Menu:

Produção do Corpo Docente

Luciana Montanari

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fabricação e Projeto de Precisão e Conformação dos Metais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2483731294108587 (04/03/2022)
  • Rótulo/Grupo: PMM
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia Mecânica. Av. Trabalhador São-carlense 400 Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738233 Fax: (16) 33739402 URL da Homepage: www.sem.eesc.usp.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Micro estampagem incremental
      Descrição: A busca por processos inovadores e eficientes surge da competitividade que há no ambiente industrial, de modo que as empresas procuram meios de melhorar a rentabilidade, aumentar a participação no mercado e minimizar o risco de desenvolvimento de novos produtos. Dentre os avanços obtidos na área da conformação, destaca-se a técnica da estampagem incremental. Quando aplicada na escala micro, a técnica de estampagem incremental mantém as vantagens acerca dos custos envolvidos na confecção do ferramental e, como limitador da técnica incremental destaca-se, principalmente, o elevado tempo de processamento. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver a técnica de micro conformação incremental múltiplos pontos (μCIMP) por meio da construção de um equipamento dedicado, cujo projeto conceitual foi avaliado por meio de análise de valores e pelo diagrama de Mudge. O processo foi incialmente verificado pelo estudo comportamental do material conformado, via simulação por elementos finitos em ABAQUS. A aplicação da técnica de μCIMP foi proposta para obtenção de peças micro trocadores de calor do tipo placas planas com dimensões micrométricas, fabricadas a partir de finas chapas de alumínio puro. Os resultados das simulações permitem inferir pela viabilidade da técnica. Já o equipamento dedicado contempla o uso de múltiplos punções, uma matriz inferior e um prensa chapas, acrescidos de contrapontos posicionados na superfície inferior da chapa a ser conformada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Sergio Henrique Evangelista - Integrante / Gustavo Coser Monteiro Dias - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.
    2. 2017-2018. Revisao Bibliografica Sistematica Aplicada a Estampagem Incremental de Chapas e Simulacoes Por Elementos Finitos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Isabela Morcelli Loureiro - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.
    3. 2016-Atual. Metodo de fabricacao de textura superficial utilizando ferramenta de ponta unica para deformacoes plasticas locais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Jonathan Francciesco Ribeiro Araújo - Integrante.
      Membro: Luciana Montanari.
    4. 2012-2013. Estampagem incremental de chapas de aco inoxidavel
      Descrição: A atual necessidade de adaptação do mercado à introdução contínua de novos produtos exige o desenvolvimento de novas técnicas de produção. Para suprir tais necessidades, o processo de estampagem incremental tem sido objeto de estudo e a sua aplicação é consensual no que diz respeito à produção de pequenas séries e de protótipos em componentes de chapa. Durante o processo, o material é deformado plasticamente sob a ação progressiva de uma ferramenta com ponta esférica ou semi-esférica, e seu movimento pode ser controlado por uma máquina CNC. A deformação localizada no material ocorre quase que praticamente por alongamento puro e o limite de conformação apresentado é maior que nos processos convencionais. O principal objetivo desse projeto de pesquisa é estudar o emprego do processo estampagem incremental com ponto único para a produção de peças de design usando aço inoxidável. Os estudos serão relacionados com a mecânica do processo e a influência de diferentes fatores sobre a qualidade superficial das peças obtidas. Trata?se de recentes tecnologias que ainda carecem de maiores investigações científicas sobre a sua eficácia no processo e viabilidade econômica e melhorias. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Montanari - Coordenador / Paulo António Firme Martins - Integrante / Maria Beatriz Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Luciana Montanari.
    5. 2011-2013. Plataforma piezoeletrica para medicao de forcas em micro usinagem
      Descrição: Propõe-se com esse projeto de pesquisa avaliar o efeito da macro e microusinagem de alto desempenho e precisão na integridade superficial de materiais de difícil usinabilidade, em especial aços endurecidos por refino de grão. Dado que as propriedades de um material podem mudar com as dimensões, torna-se importante avaliar a usinabilidade de um material na mudança de escala macro para micro. Existem duas razões essenciais que justificam o estudo da usinabilidade de aços endurecidos usando processos de remoção de material em escala micro. Primeira, seria provável que muitas aplicações para esse material envolveriam a área de tecnologias de miniaturização que está em regime de expansão devido às suas propriedades como resistência mecânica e tenacidade. Segundo, compreender de forma minuciosa as implicações da interação ferramenta/material sobre a usinabilidade de aços endurecidos, melhorando a sensibilidade a fatores como dureza, microestrutura e impactos associados sobre parâmetros como forças de corte, desgaste de ferramenta e qualidade da superfície usinada. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Montanari - Integrante / JAIME GILBERTO DUDUCH - Integrante / Renato Goulart Jasinevícius - Coordenador / CLEITON LAZARO FAZOLO ASSIS - Integrante / ALESSANDRO ROGER RODRIGUES - Integrante / Reginaldo Teixeira Coelho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Montanari.
      Descrição: Este projeto de pesquisa avaliou o efeito da macro e microusinagem de alto desempenho e precisão na integridade superficial de materiais de difícil usinabilidade, em especial aços endurecidos por refino de grão. O projeto foi fomentado pela FAPESP na forma de auxílio à pesquisa (Proc. 2011/10659-4).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alessandro Roger Rodrigues - Integrante / Reginaldo Teixeira Coelho - Integrante / Cleiton Fazolo Lazaro de Assis - Integrante / Aldo Marcel Yoshida Rigatti - Integrante / Renato Goulart Jasinevicius - Coordenador / Fernando Brandão de Oliveira - Integrante / Luciana Montanari - Integrante / Jaime Gilberto Duduch - Integrante / Jonathan Francciesco Ribeiro Araújo - Integrante / Adriano Trevelin Francoso - Integrante / Marcel Henrique Militão Dib - Integrante / Otávio Zen Lopes Ponce - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Alessandro Roger Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor Semana de Recepção de Calouros de 2019, Pró-Reitoria de Graduação - Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Luciana Montanari.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. 15 Feira USP e as profissões. Engenharia Mecânica da EESC. 2021. (Feira).
    2. 14 Feira USP e as profissões. O curso de Engenharia Mecânica da EESC. 2020. (Feira).
    3. 13 Feira USP e as profissões. Engenharia Mecânica: presente e futuro. 2019. (Feira).
    4. 6 Ciclo de Palestras sobre Profissões.Engenharia Mecânica. 2019. (Outra).
    5. XIV Semana da Pós-Graduação na EESC.Turnitin: detectando plágio em manuscritos. 2018. (Encontro).
    6. 15 Feira de Profissões - Campi Interior. Engenharia Mecânica. 2017. (Feira).
    7. 15 Feira USP e as Profissões - Campi Interior. Engenharia Mecânica. 2017. (Feira).
    8. 3 Congresso de Graduação da USP. ESTUDO DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA EESC-USP. 2017. (Congresso).
    9. 3 Congresso de Graduação da USP. Uma abordagem para o ensino de Desenho Técnico Mecânico usando computadores.. 2017. (Congresso).
    10. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. COMPORTAMENTO DAS TRAJETÓRIAS DE DEFORMAÇÃO EM FLANGES CIRCULARES OBTIDOS PELO PROCESSO DE ESTAMPAGEM INCREMENTAL. 2017. (Congresso).
    11. XII Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica. Revisão sistemática sobre micro conformação incremental.. 2017. (Congresso).
    12. 24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Somente avaliadora. 2016. (Simpósio).
    13. 8 Jornada Científica.Organização da pesquisa e a escrita científica. 2016. (Outra).
    14. Palestras do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional.Pesquisar, escrever e publicar. Por que e Como?. 2016. (Outra).
    15. Jornada das Engenharias Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Tecnologia em Mecatrônica Industrial.Estampagem incremental de chapas. 2014. (Encontro).
    16. 33 SENAFOR. Fabricação de flanges circulares por estampagem incremental em chapas de aço inoxidável AISI304L. 2013. (Congresso).
    17. CEU - Congresso de Ensino Universitário. 2012. (Congresso).
    18. 66 Congresso ABM. Processamento termomecânico de laminação a morno para refino de grão em um aço 0,16%C. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. MONTANARI, L.; RODRIGUES, A. R. ; JASINEVÍCIUS, R. G. ; SILVEIRA, Z. C. ; ANTONIALLI, A. I. S. ; VENTURA, C.. 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2019. Congresso
    2. LUCCA NETO, L. ; MONTANARI, L. ; PRADO, M. C.. XIV Semana de Engenharia Mecânica. 2019. Outro
    3. Montanari, L; LOPES, J. P.. XIII Semana da Engenharia Mecânica. 2018. Outro
    4. Montanari, L; ROCCHETTO, I. T. ; OSUKA, R. ; ABRAMOVITH, L.. XII Semana da Engenharia Mecânica. 2017. Outro
    5. MONTANARI, L.; ROCCHETTO, I. T. ; OSUKA, R. ; ABRAMOVITH, L.. 3 Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica. 2017. Congresso
    6. MONTANARI, L.; SOUZA, G. N. ; NAGATOME, L. M.. X SEMEC - Semana da Engenharia Mecânica. 2015. Outro
    7. Montanari, L; SOUZA, G. N.. 1 Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica. 2015. Congresso
    8. MONTANARI, L.. IX Congresso de Engenharia Mecânica e Industrial. 2009. (Congresso).. . 0.



Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01