Menu:

Produção do Corpo Docente

Ricardo Afonso Angelico

Possui graduação em Engenharia Aeronautica pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Engenharia Mecanica (Aeronaves) pela Universidade de São Paulo e pela École Normale Supérieure de Cachan. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem dedicado suas pesquisas no estudo do comportamento (termo)mecânico dos materiais e na aplicação do métodos dos elementos finitos na análise de problemas multifísicos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4572583709143785 (25/01/2021)
  • Rótulo/Grupo: AER
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Avenida Trabalhador Sancarlense, 400 - Departamento de Engenharia Aeronáutica Parque Arnold Schimidt 13566590 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738351
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Aeroespacial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. The influence of the geometric nonlinearities of flexible high aspect-ratio wings on its performance
      Descrição: The design of lighter and more flexible wings leads to large displacements of the aerodynamic surfaces, which influences in their aerodynamic coefficients, in their loads, and by consequence, in the aircraft performance. Besides, the influence of these geometric nonlinearities on aircraft performance must be investigated to provide a reasonable prediction of the fulfillment of the requirements previously established since the initial steps of the project. New design tools must be developed to assist the aircraft conceptual design considering the interaction between aerodynamic and structural fields. The present research project aims to investigate numerical and experimentally flexible wings and to analyze how the geometric nonlinearities influence on the aerodynamic coefficients. In the computational part, new numerical strategies are proposed to integrate the aerodynamic model with the structural one. Experimentally, flexible wing model are designed, built, intrumented and submitted to wind-tunnel tests. The combination of experimental procedures with the numerical prediciton can lead to tools useful in the conceptual design of the aircraft.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Afonso Angélico - Coordenador / Felipe Fernandes Liorbano - Integrante / Luís Antonio Vieira Pelegrineli - Integrante.
      Membro: Ricardo Afonso Angelico.
    2. 2016-Atual. Comportamento (termo)mecanico dos materiais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Afonso Angélico - Coordenador / Rodrigo Bresciani Canto - Integrante / Heloísa Zanardi - Integrante / Igor Paganotto Zago - Integrante / fernando luís schiavon - Integrante.
      Membro: Ricardo Afonso Angelico.
    3. 2016-Atual. Determinacao de propriedades termicas e mecanicas efetivas a partir de simulacoes computacionais
      Descrição: Cerâmicas porosas são aplicadas em diversos componentes aeroespaciais que trabalham em altíssimas temperaturas (acima de 1500 °C). Propriedades como módulo de Young e condutividade térmica são fortemente influenciados pela porosidade, bem como, pela distribuição de tamanhos de poros. Neste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal a determinação de propriedades efetivas de cerâmicas porosas a partir de simulações computacionais. As simulações serão realizadas considerando um volume elementar representativo do material, o qual pode ser gerado artificialmente ou a partir de imagens reais, e serão conduzidas via método dos elementos finitos. O projeto pode ser dividido em três partes: (i) construção de modelos computacionais representativos da microestrutura; (ii) reconstrução de modelos computacionais a partir de imagens tomográficas (iii) determinacao de propriedades como condutividade e modulo de Young a partir de simulacoes. A primeira etapa consiste em gerar domınios de materiais heterogêneos a partir de informações quanto sua distribuição de poros. A segunda, é similar a primeira, contudo os modelos são gerados a partir de imagens obtidas por tomografia. Por fim, a terceira consiste em aplicar condicoes de contorno periódicas de modo a obter-se uma estimativa para propriedades térmicas e mecânicas efetivas. Os resultados das simulações serão comparados com resultados computacionais e experimentais da literatura. O presente projeto contribuirá para um projeto mais amplo, o qual consiste na avaliação do comportamento em fratura em altas temperaturas de cerâmicas porosas. A capacidade de prever propriedades a partir da microestrutura estrutura permitira uma reducao efetiva dos custos experimentais associados a investigação de diferentes materiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Afonso Angélico - Coordenador / Heloísa Zanardi - Integrante / fernando luís schiavon - Integrante.
      Membro: Ricardo Afonso Angelico.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação.Relato pessoal sobre a importância da cooperação Brasil-França. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)



      Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01