Produção do Corpo Docente
Hernan Dario Ceron-Munoz
Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Nacional de Colombia (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2004) e doutorado em Engenharia mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2009). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aerodinâmica Experimenal, atuando principalmente nos seguintes temas: multi-winglets, tip-sails, induced drag, bwb e blended wing body. (Texto informado pelo autor)
| - http://lattes.cnpq.br/4688351897395596 (18/10/2021)
- Rótulo/Grupo: AER
- Bolsa CNPq:
- Período de análise:
- Endereço: Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, 400. Laboratorio de Aeronabes, NPA. Centro 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33739430 URL da Homepage: http://www.eesc.usp.br
- Grande área: Engenharias
- Área: Engenharia Mecânica
- Citações: Google Acadêmico
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Produção bibliográfica
Produção técnica
Produção artística
Orientações em andamento
Supervisões e orientações concluídas
Projetos de pesquisa
Prêmios e títulos
Participação em eventos
Organização de eventos
Produção bibliográfica
- Artigos completos publicados em periódicos (11)
- BRAVO MOSQUERA, PEDRO D. ; VACA RIOS, JOHN JAIRO ; Diaz-Molina, A ; Amaya-Ospina, A. M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Design and aerodynamic evaluation of a medium short takeoff and landing tactical transport aircraft. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART G-JOURNAL OF AEROSPACE ENGINEERING. p. 095441002110236, issn: 0954-4100, 2021.

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- GARCIA-RIBEIRO, DANIEL ; FLORES-MEZARINA, JUAN A. ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNAN D.. Parametric CFD analysis of the taper ratio effects of a winglet on the performance of a Horizontal Axis Wind Turbine. SUSTAINABLE ENERGY TECHNOLOGIES AND ASSESSMENTS AN INTERNATIONAL JOURNAL. v. 47, p. 101489, issn: 2213-1388, 2021.

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- MONTERO, F. P. ; TIBADUIZA, D. ; ARREDONDO, M. A. T. ; VARON, M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Editorial. International Journal of Distributed Sensor Networks. v. 16, p. 155014772096327, issn: 1550-1477, 2020.

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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; ABDALLA, ALVARO MARTINS ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Integration assessment of conceptual design and intake aerodynamics of a non-conventional air-to-ground fighter aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 86, p. 497-519, issn: 1270-9638, 2019.

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- BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; DÍAZ-VÁZQUEZ, GUILLERMO ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. Conceptual design and CFD analysis of a new prototype of agricultural aircraft. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 80, p. 156-176, issn: 1270-9638, 2018.

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- WHITE, P. ; VACA-RIOS, J. ; VILLALBA, J. ; MARTINEZ, D. ; PARDO, G. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D.. Redesign of an experimental Unmanned Aerial Vehicle (UAV) for its conversion into an operational laboratory platform. INTERNATIONAL JOURNAL OF APPLIED ENGINEERING RESEARCH. v. 13, p. 16438-16446, issn: 0973-4562, 2018.
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- BRAVO, P. ; BOLIVAR, L. B. ; GIRALDO, D. A. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Aerodynamic design analysis of a UAV for superficial research of volcanic environments. AEROSPACE SCIENCE AND TECHNOLOGY. p. 600-614, issn: 1270-9638, 2017.

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- PEDRAZA BETANCOURTH, NELSON JAVIER ; PARRA VILLAMARIN, JULIO ENOC ; VACA RIOS, JOHN JAIRO ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO. Design and Manufacture of a Solar-Powered Unmanned Aerial Vehicle for Civilian Surveillance Missions. Journal of Aerospace Technology and Management (Online). v. 8, p. 385-396, issn: 2175-9146, 2016.

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- GOMEZ, S. ; MURCIA, J. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Finite Difference Method for Modelling Internal Pressure in a Solid Rocket Motor. International Journal of Mechanical Engineering and Automation. v. 2, p. 365-369, issn: 2333-9179, 2015.
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- CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; COSIN, R. ; COIMBRA, R. F. F. ; CORREA, L. G. N. ; CATALANO, F. M.. Experimental Investigation of Wing-Tip Devices on the Reduction of Induced Drag. Journal of Aircraft (Print). v. 50, p. 1-9, issn: 1533-3868, 2013.

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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; GOMEZ, S.. Determinación de la Presión Crítica en la Cámara de Combutión en un Motor Cohete. Tecno Esufa Revista de Tecnolgía Aeronáutica. v. 18, p. 24, issn: 1900-4303, 2012.
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- Livros publicados/organizados ou edições (0)
- Capítulos de livros publicados (1)
- Cárdenas R., César A. ; Grisales, Víctor Hugo ; Collazos Morales, Carlos Andrés ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; Ariza-Colpas, Paola ; Caputo-Llanos, Roger. Quadrotor Modeling and a PID Control Approach. Lecture Notes in Computer Science. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2020.p. 281-291.
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- Textos em jornais de notícias/revistas (0)
- Trabalhos completos publicados em anais de congressos (38)
- FLOREZ, JUAN ; BRAVO MOSQUERA, PEDRO D. ; GARCIA RIBEIRO, DANIEL ; CERÓN MUNOZ, HERNÁN DARIO. Performance effects of winglets with leading edge protuberances on a rectangular wing. Em: AIAA Scitech 2021 Forum, 2021.

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- GARZON-HERNANDEZ, B. S. ; MURILLO-CASTELLANOS, J. Y. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VACA RIOS, JOHN JAIRO. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. Em: X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, 2021.
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- RIBEIRO, D. G. ; MOSQUERA-BRAVO, P. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Heat transfer effects on aerodynamic performance of a S809 airfoil for wind turbine application. Em: AIAA Propulsion and Energy 2019 Forum, 2019.
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- BRAVO MOSQUERA, PEDRO D. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNAN D. ; CATALANO, FERNANDO. Design and computational analysis of a closed non-planar wing aircraft coupled to a boundary layer ingestion propulsion system. Em: AIAA Propulsion and Energy 2019 Forum, 2019.

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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; ABDALLA, A. M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; M. F. Catalano. Publication Preview Source DESIGN AND PERFORMANCE ASSESSMENT OF AN INVERTED RECTANGULAR DORSAL INTAKE FOR MILITARY AVIATION. Em: International Council of the Aeronautical Science, 2018.
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- Pedro David Bravo Mosquera ; BOTERO, LAURA ; ACEVEDO, DANIEL ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; MARTINI CATALANO, FERNANDO. EXPERIMENTAL AND COMPUTATIONAL ANALYSIS OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO SURVEILLANCE. Em: 31st Congress of the International Council of Aeronautical Sciences, 2018.
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- LANARO, ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Caracterização de sensores digitais de pressão diferencial de baixo custo e sua implementação conceitual em um sistema de aquisição de dados manométricos. Em: Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP (SiPGEM/EESC-USP), 2018.
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- RIBEIRO, D. G. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; MOSQUERA-BRAVO, P.. Aerodynamic Heating Effect on Roughness, Aerodynamic Coefficients and Power Output of Aerogenerators - a Discussion. Em: 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2018.
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- SARMIENTO, T. O. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D.. COMPARISON OF CFD SIMULATION TOOLS IN THE STUDY OF VORTEX EFFECT ON WIND ROTOR BLADE TIP. Em: IX Congreso Latinoamericano de Ingeniería Mecánica (COLIM 2018), 2018.
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- PARRA-PENUECA, H. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D.. AERODYNAMIC EVALUATION WITH CFD OF TIP DEVICES IN BLADE FOR WIND TURBINE. Em: IX Congreso Latinoamericano de Ingeniería Mecánica (COLIM 2018), 2018.
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- ACEVEDO-GIRALDO, DANIEL ; BOTERO-BOLIVAR, LAURA ; BRAVO-MOSQUERA, PEDRO DAVID ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN ; CATALANO, FERNANDO. EXPERIMENTAL ASSESMENT OF A LOW REYNOLDS NUMBER VEHICLE. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

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- CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN; RAFAEL MAIA, ANA CAROLINA. A low computational cost analysis for a vertical axis wind turbine according to MSTM. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

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- MAIA, A. C. R. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D.. Análise bibliométrica de turbinas eólicas de eixo vertical. Em: Simpósio de Iniciação Científica da Semana da Engenharia Mecânica (SEMEC), 2017.
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- ANAYA, M. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; VITOLA, J. ; TIBADUIZA, D. ; POZO, F.. Damage classification based on machine learning applications for an unmanned aerial vehicle. Em: The 11th International Workshop on Structural Health Monitoring, 2017.
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- MOSQUERA-BRAVO, P. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, F. M.. ANALYTICAL AND NUMERICAL DESIGN OF A MIXED-COMPRESSION AIR INTAKE FOR A SUPERSONIC FIGHTER AIRCRAFT. Em: 1oSiPGEM ? 1oSimpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaEscola de Engenharia de São Carlos ? Universidade de São Paulo, 2016.
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- Pedro David Bravo Mosquera ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; Fernando M. Catalano. CONCEPTUAL AND AERODYNAMIC DESIGN OF A UAV FOR SUPERFICIAL VOLCANO MONITORING. Em: 30 th Congress of the International Council of Aeronautical Science, 2016.

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- MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano ; SANTANA, L. D.. EXPERIMENTAL ANALYSES OF DROOP, WINGTIPS AND FENCES ON A BWB MODEL. Em: 30th Congress ot International Council of the Aeronautical Science, 2016.

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- Pedro David Bravo Mosquera ; ÁLVARO MARTINS ABDALLA ; MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; Fernando M. Catalano. Aerodynamic Analysis of the Influence of Canopy Shape in the Supersonic Dorsal Intake Design. Em: Aerospace Technology Congress, 2016.
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- CATALANO, F. M. ; ABDALLA, A. M. ; CERÓN-MUÑOZ, HERNÁN DARÍO ; MUNJULURY, R. C.. Experimental Aerodynamic Analysis of a Fighter Aircraft with a Canard, Forward Swept Wing and Dorsal Intake operating at high incidences. Em: AEROSPACE TECHNOLOGY 2016, 2016.
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- MUÑOZ, Hernan Dario Ceron ; David Diaz Izquierdo ; Pedro David Bravo Mosquera ; Fernando M. Catalano. Wind Tunnel Experiments of Winglet, C-wing and Fences coupled to a ?Blended Wing Body? Model. Em: Aerospace Techonogy congress 2016 Swedish Technology in a Globalised World, 2016.

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- LOPEZ-SALAS, C. N. ; GOMEZ-RIVERA, W. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. ANÁLISIS COMPUTACIONAL DE LA INFLUENCIA DE LA SUCCIÓN DE CAPA LÍMITE SOBRE EL COMPORTAMIENTO AERODINÁMICO DE GENERADORES DE VÓRTICE FIJOS EN PERFIL NREL-S809. Em: 12º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERÍA MECANICA, 2015.
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- CATALANO, F. M. ; DIAZ-IZQUIERDO, D. O. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; SOLARTE-PINEDA, J.. AERODYNAMIC INTERFERENCE OF WINGTIP AND WING DEVICES ON BWB MODEL. Em: 29th Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), 2014.
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- MURCIA, J. ; GOMEZ, S. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; PORTILLA, G.. FLIGHT PATH ANALYSIS IN SOUNDING ROCKET ?LIBERTADOR I? WITH COMPUTATIONAL SIMULATION ON THREE DEGREES OF FREEDOM. Em: 3er Congreso Argentino de Ingeniería Aeronáutica, 2014.
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- FUENTES, G. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; PARRA, J.. Design of an Advanced Turboprop Aircraft for Regional Operations with Ninety Passengers. Em: 51st AIAA Aerospace Sciences Meeting Including the New Horizons Forum and Aerospace Exposition, 2013.
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- SOTTO MAYOR, G.. ; MOREIRA, A. B. B. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. . Influence of roughness in protective strips of leading edge for generating wind profiles. Em: International Congress of Mechanical Engineering COBEM, 2013.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; DIAZ-IZQUIERDO, D. O. ; SOLARTE-PINEDA, J.. Aerodynamic study of wingtip devices on non-conventional configuration BWB. Em: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.
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- DAUD FILHO, A. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, F. M.. Estudio de la influencia de generadores de vortices en perfiles aeodinámicos para generadores eolicos. Em: VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, 2013.
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- GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; CATALANO, F. M.. EXPERIMENTAL STUDY OF THE INFLUENCE OF VORTEX GENERATORS ON AIRFOILS FOR WIND TURBINES. Em: VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, 2013.
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- MARTINEZ, G. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D.. Análisis computacional de las caracteristicas aerodinámicas de un VANT en configuración Box-Wing. Em: VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, 2013.
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- GOMEZ-RIVERA, W. ; CÉRON-MUÑOZ, H. D. ; M. F. Catalano. EFECTO DE LA ROTACIÓN SOBRE LA SUCCIÓN DE CAPA LIMITE EN PERFIL NREL-S809. Em: XI Congreso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica, 2013.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; M. F. Catalano ; OLIVEIRA, L. F.. Aerodynamic Analysis of High Rotation and Low Reynolds Number Propeller. Em: 48th AIAA/ASME/SAE/ASEE Joint Propulsion Conference exhibit, 2012.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; MURCIA, J. ; GOMEZ, F. ; GOMEZ, S. ; ROJAS, F.. Modelación dinámica del sistema de recuperación de un cohete. Em: Cuarto Congreso Internacional en Ciencia y Tecnología Aeroespacial (CICTA 2012), 2012.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; MURCIA, J. ; GOMEZ, S. ; PACHON, N.. Diseño Conceptual, Preliminar y Análisis de la Trayectoria de Vuelo de un Cohete Sonda de Propelente Solido para Carga Útil de 2 kg. Em: Cuarto Congreso Internacional en Ciencia y Tecnología Aeroespacial (CICTA 2012), 2012.
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- M. F. Catalano ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; GRECO JR, P.. TRAILING EDGE TREATMENT TO ENHANCE HIGH LIFT SYSTEM PERFORMANCE. Em: 28th Congress of the International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS 2012), 2012.
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- LANG, R. G. ; ARAUJO, T. R. ; BONFIM JUNIOR, M. A. D. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; GRECO JR, P.. Experimental Analysis of the Influences of Design Characteristics on Parachutes Performance. Em: COBEM 2011 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011.
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- BATTAGIN, E. C. ; MONTEIRO, F. N. ; GARCIA, V. H. V. ; RIBEIRO, M. V. F. ; CERÓN-MUÑOZ, H. D. ; GRECO JR, P.. KNSU SOLID PROPELLANT GRANULOMETRY EFFECTS ANALYSIS INVOLVING A BALL MILL. Em: 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; M. F. Catalano. Aerodynamic Interference for power-plant system on a Blended Wing Body. Em: 21th International Congress of Mechanical Engineering, 2011.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D.; M. F. Catalano. Aerodynamic interference of power-plant system on a Blended Wing Body. Em: International congress of the aeronautical sciences, 2010.
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- Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
- Resumos publicados em anais de congressos (0)
- Artigos aceitos para publicação (0)
- Apresentações de trabalho (4)
- CÉRON-MUÑOZ, H. D. Aerodinâmica/ X semana de Engenharia Aeronáutica. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Aerodinâmica. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Aerodinâmica/ IX semana de Engenharia Aeronáutica. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Conferencia para los estudiantes y docentes del programa de Ingeniería Aeronáutica, relacionada com las lineas de investigación que adelanta la Escuela de Ingeniería de São Carlos. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
- Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
- Programas de computador com registro de patente (0)
- Programas de computador sem registro de patente (0)
- Produtos tecnológicos (0)
- Processos ou técnicas (0)
- Trabalhos técnicos (0)
- Demais tipos de produção técnica (5)
- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Curso para estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Santo Tomás-Colômbia. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Aeronáutica Básica. 2019. Curso de curta duração ministrado/Especialização
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- CÉRON-MUÑOZ, H. D.; SIERRA, A. F. ; CHEN, J.. Diseño y simulación de pequeñas turbinas eólicas y turbinas de agua hidrocinética. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D. Instrucción de cátedra a los docentes en el área de aerodinámica. 2012. 2012.
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- CERÓN-MUÑOZ, H. D. "Método de paneles bidimensionales y tridimensionales en aerodinámica subsónica imcompresible. 2012. 2012.
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Produção artística
- Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
- Supervisão de pós-doutorado (0)
- Tese de doutorado (3)
- John Jairo Vaca Rios. Aerodynamic bumb effect in a supersonic intake performance. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Juan Antonio Flores Mezarina. Parametric Analysis of Wavy Leading Edge. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Daniel Garcia Ribeiro. Controle através de Sucção e Injeção de Massa na Parede e Temperatura Constante na Superfície em Escoamentos Transicionais sobre Superfícies Côncavas Visando a Transferência de Calor. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . Início: 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Dissertação de mestrado (1)
- Andressa Caroline Rodrigues Garcia. Efeitos aeroacústicos de bordo de ataque ondulados no estator de uma bancada de "rig fan". Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . Início: 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
- Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
- Iniciação científica (3)
- Felipe Ricardo de Araujo Fulan. m estudo progressivo da efetividade do bordo de ataque ondulado em diversos aerofólios-Continuação. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Caio Wingeter de Castilho. AERODYNAMIC ANALYSIS OF A FOREBODY-INTEGRATED BUMP INLET WITH AN S-DUCT. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz. - Caique do Nascimento Santos. A Estrutura da Bancada do Dinamômetro da Equipe de Baja. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
- Supervisão de pós-doutorado (0)
- Tese de doutorado (0)
- Dissertação de mestrado (4)
- Lucca Real Bispo Lanaro. Engenharia de custos e otimização de projeto de hidroaviões: um estudo de caso de um sistema de transporte para a Bacia Amazônica. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Juan Antonio Flores Mezarina. Effect of Asymmetrical Wavy Leading Edge on Horizontal Axis Wind Turbines Performance. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Willian Caruso de Brito. A Proposed Framework for Minimum Energy Consumption in Electric VTOL Aircrafts. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, . 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Daniel Garcia Ribeiro. Análise paramétrica da geometria de winglets na eficiência aerodinâmica para uma pá de gerador eólico de eixo horizontal. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
- Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
- Iniciação científica (15)
- Samuel Marinheiro de Souza Melo. Análise experimental do sistema de ingestão de camada limite em uma nova configuração de aeronave de transporte. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, (USP) Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Felipe Ricardo de Araujo Fulan. Um estudo progressivo da efetividade do bordo de ataque ondulado em diversos aerofólios. (Graduando em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, (USP) Universidade de São Paulo. 2020.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Thiago Thadeu da Silva Abrantes. ESTUDO DO COMPORTAMENTO AERODINÂMICO DE UMA WINGLET COM BORDO DE ATAQUE ONDULADO. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Luiz Guilherme Ermacora Burato. Estudo e Otimização Aerodinâmica de Cascos de Hidroaviões. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Andre Cavalcante dos Santos. PROJETO E ANALISE AERODINÂMICO DE UM ROTOR BIO-INSPIRADO. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2019.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Matheus Edson Pereira. PROJETO AERODINÂMICO DE UM DIFUSOR ANULAR PARA TURBINA EÓLICA. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Universidade de São Paulo. 2018.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Caio Amancio Cristovão Martins. Influência da flexibilidade estrutural nos coeficientes aerodinâmicos de uma asa: uma abordagem experimental. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Guillermo Diaz Vazquez. Análise Aerodinâmica de Dispositivos de Ponta de Asa para uma Aeronave Agricola. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Becas Iberoamerica Estudiantes de grado-Santander. 2016.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Matheus José da Rocha. Overhaul e corte didático longitudinal do motor turbojato Rolls-Royce Viper MK522. (Graduando em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Eric Felipe Schneider de Almeida. Overhaul e corte didático longitudinal do motor turbojato Rolls-Royce Viper MK522. (Graduando em Engenharia Aernáutica) - Universidad de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Pedro Augusto Pozzobon Cruz. Aplicação de Gurney Flaps em Geradores. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Gabriel Sotto Mayor. Influência de rogosidade em fitas protetoras de bordo de ataque para perfis de geradores eólicos. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Lucas Florêncio Queiróz de Oliveira. APLICAÇÃO DA TEORIA DOS VÓRTICES PARA A VERIFICAÇÃO TEÓRICA E EXPERIMENTAL DA HÉLICE 13X4. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Antonio Carlos Daud Filho. Estudo da influência de geradores de vórtices em perfis aerodinâmicos para geradores eólicos.. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.- Matheus Franco Costa de Moraes Cunha. Estudo da influência aerodinâmica de dispositivos de ponta de asa em uma aeronave do tipo ?BLENDED WING BODY?. (Graduando em Engenharia Aeronáutica) - Escola de Engenharia de São Carlos USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Hernán Darío Cerón-Muñoz.
- Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
- Total de projetos de pesquisa (5)
- 2018-2018. ESTUDIO EXPERIMENTAL Y NUMERICO DE VORTICES GENERADOS EN CORRIENTES DE FLUIDOS PARA GENERACION DE ENERGIA.
Descrição: Devido ao aumento da população e do desenvolvimento tecnológico, a demanda por energia aumentou consideravelmente. Portanto, é importante desenvolver uma geração de energia alternativa que possa atender a essa necessidade, mas sem causar danos ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis. Neste sentido, e considerando que a energia aproveitada do dos ventos e correntes hidricas não têm tanto impacto ambiental, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento de dispositivos que aproveitam esta energia, mas não com turbinas, mas por dispositivos que usam a vibração gerada pelos vórtices (VIV) causada por elementos imesos nos escoamentos. Prendende-se desenvolver um modelo numérico acoplado que descreva o comportamento físico do fenômeno, construção de um dispositivo ou protótipo e finalmente determinação da viabilidade de geração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Adriana Fernanadn Sierra - Coordenador. Financiador(es): Universidade Santo Tomas - Outra.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2016-2018. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vortice en punta de aspa de rotor eolico.
Descrição: La generacion de energia mediante turbinas eolicas se ha incrementado en los ultimos anos, actualmente se hace necesario el desarrollo de nuevos disenos y la optimizacion de los mismos, con turbinas eolicas que funcionen en un rango mayor de condiciones de trabajo y hagan uso maximo del comportamiento y propiedades del fluido. El flujo de aire a traves del rotor de la turbina genera un comportamiento aerodinamico que depende principalmente del perfil del aspa. El analisis del comportamiento aerodinamico permite determinar nuevas formas de aprovechar los efectos generados por el fluido sobre el aspa con el fin de mejorar la eficiencia y obtener una mayor cantidad de energia al minimo costo posible. Se ha observado que el aire fluyendo a traves de las aspas de la turbina genera vortices debido a la diferencia de presion entre el intrados y el extrados, efecto que puede ser aprovechado ubicando en la parte posterior de la punta del aspa una micro turbina que utilize este flujo de aire adicionando al viento del entorno para generar la energia necesaria para suplir las necesidades de un sistema de succión con el que contaria cada aspa del rotor principal. El objetivo de este proyecto es analizar y modelar el comportamiento del fluido sobre el rotor principal determinando asi la forma y posicion optima de la microturbina, asi mismo estudiar el comportamiento del fluido sobre la misma y los efectos conjuntos del movimiento rotacional del rotor principal, los vortices producidos por la punta del aspa y el flujo de aire en el lugar de trabajo determinando con ello el mejor diseño que alcance la mayor eficiencia posible. Asi mismo se pretende modelar y estudiar el comportamiento aerodinamico del sistema completo considerando la rotacion de las aspas, la velocidad de punta de pala y el fenomeno de estela tanto de la turbina principal como de la microturbina y establecer la influencia de la microturbina en el comportamiento aerodinámico del rotor principal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA - Cooperação.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2015-2016. Control de la separacion en aspas de turbinas eolicas utilizando succion de la capa limite.
Descrição: Las turbinas ólicas pueden transformar la energía cinética del viento en energía mecánica en el eje y finalmente enenergía eléctrica en el generador. La rotación del eje es producida por las fuerzas aerodinámicas que actuan sobre las aspas conforme el viento pasa através del rotor. Incrementar la componente de sustentación de dichas fuerzas aerodinámicas, permite que la turbina pueda alcanzar valores más cercanos a la potencia nominal para velocidades del viento bajas o usar aspas más finas. Además de lo anterior, disminuyendo la componente de arrastro, es posible alcanzar momentos de flexión menores en la base del aspa, lo que permite la reducción del material requerido para resistir los esfuerzos generados. El costo de las aspas de la turbina representa entre el 10 y el 15% del costo total del sistema. Sinembargo, el proyecto de una nueva aspa puede tener un efecto de bola de nieve en el costo de los otros componentes de la turbina. En este sentido, el aumento del espesor de los perfiles aerodinámicos puede ayudar en la disminución de la masa. Sinembargo ello puede afectar el desempeño aerodinámico del aspa. De tal forma, en este trabajo se tiene como objetivo el estudio de la succión de la capa límite aplicada a un perfil, con miras a mantener la eficiencia aerodinámica nominal a bajos números de Reynolds. Pretendiendo también disminuir el efecto de la separación de la capa límite a grandes ángulos de ataque. La succión es usada para controlar la capa límite. De este modo es posible retrasar la entrada en perdida de sustentación (stall) a grandes ángulos de ataque e incrementar la capacidad de sustentación del perfil. La transición hacia una capal ímite turbulenta también es desplazada en la dirección del flujo. De este modo el arrastro de fricción es reducido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / William Gomez-Rivera - Coordenador. Financiador(es): Universidad Militar Nueva Granada - Cooperação.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2014-Atual. Configuracao Avancada para Reducao de Ruido
Descrição: O projeto tem como objetivos a análise e criação de ferramentas para modelagem de ruído de instalação do motor, além de propor e avaliar soluções de projeto visando redução de ruído de plataforma (airframe) e sua interação com o motor instalado. ESCOPO: Pesquisa bibliográfica, visitas técnicas entres os colaboradores, Contratação de consultorias, Cooperações com ICTs, Compra de softwares para aeroacústica computacional, Construção de modelos em escala de aeronaves e bocais com pilone, Ensaios em túneis de vento subsônicos, Ensaios em câmaras anecóicas com rigs aeracústicos, Avaliação do projeto de asa e sistema moto-propulsivo visando baixo ruído, Ajuste de modelos semi-empíricos de previsão de ruído de airframe, Avaliações Preliminares de conceitos de redução de ruído de airframe, Avaliações Preliminares de Configurações Avançadas, Avaliação de conceitos de tratamento Acústico de Motores em ambiente computacional e experimental (Rig de Fan com Tratamento Acústico). RESULTADOS ESPERADOS: Metodologias aprimoradas de execução de ensaios em túnel e extrapolação de dados túnel-voo, Metodologia numérica e semi-empírica de previsão de ruído de instalação, Metodologia numérica e semi-empírica de projeto de tratamento acústico de motor, Melhorias dos modelos de previsão de ruído de airframe, Estudo e proposta de soluções de baixo ruído para dispositivos hiper-sustentadores e trem de pouso; Estudo de propagação de fontes sonoras do fan através de nacelles com diferentes tratamentos acústicos, Resultados Macro que se espera alcançar: Aumento de maturidade no projeto do sistema hiper-sustentador, do trem de pouso e demais superfícies aerodinâmicas, Maior prontidão de engenharia na seleção de motores turbofan e projeto de tratamento acústico de nacelles, Maior capacidade de intervenção no projeto da aeronave durante o posicionamento e instalação dos motores visando ruído externo, Criação de ferramentas de modelagem de ruído de instalação; Aumento de maturidade no projeto e uso de tratamento acústico no motor; Avaliação de melhorias de ruído de airframe; Melhorias na modelagem numérica de ruído de airframe; Minimização do risco de não cumprimento de níveis de certificação de ruído externo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Integrante / Fernando Martini Catalano - Coordenador / Paulo Greco Jr - Integrante / Leandro Franco de Souza - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.- 2012-2015. Veiculo Aereo nao tripulado
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Darío Cerón-Muñoz - Coordenador. Financiador(es): Fundación Universitaria Los Libertadores,Côlombia - Cooperação.
Membro: Hernan Dario Ceron-Munoz.
Prêmios e títulos
- Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
- Total de participação em eventos (16)
- X Congreso Internacional de Ingeniería Mecánica, Mecatrónica y Automatización CIMM 2021. Caracterización Aerodinámica de un Tractocamión. 2021. (Congresso).
- PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DE DESARROLLO SOSTENIBLE ?HACIA LA CONSTRUCCIÓN DEL DESARROLLO SOSTENIBLE? Breve descrição:. Efectos Aerodinámicos de dispositivos pasivos para bordes de ataque en punta de palas para eneradores eólicos. 2020. (Congresso).
- 7o. Seminário Internacional de Engenharia Mecatrônica na Universidade Militar Nueva Granada.Fundamentos das ciências aeronáuticas para estudantes de engenharia mecatrônica. 2019. (Seminário).
- CIMM2017 VIII Congreso Internacional de Ingenierias Mecánica y Mectrónica y VI de Materiales, Energia y Medio Ambiente Período da atividade: 26/04/2017 à 28/04/2017. Aerodinámica Aplicada, Técnicas experimentales en túnel de viento. 2017. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Desarrollo de microturbina para el aprovechamiento del efecto de vórtice en punta de aspa de un rotor eólico. 2017. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, Universisdad Tecnologia de Panamá. Vehículos aéreos no tripulados. 2017. (Congresso).
- 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013). DYNAMIC MODEL OF THE INTERNAL PRESSURE IN A SOLID PROPELLANT ROCKET MOTOR. 2013. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, IV Congreso Internalcional de Materiales Energia y Medio Ambiente. Análisis computacional de las caracteristicas aerodinámicas de un VANT en configuración Box-Wing. 2013. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, IV Congreso Internalcional de Materiales Energia y Medio Ambiente. Análisis computacional del control de la capa limite en perifles para uso en turbinas eolicas. 2013. (Congresso).
- VI Congreso Internacional de Ingenieria Mecanica, IV Congreso Internalcional de Materiales Energia y Medio Ambiente. Estudio de la influencia de generadores de vortices en perfiles aeodinámicos para generadores eolicos. 2013. (Congresso).
- 11a Feira de Profissões da USP - Campi do Interior - EPUSP. Curso de Engenharia Aeronautica. 2012. (Feira).
- II Brazil-Ukraine Seminar. 2012. (Outra).
- I Workshop Indústria Desafios e Oportunidades -Espacial Brailera. 2012. (Outra).
- 21th International Congress of Mechanical Engineering. Aerodynamic Interference for power-plant system on a Blended Wing Body. 2011. (Congresso).
- 10a Feiria de profissões da USP- Campi do interior FEPUSP. Curso de Engenharia Aeronautica. 2010. (Feira).
- iv feira das profissôes da USP - São Paulo. Curso de Engenharia Aeronautica. 2010. (Feira).
Organização de eventos
- Total de organização de eventos (0)
Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01