Menu:

Produção do Corpo Docente

Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) do Departamento de Engenharia Mecânica (EESC-USP) e na Northeastern University (USA) - Department of Mechanical and Industrial Engineering. Foi professora colaboradora junto ao Instituto de Química da UNESP no departamento de Química Analítica entre 2011 e 2013 para implementar a área de bioenergia. Atualmente é orientadora e professora colaboradora na pós-graduação do Departamento de Engenharia Mecânica (EESC-USP) orientando alunos de graduação e pós-graduação na área de caracterização de biomassas para uso energético. Coordena projeto de pesquisa vinculado ao programa BIOEN-FAPESP. Tem experiência nas áreas de Química Analítica, Análise Térmica e Química Tecnológica com ênfase em estudos de dessulfurização para aplicação em leito fluidizado visando à produção de energia e minimização de efluentes atmosféricos, bioenergia e combustíveis renováveis. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0881157380832695 (22/06/2020)
  • Rótulo/Grupo: TMF
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Avenida Trabalhador Sancarlense Parque Arnold Schimidt 13566590 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738603
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2012-2015. Estudo do comportamento termico e das emissoes de biomassas em atmosferas tipicas de combustao convencional e oxi-combustao
      Descrição: Este projeto está inserido no programa de pesquisa em bioenergia na área térmica e tem como meta estudos de caracterização de biomassas e suas misturas que contribuirão para o uso de biocombustíveis em tecnologias de geração de energia visando o controle ambiental. Neste contexto, a oxi-combustão é uma tecnologia promissora para reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) e faz parte do conjunto de tecnologias conhecidas como captura e armazenamento de carbono, do inglês ?carbon capture and storage ? CCS?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic - Coordenador / Clovis Ribeiro - Integrante / Arai Augusta Bernardez Pécora - Integrante / Yiannis A. Levendis - Integrante / Marisa Spirandelli Crespi - Integrante / Fernando Eduardo Milioli - Integrante / Ivonete Ávila - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic.
    2. 2010-2013. Cultivo de microalgas em fotobiorreator como ferramenta para o sequestro de carbono atmosferico
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic - Integrante / Sérgio Rodrigues Fontes - Integrante / Ana Teresa Lombardi - Coordenador / Geradl Lombardi - Integrante / Maria Inês Salgueiro Lima - Integrante.
      Membro: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic.
    3. 2010-2010. Projeto de Pos-Doutoramento: Estudo da combustao de misturas de biomassa e carvao mineral em atmosferas de O2/CO2 e O2/N2 para aplicacao no setor energetico
      Descrição: Este projeto se insere na área de caracterização de combustíveis sólidos (fósseis e renováveis) para uso energético. Além da caracterização química destes materiais, este projeto visa o estudo da avaliação do comportamento dos combustíveis em diferentes atmosferas para simular combustão convencional (ar) e oxi-combustão (CO2/O2). A oxi-combustão é uma tecnologia promissora para reduzir as emissões de gás carbônico (CO2), pois o combustível é queimado em uma atmosfera rica em oxigênio e o processo de recirculação dos gases efluentes permite que se obtenha uma alta concentração de CO2 pronto para ser seqüestrado. A aplicação desta técnica permite que até mesmo carvões considerados pobres (altos teores de enxofre e cinza) possam ser empregados de modo racional e com condições energéticas e ambientais adequadas. A co-combustão de carvão e biomassa para a produção de energia é um processo atraente sob o ponto de vista ambiental e ainda é uma área relativamente nova. Este projeto tem como objetivo estudar a combustão de diferentes misturas de carvão mineral e biomassa em atmosferas típicas do processo de oxi-combustão (O2/CO2 com pressões parciais de O2 entre 20 e 100%), como biomassa serão utilizados o bagaço de cana e eucalípto. Será estudada a reação de sorção de dióxido de enxofre (SO2) por calcário e um material poroso denominado CMA (Calcium Magnesium Acetate) e serão determinadas as temperaturas de ignição para as diferentes condições de atmosfera e diferentes composições dos combustíveis. Durante os seis meses que se propõe a realização deste projeto, os testes serão feitos em um reator de fluxo laminar localizado no Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Northeastern University ? Boston ? USA, sob responsabilidade do Prof. PhD Yiannis Angelo Levendis. Posteriormente a esta etapa, propõe experimentos termogravimétricos que serão feitos nos laboratórios do Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) do Departamento de Engenharia Mecânica ? EESC - da Universidade de São Paulo utilizando-se os mesmos materiais e as condições preconizadas para o reator. Neste estudo serão avaliados os parâmetros fundamentais para se entender a aplicação do processo de oxi-combustão quando se utiliza misturas de carvão mineral e biomassa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic - Coordenador / Yiannis A. Levendis - Integrante / Feyza Kazanç - Integrante.
      Membro: Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. 2nd BBEST Brazilian BioEnergy Science and Tehcnology Conference. A laboratory system for the determination of biomass burning pollutant emissions using a Drop Tube Furnace. 2014. (Congresso).
      2. International Conference on BioMass. Physical-Chemical Characterizaition of Biomass Samples for Application in Pyrolysis Process. 2014. (Congresso).
      3. IX CBRATEC Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria. Energia de Ativação e a reatividade de combustíveis. 2014. (Congresso).
      4. 17o. Encontro Nacional de Química Analítica.Caracterização de Biomassas para Uso energético. 2013. (Encontro).
      5. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013). Co-firing study of sugar cane bagasse and coal appliying thermogravimetric analysis and kinetic. 2013. (Congresso).
      6. Seminário Energia e Biomassa. 2013. (Seminário).
      7. Fourth International Symposium on Energy from Biomass and Waste.THERMAL BEHAVIOR OF THE RENEWABLE DIESEL FROM SUGAR CANE, BIODIESEL, FOSSIL DIESEL AND THEIR BLENDS. 2012. (Simpósio).
      8. VIII CBRATEC. Determinação de Energia de Ativação da Combustão de Sebo Bovino e Glicerina empregando Termogravimetria. 2012. (Congresso).
      9. 1st Brazilian Bioenergy Science and Technology and Conference. Performance of polymeric membranes of microfiltration for the confined process of production and concentration of microalgae. 2011. (Congresso).
      10. Encontro de Pós-Graduação em Química do Interior Paulista - IQ-UNESP. 2011. (Encontro).
      11. Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Estudo do decaimento da reatividade da dolomita durante o processo de sulfatação. 2010. (Congresso).
      12. Research and Scholarship Expo 2010.Gaseous Emissions form Oxy-Coal Combustion, a Technique for ?Clean Coal?Technology. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)



      Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01