius Angelo - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Mauricio Francisco Caliri Junior - Integrante / Ricardo de Medeiros - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / Gregório F. O. Ferreira - Integrante / António Joaquim Mendes Ferreira - Integrante / Ramesh Talreja - Integrante / Humberto Brito Santana - Integrante / Eduardo Shoiti Sato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    10. 2017-2018. Modelagem de dano e falha de estruturas em material composito via analise multiescala
      Descrição: Atualmente, na Engenharia Aeronáutica, um dos grandes desafios é a realização de análises precisas, que simulem nucleação e evolução de dano e falha em materiais compósitos. Embora diversos modelos existam para esses materiais, e estejam sendo estudados desde 1950, a maior parte dos modelos não produz resultados aceitáveis para projetos detalhados. De fato, muitas vezes os modelos sub ou superestimam as cargas necessárias para a danificação e falha desses materiais. Um dos motivos disso atribuí-se aos modelos utilizados serem fenomenológicos ou semi-empíricos, ajustando curvas ou superfícies de falha a ensaios experimentais. Essa abordagem negligencia o fato de materiais compósitos, por sua anisotropia e heterogeneidade, apresentarem múltiplos mecanismos físicos de falha, que ocorrem simultaneamente em diversas escalas nas diferentes fases do material. Uma possível solução para esse problema é a utilização de modelos baseados em análises multiescala e nos mecanismos reais de falha, empregando relações da Mecânica do Dano e fundamentos da Mecânica da Fratura. Diante desse cenário, o principal objetivo do projeto a ser desenvolvido junto à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) consiste no desenvolvimento de modelos de dano multiescala aplicáveis a estruturas de materiais compósitos. Para o desenvolvimento desses modelos será necessário: identificar, estudar, adaptar e implementar modelos computacionais. Os modelos desenvolvidos serão implementados junto ao pacote de elementos finitos Abaqus, utilizando suas ferramentas de rotinas de usuário em Fortran User Element (UEL) e/ou User Material (UMAT), bem como códigos de modelagem automatizada em linguagem Python e/ou MatLab. Após a implementação dos modelos, resultados de simulações serão comparados com resultados experimentais provenientes da literatura. Portanto, este trabalho irá contribuir para o desenvolvimento e refinamento de métodos de previsão de mecanismos de dano e falha (por exemplo, delaminação) em estruturas fabricadas em material compósito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Integrante / António Joaquim Mendes Ferreira - Coordenador.
      Membro: Volnei Tita.
    11. 2017-Atual. Construcao e validacao de um tunel de vento sub-sonico
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo, projeto e construção de um túnel de vento. Esse túnel será uma bancada de testes para validar experimentalmente, os programas e rotinas computacionais a serem desenvolvidos, paralelamente por este coordenador, para simulação de fenômenos aeroelásticos para previsão de falhas em estruturas aeronáuticas. Através de uma metodologia analítico-computacional proposta (que inclui simulações em dinâmica dos fluidos), o projeto do túnel de vento assumirá um seção de teste com área transversal de 40cmx40cm, comprimento de 200cm e velocidade do fluxo de ar de 60m/s (regime sub-sônico). Além da seção de teste, as seções que tratam da estabilização do fluxo, do direcionamento do fluxo, dos difusores, da contração do fluxo e do ventilador serão projetadas para minimizar a perda de carga do circuito e assim reduzir e otimizar a potência nominal do ventilador a ser comprado. O custo de construção foi estimado inicialmente em torno de R$60.000,00. Neste valor estão inclusos um ventilador industrial de alta vazão e alta pressão, metalons, cantoneiras, chapas de aço, fixadores, bolsa para aluno de inciação científica, serviços de serralheria e pintura, etc... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Integrante / CALIRI, MAURICIO F. - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    12. 2016-2020. New multi-scale based damage evolution and failure models for prognosis of composite structures
      Descrição: The present proposal consists on developing new multi-scale based damage evolution and failure models for prognosis of composite structures with more accuracy. In fact, Talreja?s models will be improved and modified to incorporate damage effects caused by bending and combined loads, as well as interlaminar effects, generating Talreja and Tita?s models (?TT?s models?). Different experimental tests will be carried out for balanced and unbalanced laminates to evaluate material models. Thus, numerical results will be compared to the experimental ones, observing not only numerical issues, but also mainly the accuracy of the material model to predict the composite structure behavior. Therefore, this proposal will provide relevant advancements in models based on multi-scale approach, and failure analysis based on physics mechanisms. In addition, new methodologies will be developed in order to identify model parameters and to validate material models. Besides, the automation of these methodologies by using Python, UMAT and/or UEL subroutines linked to ABAQUS will create opportunities to have prognosis of complex composite aircraft structures.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Ramesh Talreja - Integrante. Financiador(es): Air Force Office of Scientific Research - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    13. 2016-2019. Previsao e monitoramento de dano em estruturas de material composito
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como um dos objetivos principais o desenvolvimento de modelos inovadores para a previsão do comportamento de estruturas fabricadas em material compósito. Portanto, numa Fase I, serão formulados matematicamente, programados computacionalmente e validados, tanto modelos de material como elementos finitos inovadores visando à previsão do comportamento de estruturas fabricadas em material compósito e/ou material compósito inteligente (material compósito associado com material piezelétrico). Por outro lado, um sistema SHM (Structural Health Monitoring) instalado na estrutura fabricada em material compósito inteligente não somente pode garantir maior segurança e confiabilidade, mas também substituir o plano de manutenção tradicional, reduzindo os custos e prevenindo manutenções desnecessárias. Tal sistema deve informar em tempo real, durante a vida da estrutura, um diagnóstico do estado e a condição da mesma, que deve estar de acordo com o especificado pelo projeto estrutural inicial. Diante desse cenário, numa Fase II, o principal objetivo do presente projeto consiste no desenvolvimento de um critério para monitorar a resistência residual de estruturas em material compósito danificadas por carregamento de impacto. Para o desenvolvimento deste critério, será necessário: identificar e localizar danos, bem como calcular a severidade do dano para estimar a resistência residual da estrutura em compósito, empregando, principalmente, métodos vibracionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Dirk Vandepitte - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Ricardo de Medeiros - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / Gregório F. O. Ferreira - Integrante / Mauricio Francisco Caliri Junior - Integrante / Humberto Brito Santana - Integrante / Eduardo Shoiti Sato - Integrante / Pedro Wolf - Integrante / André Rittner Pires Correa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Volnei Tita.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como um dos objetivos principais o desenvolvimento de modelos inovadores para a previsão do comportamento de estruturas fabricadas em material compósito. Portanto, numa Fase I, serão formulados matematicamente, programados computacionalmente e validados, tanto modelos de material como elementos finitos inovadores visando à previsão do comportamento de estruturas fabricadas em material compósito e/ou material compósito inteligente (material compósito associado com material piezelétrico). Por outro lado, um sistema SHM (Structural Health Monitoring) instalado na estrutura fabricada em material compósito inteligente não somente pode garantir maior segurança e confiabilidade, mas também substituir o plano de manutenção tradicional, reduzindo os custos e prevenindo manutenções desnecessárias. Tal sistema deve informar em tempo real, durante a vida da estrutura, um diagnóstico do estado e a condição da mesma, que deve estar de acordo com o especificado pelo projeto estrutural inicial. Diante desse cenário, numa Fase II, o principal objetivo do presente projeto consiste no desenvolvimento de um critério para monitorar a resistência residual de estruturas em material compósito danificadas por carregamento de impacto. Para o desenvolvimento deste critério, será necessário: identificar e localizar danos, bem como calcular a severidade do dano para estimar a resistência residual da estrutura em compósito, empregando, principalmente, métodos vibracionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / Gregório Felipe Oliveira Ferreira - Integrante / Dirk Vandepitte - Integrante / Maurício Francisco Caliri Junior - Integrante / Volnei Tita - Coordenador / RIcardo de Medeiros - Integrante / Humberto Brito-Santana - Integrante / Eduardo Shoiti Sato - Integrante / Pedro Wolf - Integrante / André Rittner Pires Correa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Leite Ribeiro.
    14. 2016-2018. Desenvolvimento de uma metodologia para simular o comportamento mecanico a longo prazo de estruturas em polimeros biodegradaveis
      Descrição: Os polímeros biodegradáveis são uma alternativa vantajosa para desenvolver novos conceitos regenerativos para dispositivos médicos implantáveis para reparação de tecidos moles, como ligamentos, cartilagens, pele, vasos sanguíneos, etc. Estes dispositivos biodegradaveis devem substituir temporariamente as funções biomecânicas, e transferi-las gradualmente para o neo-tecido formado sob a estrutura temporária enquanto o material vai degradando e, por fim, é totalmente erodido e assimilado pelo tecido hospedeiro. Idealmente, o dispositivo deveria degradar as propriedades mecânicas de forma compatível com o tempo de regeneração do tecido biológico. Contudo, o projeto e dimensionamento destes dispositivos carece ainda de ferramentas e métodos de previsão e simulação do comportamento mecânico durante a degradação hidrolítica. Diante deste contexto, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de metodologias capazes de simular o comportamento mecânico de dispositivos em polímeros biodegradáveis, durante os vários estágios de degradação. Assim, a convergência iterativa à solução ótima pode ser feita computacionalmente, através de modelos de material a serem implementados num programa de elementos finitos, como o ABAQUS®. Para cumprir o objetivo essencial do projeto, vamos recorrer a uma abordagem semelhante ao já feito em anteriores trabalhos do pesquisador responsável, que consiste em combinar modelos da cinética da hidrólise com modelos constitutivos. Estes modelos devem ser capazes de representar o comportamento mecânico viscoplástico dos materiais, uma vez que em serviço a estrutura temporária estará sujeita a cargas dinâmicas ou estáticas, em muitos casos superiores ao limite de escoamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Coordenador / Pedro Yoshito Noritomi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    15. 2015-2017. Formulacao de elementos finitos e modelos de delaminacao para material composito laminado
      Descrição: As recentes melhorias nos processos de fabricação e nas propriedades dos materiais associadas a excelentes características mecânicas e baixo peso tornam os materiais compósitos muito atrativos para aplicação em estruturas aeroespaciais. Vários critérios e teorias de falha têm sido desenvolvidos para descrever o processo de dano e sua evolução, mas a solução do problema ainda está em aberto. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de delaminação (falha interlaminar) e a sua aplicação para simular a falha progressiva de estruturas fabricadas em material compósito. O modelo de delaminação a ser desenvolvido será implementado como sub-rotinas em linguagem FORTRAN (UMAT-User Material Subroutine e UEL - User Element Subroutine), a serem compiladas junto ao programa comercial de Elementos Finitos ABAQUSTM. A validação do modelo será realizada através da comparação dos resultados numéricos com resultados experimentais. Paralelamente ao desenvolvimento do modelo de delaminação, será desenvolvida uma nova formulação para elementos finitos de casca laminada baseada no método dos elementos finitos generalizados de modo a melhorar os resultados das simulações numéricas onde ocorrem fenômenos de localização assim como grandes gradientes de tensão como é o caso de simulações que envolvem falha progressiva. A formulação de elementos finitos será então verificada através de experimentos numéricos tradicionais. Por fim, uma vez validado a formulação de elementos finitos, o modelo de material contemplando o processo de falha intralaminar e interlaminar será incorporado a formulação de elementos finitos generalizados e então novamente validado através de comparações entre resultados numéricos e experimentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Coordenador / André Ferreira Costa Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
      Descrição: As recentes melhorias nos processos de fabricação e nas propriedades dos materiais associadas a excelentes características mecânicas e baixo peso tornam os materiais compósitos muito atrativos para aplicação em estruturas aeroespaciais. Vários critérios e teorias de falha têm sido desenvolvidos para descrever o processo de dano e sua evolução, mas a solução do problema ainda está em aberto. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de delaminação (falha interlaminar) e a sua aplicação para simular a falha progressiva de estruturas fabricadas em material compósito. O modelo de delaminação a ser desenvolvido será implementado como sub-rotinas em linguagem FORTRAN (UMAT-User Material Subroutine e UEL - User Element Subroutine), a serem compiladas junto ao programa comercial de Elementos Finitos ABAQUSTM. A validação do modelo será realizada através da comparação dos resultados numéricos com resultados experimentais. Paralelamente ao desenvolvimento do modelo de delaminação, será desenvolvida uma nova formulação para elementos finitos de casca laminada baseada no método dos elementos finitos generalizados de modo a melhorar os resultados das simulações numéricas onde ocorrem fenômenos de localização assim como grandes gradientes de tensão como é o caso de simulações que envolvem falha progressiva. A formulação de elementos finitos será então verificada através de experimentos numéricos tradicionais. Por fim, uma vez validado a formulação de elementos finitos, o modelo de material contemplando o processo de falha intralaminar e interlaminar será incorporado a formulação de elementos finitos generalizados e então novamente validado através de comparações entre resultados numéricos e experimentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Leite Ribeiro - Coordenador / VOLNEI TITA - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / Jorge David Aveiga Garcia - Integrante / Matheus Vilar Mota Santos - Integrante / Fernando Madureira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Leite Ribeiro.
    16. 2015-2016. Calculo de propriedades efetivas para materiais compositos reforcados por fibras estruturais e piezeletricas
      Descrição: O presente projeto consiste, num primeiro momento, em calcular as propriedades efetivas de materiais compósitos reforçados por fibras estruturais, ou seja, fibras de vidro ou carbono, considerando contato perfeito ou não entre as fibras e a matriz polimérica. Num segundo momento, buscar-se-á determinar as propriedades efetivas de materiais compósitos reforçados por fibras piezelétricas, novamente, considerando contato perfeito ou não entre as fibras e a matriz polimérica. Devido à magnitude do objetivo geral, o mesmo será subdividido em duas fases. A Primeira Fase abordará o cálculo das propriedades efetivas de materiais compósitos reforçados por fibras estruturais. Dessa forma, serão desenvolvidos modelos computacionais baseados em conceitos de Volume Elementar Representativo (VER), com solução via Método dos Elementos Finitos (MEF), a fim de se obter as propriedades mecânicas, mais especificamente, os coeficientes efetivos associados ao tensor constitutivo, considerando não somente contato perfeito entre fibra e matriz, mas também contato imperfeito homogêneo e não-homogêneo. Paralelamente, serão desenvolvidos modelos baseados em conceitos de Célula Unitária, com solução via Métodos Analíticos (AHM ? Método de Homogeneização Assintótica) e/ou Métodos Semi-Analíticos a fim de se obter os mesmos coeficientes efetivos associados ao tensor constitutivo, considerando contato perfeito entre fibra e matriz, mas também contato imperfeito homogêneo e não-homogêneo. Em seguida, serão avaliadas as potencialidades e limitações dos modelos propostos, comparando os resultados obtidos através de informações da literatura, do emprego das Relações Universais e/ou com base em resultados experimentais. Caso os resultados forem muito divergentes não somente entre si, mas também quando comparados com dados da literatura e/ou experimentais, buscar-se-á incrementar melhorias tanto nos modelos numéricos, como nos analíticos e/ou no semi-analíticos. A Segunda Fase abordará o cálculo das propriedades efetivas de materiais compósitos reforçados por fibras piezelétricas. Dessa forma, será empregada a mesma metodologia supracitada, no entanto, não serão calculados apenas os coeficientes efetivos mecânicos, mas também os dielétricos e piezelétricos, considerando não somente contato perfeito entre fibra e matriz, mas também contato imperfeito homogêneo e não-homogêneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Ricardo de Medeiros - Integrante / Humberto Brito Santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Volnei Tita.
    17. 2014-2019. Desenvolvimento de modelos para estruturas aeronauticas fabricadas em material composito
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de modelos inovadores para estruturas aeronáuticas fabricadas em material compósito. Portanto, serão formulados matematicamente, programados computacionalmente e validados, tanto modelos de material como elementos finitos inovadores visando à previsão do comportamento de estruturas fabricadas em material compósito e/ou material compósito inteligente (material compósito associado com material piezelétrico). E, o Professor Catedrático António Ferreira, atual Editor Chefe da Revista Internacional Composite Structures, será o Pesquisador Visitante Especial (PVE), que dará um importantíssimo suporte ao desenvolvimento do presente projeto de pesquisa. Devido ao grau de complexidade do projeto, tem-se que o mesmo será dividido em três grandes grupos de objetivos específicos/metas: Grupo I - formular, implementar computacionalmente e validar novos elementos finitos; Grupo II - formular, implementar computacionalmente e validar novos modelos de material; Grupo III - avaliar as potencialidades e limitações dos modelos propostos para estudos de casos mais complexos. Em sendo assim, diante de tudo o que foi apresentado e dos objetivos/metas traçados, verifica-se o mérito, a originalidade e a relevância do presente projeto de pesquisa, podendo o mesmo frutificar na publicação de artigos científicos em revistas internacionais relevantes na área, na formação de recursos humanos estratégicos e na produção de produtos inovadores (ferramentas computacionais), contribuindo de forma direta ou indireta para diferentes áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras, tais como: Engenharias; Tecnologia Aeroespacial; Petróleo, Gás e Carvão Mineral, bem como Nanotecnologia e Novos Materiais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Romeu Rony Cavalcante da Costa - Integrante / Flávio Donizeti Marques - Integrante / Marcus Vinicius Angelo - Integrante / Ricardo de Medeiros - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / Gregório F. O. Ferreira - Integrante / Mauricio Francisco Caliri Junior - Integrante / António Joaquim Mendes Ferreira - Integrante / Felipe Rendeiro Flor - Integrante / Felipe de Souza Eloy - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    18. 2013-2016. Analise da resistencia residual de estruturas em material composito danificadas por impacto: uma contribuicao para sistemas SHM
      Descrição: O objetivo geral do projeto proposto consiste em desenvolver um critério para prever a resistência residual de estruturas em material compósito, danificadas por carregamento de impacto. Para o desenvolvimento do referido critério será necessário: identificar e localizar o dano/falha, bem como quantificar a severidade do dano/falha e, apresentar uma estimativa da integridade da estrutura para prever a capacidade da estrutura danificada em resistir a carregamentos de flexão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (7) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Ricardo Afonso Angélico - Integrante / Marcus Vinicius Angelo - Integrante / Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / Ricardo de Medeiros - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / Emanuel Nunes Borges - Integrante / VANDEPITTE, D - Integrante / Gregório F. O. Ferreira - Integrante / Mauricio Francisco Caliri Junior - Integrante / Felipe Rendeiro Flor - Integrante / Felipe de Souza Eloy - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Volnei Tita.
      Descrição: O objetivo geral do projeto proposto consiste em desenvolver um critério para prever a resistência residual de estruturas em material compósito, danificadas por carregamento de impacto. Para o desenvolvimento do referido critério será necessário: identificar e localizar o dano/falha, bem como quantificar a severidade do dano/falha e, apresentar uma estimativa da integridade da estrutura para prever a capacidade da estrutura danificada em resistir a carregamentos de flexão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (7) . Integrantes: Marcelo Leite Ribeiro - Integrante / VOLNEI TITA - Coordenador / Ricardo Afonso Angelico - Integrante / Marcus Vinicius Angelo - Integrante / Emanuel Nunes Borges - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / Gregório Felipe Oliveira Ferreira - Integrante / Dirk Vandepitte - Integrante / Maurício Francisco Caliri Junior - Integrante / Felipe Rendeiro Flor - Integrante / RIcardo de Medeiros - Integrante / Felipe de Souza Eloy - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Leite Ribeiro.
    19. 2012-2015. Modelos constitutivos aplicados a estruturas polimeras biodegradaveis
      Descrição: Trata-se de Programa de Cooperação Internacional junto ao convênio USP e Universidade do Porto, entre o Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos e o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta proposta de trabalho apresenta como objetivo principal desenvolver um método para prever com precisão o comportamento mecânico de produtos biodegradáveis. O referido método será fundamental para o projeto de dispositivos biodegradáveis com vista em aplicações médicas, embora possa servir para outras aplicações (por exemplo: estruturas aeronáuticas de interior fabricadas a partir de fibras naturais). Assim, uma aproximação iterativa à solução ótima pode ser feita de forma virtual, através de modelos constitutivos a serem implementados num programa de elementos finitos. Idealmente, o dispositivo biodegradável deverá degradar as propriedades mecânicas de forma compatível com o ciclo de vida pretendido. Este tipo de dano químico nos polímeros biodegradáveis, pode em muitas aplicações estar combinado com outros tipos de dano mecânico, como o dano por fadiga e fluência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Romeu Rony Cavalcante da Costa - Integrante / Flávio Donizeti Marques - Integrante / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / Rui Miranda Guedes - Integrante / Mário Augusto Pires Vaz - Integrante / Bárbara Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante / Petra Anny Frey - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo e Universidade do Porto - Cooperação.
      Membro: Volnei Tita.
    20. 2012-2015. Desenvolvimento de uma metodologia para projetar estruturas em polimeros biodegradaveis
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal dar continuidade ao desenvolvimento de uma metodologia para prever, com precisão, o comportamento mecânico de produtos biodegradáveis a longo prazo. A versão preliminar da referida metodologia foi desenvolvida durante o trabalho de doutorado do jovem talento André Ferreira Costa Vieira junto à Universidade do Porto (Portugal) em parceria com o Grupo de Estruturas Aeronáuticas da Escola de Engenharia de São Carlos (USP ? Brasil), coordenado pelo Prof. Assoc. Volnei Tita. Vale ressaltar que a metodologia será fundamental para o projeto de dispositivos biodegradáveis com vista, inicialmente, em aplicações médicas, embora possa servir para aplicações de engenharia. Tais aplicações são justificadas, pois na fase de desenvolvimento de projeto de um dado produto fabricado em polímero biodegradável, busca-se ajustar adequadamente a velocidade de degradação ou as propriedades mecânicas, selecionando ou combinando diferentes polímeros e, variando a geometria da estrutura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / André Ferreira Costa Vieira - Integrante / GUEDES, RUI - Integrante / Bárbara Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante / Petra Anny Frey - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.
    21. 2012-2013. Residual strength analysis of Composite structures damaged by impact: a contribution for SHM systems
      Descrição: The main objective of this work consists on developing theoretical and experimental study about residual strength of composite structures damaged by impact loading. For the development of this study, it will be necessary: to identify and to localize damage, as well as to calculate the severity of the damage and to estimate the residual strength of the composite structure.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Vandepitte, Dirk - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Volnei Tita.
    22. 2012-2012. Computation of average properties in composites under imperfect contact conditions at the interfaces
      Descrição: The purpose of this visit is to combine recent scientific results developed in the Group of Solids Mechanics, Faculty of Mathematics and Computer Science of the University of Havana by Professor J. Bravo-Castillero, R. Guinovart-Diaz, J. A. Otero, J. C. Lopez-Realpozo and R. Rodriguez-Ramos related to the derivation of semi-analytical expressions for the effective properties of fiber reinforced composites using AHM with the recognized theoretical and practical experience of Professor Volnei Tita (Department of Aeronautical Engineering, Engineering School of São Carlos, University of São Paulo, São Carlos, SP, Brazil) and co-workers, in the numerical simulation and computational implementation using FEM for the analysis of properties in composites. Besides, Prof. Rodriguez-Ramos? visit will be very important to explore the necessary fundaments and assumptions used in both approaches (AHM and FEM) for the calculations of the average properties. A methodology for the analysis of overall properties in composites with anisotropic structures will be set up and the study of its possible extension to smart composites such as piezoelectric materials or magneto piezoelectric media will be analyzed. Thus, it is important to apply this methodology to heterogeneous materials having piezoelectric/magneto-electro-elastic properties and to study their behavior under imperfect regime at the matrix-fiber interface. The development of this methodology in co-operation, not only, will allow the behavior prediction of new materials with better global properties for the design of efficient devices, but also, strength the interactions between Brazilian and Cuban researchers. Therefore, this visit will contribute for different research projects.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Volnei Tita - Coordenador / Ricardo de Medeiros - Integrante / Murilo Sartorato - Integrante / Emanuel Nunes Borges - Integrante / Reinaldo Rodriguez Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Volnei Tita.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (20)
    1. Professor Afiliado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Porto (Portugal).. 2021.
      Membro: Volnei Tita.
    2. Visiting Fellowship, ISA (Istituto di Studi Avanzati) da Alma Mater Studiorum University of Bologna (Itália).. 2019.
      Membro: Volnei Tita.
    3. The 2018 Albert Nelson Marquis Lifetime Achievement Award, Marquis Who's Who.. 2018.
      Membro: Volnei Tita.
    4. Premio Nacional Al Resultado de la Investigación Científica - Colaborador junto ao trabalho "Estudios del comportamiento de materiales heterogéneos usando métodos micro-macro mecánicos?, Academia de Ciencias de Cuba.. 2018.
      Membro: Volnei Tita.
    5. Aerospace Science and Technology - Outstanding Contribution in Reviewing, Elsevier.. 2018.
      Membro: Volnei Tita.
    6. Orientador de Tese de Doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC/USP, Melhor Tese de Doutorado - CAPES.. 2017.
      Membro: Volnei Tita.
    7. Orientador de Tese de Doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC/USP, Melhor Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo.. 2017.
      Membro: Volnei Tita.
    8. Prêmio Tese Destaque USP : Melhor Tese de Doutorado 2017 (Grande Área: Engenharias) - Menção Honrosa (Orientador da Tese), Universidade de São Paulo.. 2017.
      Membro: Volnei Tita.
    9. Composite Structures - Outstanding Contribution in Reviewing, Elsevier.. 2017.
      Membro: Volnei Tita.
    10. Prêmio ABCM-EMBRAER: Melhor Tese de Doutorado 2016 - Menção Honrosa (Orientador da Tese), ABCM-EMBRAER, ABCM-EMBRAER.. 2016.
      Membro: Volnei Tita.
    11. Orientador de Tese de Doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC/USP, Melhor Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo.. 2016.
      Membro: Volnei Tita.
    12. Orientador de Tese de Doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC/USP, Melhor de Tese de Doutorado - CAPES.. 2016.
      Membro: Volnei Tita.
    13. Biografia citada no Who's Who in the World 2015 (32nd Edition), Marquis Who's Who.. 2015.
      Membro: Volnei Tita.
    14. Biografia citada no Who's Who in the World 2014 (31st Edition), Marquis Who's Who.. 2014.
      Membro: Volnei Tita.
    15. Chairman of "USP/EESC-AFOSR Workshop on Structural Mechanics and Prognosis, and Lightweight Materials for Aerospace", EESC/USP AFOSR (USA).. 2014.
      Membro: Volnei Tita.
    16. Prêmio ABCM-EMBRAER: Melhor Tese de Doutorado 2013 - Menção Honrosa (Orientador da Tese), ABCM-EMBRAER.. 2013.
      Membro: Volnei Tita.
    17. Menção Honrosa: orientador de trabalho apresentado no 21º SIICUSP, Universidade de São Paulo.. 2013.
      Membro: Volnei Tita.
    18. Coimbra Group Scholarship for Young Professors and Researchers from Latin American Universities, Coimbra Group Universities.. 2012.
      Membro: Volnei Tita.
    19. Medalha concedida pelo AFOSR/SOARD (USA), Air Force Office Scientific Research/Southern Office of Aerospace Research and Development.. 2011.
      Membro: Volnei Tita.
    20. Menção Honrosa Aeroespacial pelo trabalho "Proposal of a methodology of aeronautic structures design using composite material", SAE Brasil.. 2010.
      Membro: Volnei Tita.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 1a Conferência Ibero-Americana de Materiais Compósitos. Durability. 2021. (Congresso).
    2. 15th Brazilian Polymer Conference. Failure and structural health monitoring of composite structures. 2019. (Congresso).
    3. 2019 SOARD Program Review.New multi-scale based damage evolution and failure models in composite structures. 2019. (Encontro).
    4. 25th International Congress of Mechanical Engineering. Effect of imperfect fiber/matrix interphase: a micromechanical model for predicting longitudinal and shear failure in composite materials. 2019. (Congresso).
    5. 5th International Conference on Mechanics of Composites (MECHCOMP 2019). Challenges for prognosis and diagnosis of composite structures: Prediction of failure and Structural Health Monitoring. 2019. (Congresso).
    6. WPC 2019.Compósitos e Estruturas em Materiais Compósitos. 2019. (Encontro).
    7. 2nd International Conference on Materials Design and Applications. Design of composite structures including Structural Health Monitoring System. 2018. (Congresso).
    8. 4th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM 4). Computational analyses for carbon epoxy plates damaged by low-velocity impact. 2018. (Congresso).
    9. 4th International Conference on Mechanics of Composites. A methodology based on numerical and experimental analyses: A contribution for SHM systems. 2018. (Congresso).
    10. VI SIMC ? Symposium on Intelligent Materials and Control.SHM for Impact Damaged Composite: A Methodology based on a Combination of Numerical and Experimental Approaches. 2018. (Simpósio).
    11. XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Análises muti-escala para a previsão de falhas de materiais compósitos: Uma metodologia de modelagem baseada em mecanismos físicos. 2018. (Congresso).
    12. 20th International Conference on Composite Structures (ICCS 20). Multi-scale based damage evolution and failure models for prognosis of composite structures. 2017. (Congresso).
    13. Multiscale Structural Mechanics and Prognosis Program Review.New Multi-Scale Based Damage Evolution and Failure Models for Prognosis of Composite Structures. 2017. (Simpósio).
    14. VI International Symposium on Solid Mechanics.Structural health monitoring for sandwich structures. 2017. (Simpósio).
    15. 2nd International Conference on Mechanics of Composites. A methodology to predict residual strength on composite structures: SHM via different methods. 2016. (Congresso).
    16. V SEMEC - Semana de Engenharia Mecânica da UFTM.Engenharia Aeronáutica. 2016. (Outra).
    17. 18th International Conference on Composite Structures. An evaluation of micro-scale based continuum damage mechanics models applied to low energy impact loads in composite materials. 2015. (Congresso).
    18. 1st International Conference on Mechanics of Composites. Damage quantification of composite structures using speckle shear interferometer. 2014. (Congresso).
    19. 2nd Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM 2). Experimental damage identification for unidirectional carbon reinforced plates. 2014. (Congresso).
    20. Conferência Luso-Brasileira de Adesão e Adesivos - CLBA 2014. Numerical and experimental damage identification in metal-composite bonded joint. 2014. (Congresso).
    21. I Escola de Engenharia de Estruturas Inteligentes (EEEI).Fundamentals of composite structures design and analysis. 2014. (Outra).
    22. II Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2014). Impact damage quantification in composite cylinders using computational and experimental techniques. 2014. (Congresso).
    23. TEES-COPPETEC WORKSHOP.TAMU/Brazil collaboration on composite materials research. 2014. (Outra).
    24. USP/EESC-AFOSR Workshop on Structural Mechanics and Prognosis, and Lightweight Materials for Aerospace.Multi-scale damage models for composite structures. 2014. (Outra).
    25. 17th International Conference on Composite Structures. A non-linear finite element for curved active composites with embedded piezoelectric layers. 2013. (Congresso).
    26. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013). Coordenador do Simpósio de Engenharia Aeroespacial. 2013. (Congresso).
    27. Embaixadores da USP - 2013.INCLUSP - Programa de Inclusão Social da USP. 2013. (Outra).
    28. I Encontro Luso-Brasileiro de Engenharia de Compósitos.Monitoramento de dano de estruturas aeronáuticas fabricadas em material compósito. 2013. (Encontro).
    29. I Semana das Engenharias da UFABC (II Semana da Engenharia Aeroespacial da UFABC ).Falhas em estruturas aeronáuticas fabricadas em material compósito: previsão e monitoramento. 2013. (Outra).
    30. Multi-scale structural mechanics and prognosis program review.Progressive failure modeling for composite structures and hybrid joints. 2013. (Simpósio).
    31. Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Nanotecnologia.Estruturas fabricadas em material compósito: projeto e análise de falhas. 2013. (Simpósio).
    32. 10th World Congress on Computational Mechanics. Numerical and analytical approaches for computing the effective elastic properties in composite materials under imperfect contact adherence. 2012. (Congresso).
    33. International Conference on Noise and Vibration Engineering (ISMA). Numerical and experimental analyses about SHM metrics using piezoelectric materials. 2012. (Congresso).
    34. VIII SEMATRON - Semana da Engenharia Mecatrônica.Análise estrutural por elementos finitos. 2012. (Encontro).
    35. 16th International Conference on Composite Structures. Damage model proposal for composite laminates. 2011. (Congresso).
    36. 21st International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2011). Failure models for composite structures under compression loading. 2011. (Congresso).
    37. Embaixadores da USP - 2011.INCLUSP - Programa de Inclusão Social da USP. 2011. (Outra).
    38. VII SEMATRON - Semana da Engenharia Mecatrônica.Análise estrutural por elementos finitos. 2011. (Encontro).
    39. 11th Pan-American Congress of Applied Mechanics - PACAM XI. Influence of boundary conditions on the determination of effective material properties for active fiber composite. 2010. (Congresso).
    40. Embaixadores da USP - 2010.INCLUSP - Programa de Inclusão Social da USP. 2010. (Outra).
    41. FEIPLAR COMPOSITES FEIPUR 2010. Análise de falha e dano em estruturas aeronáuticas fabricadas em material compósito. 2010. (Congresso).
    42. II International Conference on Computational Modeling and Simulation for the Petroleum Industry. Estudo de modelos de dano e falha progressiva para estruturas em materiais compósitos. 2010. (Congresso).
    43. II International Conference on Computational Modeling and Simulation for the Petroleum Industry. Implementações de modelos para comportamento mecânico de materiais e componentes. 2010. (Congresso).
    44. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Investigação do comportamento mecânico de junções de compósitos termoplásticos. 2010. (Congresso).
    45. VII SEA - Semana de Engenharia Aeronáutica. 2010. (Encontro).
    46. VI SEMATRON - Semana da Engenharia Mecatrônica.Análise estrutural por elementos finitos. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. TITA, V.. 5th Brazilian Conference on Composite Materials - BCCM 5. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. FERREIRA, A. J. M. ; SILVA, L. F. M. ; TITA, V.. 1st Ibero-American Conference on Composite Materials (IAMaC 2021). 2021. Congresso
    3. FERREIRA, A. J. M. ; SILVA, L. F. M. ; TITA, V. ; BACCIOCCHI, M. ; FANTUZZI, N.. 1st International Conference on Mechanical, Aeronautical and Structural Engineering (MASE 2021). 2021. Congresso
    4. TITA, V.; TARPANI, J. R. ; RIBEIRO, M.L.. 5th Brazilian Conference on Composite Materials - BCCM 5. 2020. Congresso
    5. BARROS, S. R. ; SILVA, L. F. M. ; TITA, V.. Conferência Luso-Brasileira de Adesão e Adesivos - CLBA 2020. 2020. Congresso
    6. TITA, V.; FERREIRA, A. J. M. ; RIBEIRO, M.L. ; VIEIRA, A.C. ; BECK, A. T.. MECSOL 2019 (VII International Symposium on Solid Mechanics). 2019. Congresso
    7. TITA, V.. 7th International Symposium on Solid Mechanics. 2019. (Congresso).. . 0.
    8. VIEIRA, A. F. C. ; FERREIRA, A. M. ; RIBEIRO, M. L. ; TITA, V.. MACMS 2017 (Meeting on Aeronautical Composite Materials and Structures). 2017. Congresso
    9. TITA, V.; FERREIRA, A. J. M.. MACMS 2015 (Meeting on Aeronautical Composite Materials and Structures). 2015. Congresso
    10. TITA, V.; FILLERUP, J. M.. USP/EESC-AFOSR Workshop on Structural Mechanics and Prognosis, and Lightweight Materials for Aerospace. 2014. Outro



Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01