Menu:

Produção do Corpo Docente

Marcelo Becker

O Prof. Marcelo Becker graduou-se em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP) em 1993. Concluiu seu mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (FEM-Unicamp), respectivamente em 1997 e 2000. Realizou um estágio no Institute of Robotics no Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich - ETHZ, Suíça (1999-2000) e um Pós-Doutoramento no Autonomous Systems Lab na École Polytechnique Fédérale de Lausanne - EPFL, Suíça (2005-2006). Atuou no Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IPUC-PUC Minas) de 2001 a 2008 na área de Engenharia Mecatrônica, tendo coordenado o Grupo de Estudos em Automação e Robótica (GEAR) e atuado como Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica. Atualmente é Professor Associado 3 no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (SEM-EESC-USP), Coordenador do Laboratório de Mecatrônica do SEM-EESC-USP, Lider do Grupo de Robótica Móvel do SEM-EESC-USP e Membro do Conselho Diretor do CRob-SC (Centro de Robótica de São Carlos). Concluiu sua Livre Docência na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP) em 2011, na área de Navegação de Robôs Móveis. Desde 2021 é Co-Presidente da ETH Alumni Chapter em São Paulo. No momento participa de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, EMBRAPII e FAPESP, coordenando 3 destes projetos. Orienta alunos de IC, de Mestrado, de Doutorado e de Pós-doutorado com bolsas CNPq, CAPES, FAFQ e FAPESP. Atua na área de Engenharia Mecatrônica, com ênfase em Automação, Robótica, Robótica Móvel, Sistemas de Percepção e Projeto de Sistemas Mecatrônicos. Seus projetos tem atualmente como áreas foco a Agricultura e a Automação Industrial. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8479082398514293 (16/03/2022)
  • Rótulo/Grupo: DEM
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador Sancarlense, 400 Parque Anold Schimidt 13566590 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33738646 URL da Homepage: http://www.sem.eesc.usp.br/index.php/pt/pessoal/docentes/marcelo-becker
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Desenvolvimento de Sistema Inteligente de Deteccao de Plantas baseado em Sensores Opticos a ser Embarcado em um Veiculo Autonomo para Pulverizacao Seletiva
      Descrição: O projeto tem como objeto geral o desenvolvimento de um sistema de instrumentação inteligente baseado em visão / imagem para detecção de algodão em plantações de soja que permita detectar a planta, estimar sua posição e enviar um sinal para um implemento que realizará uma pulverização seletiva das plantas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Daniel Varela Magalhães - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Becker.
    2. 2020-2021. AuQua - Garantia de Qualidade em Tarefas de Montagem baseada em Inteligencia Artificial e Realidade Aumentada para Redes de Valor Global
      Descrição: O projeto tem como objeto geral a análise de viabilidade do desenvolvimento de um sistema composto por várias câmeras, baseado em inteligência artificial e realidade aumentada, para reconhecer automaticamente as etapas manuais de montagem e criar instruções de montagem. Projeto em parceria com a Universidade de Aachen, Alemanha, UnB, USP e EMBRAPII, na rede Européia de Pesquisa CORNET. No Brasil temos a empresa EDS - EXTREME DIGITAL CONSULTORIA E REPRESENTAÇÕES LTDA ( CNPJ: 14.139.773/0001-68 ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Sanderson César Macêdo Barbalho - Integrante / Robert Schmitt - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcelo Becker.
    3. 2018-2019. Analise de Viabilidade de Automacao de Linha de Dobragem de Tubulacoes para Sistemas de Refrigeracao
      Descrição: A operação de dobragem de tubos para sistemas de refrigeração exige não somente uma grande habilidade manual do funcionário, mas também um grande esforço que é repetitivo, o que acaba tornando sua execução muito propícia ao surgimento de LERs (Lesões por Esforço Repetitivo). Para tentar diminuir a incidência destas lesões, a BRASAR já tomou diversas ações, como a realização de exercícios pelos funcionários, paradas a intervalos fixos, restruturação da área de trabalho, etc. Mas, internamente é consenso que é necessário automatizar essa operação, o que deve liberar os funcionários dessa linha para atuarem em outras atividades menos problemáticas dentro da empresa. Internamente já foi desenvolvida uma máquina com acionamento pneumático para realizar uma dobragem inicial em uma das linhas, mas deseja-se com o auxílio da USP verificar a viabilidade técnica para o desenvolvimento de um ou mais protótipos para realizar a dobragem completa da tubulação que possui uma geometria complexa. Para tal, nesta proposta de projeto foca-se a análise de viabilidade para a inserção da automação nesta linha de produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Zilda de Castro Silveira - Integrante.
      Membro: Marcelo Becker.
    4. 2014-2016. Analise de Viabilidade da Insercao de Manipuladores Industriais e Automacao de Processos em Estaleiros
      Descrição: O objetivo deste projeto foi fazer uma análise de viabilidade da aplicação de sistemas robotizados e automatizados para a realidade dos estaleiros de empresas que atuam no setor de petróleo e gás natural, enfatizando que que hoje estas tecnologias são amplamente empregadas e difundidas nos parques fabrís de outros setores. Dessa forma, poder-se-ia aumentar a competividade de nossos estaleiros através da redução no número de acidentes e custos em geral, e do aumento na precisão e repetibilidade da execução de tarefas de movimentação e posicionamento de peças. Para tal, foram realizadas, além da revisão da literatura e levantamento de custos associados ao emprego desses sistemas, visitas a estaleiros no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, para levantamento da situação de nossos estaleiros e também a visita a estaleiros no exterior, onde o emprego desses sistemas já é uma realidade. Foram feitas visitas a estaleiros e centros de pesquisa na França e nos EUA. Após essas visitas foram produzidas análises de viabilidade técnica e foi elaborado um documento com sugestões, possíveis cenários para testes e implementação e propostas de ações a curto, médio e longo prazo, que possa servir com subsídio à tomada de decisões por parte de empresas do setor de petróleo e gás natural e da ANP para o início de um Projeto Piloto na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Daniel Varela Magalhães - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional do Petróleo - Cooperação.
      Membro: Marcelo Becker.
      Descrição: O objetivo deste projeto é fazer uma análise de viabilidade da aplicação de sistemas robotizados e automatizados para a realidade dos estaleiros de empresas que atuam no setor de petróleo e gás natural, enfatizando que que hoje estas tecnologias são amplamente empregadas e difundidas nos parques fabrís de outros setores. Dessa forma, poder-se-ia aumentar a competividade de nossos estaleiros através da redução no número de acidentes e custos em geral, e do aumento na precisão e repetibilidade da execução de tarefas de movimentação e posicionamento de peças. Para tal, estão previstas, além da revisão da literatura e levantamento de custos associados ao emprego desses sistemas, visitas a estaleiros no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, para levantamento da situação atual de nossos estaleiros e também a visita a estaleiros no exterior, onde o emprego desses sistemas já é uma realidade. Neste contexto estão previstas visitas à Coréia do Sul e à Noruega. Após essas visitas serão produzidas análises de viabilidade técnica e será elaborado um documento com sugestões, possíveis cenários para testes e implementação e propostas de ações a curto, médio e longo prazo, que possa servir com subsídio à tomada de decisões por parte de empresas do setor de petróleo e gás natural e da ANP para o início de um Projeto Piloto na área. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / BECKER, M. - Coordenador / Daniel Varela Magalhães - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional do Petróleo - Auxílio financeiro.
      Membro: Glauco Augusto de Paula Caurin.
    5. 2013-Atual. CePOF - Centro de Pesquisas em Optica e Fotonica
      Descrição: Nesta proposta visamos estabelecer um Centro de Ótica e Fotônica, no qual ciência básica e aplicada deverão conviver de forma sinérgica. Será estabelecido uma moderna infraestrutura para estudo de tópicos relevantes em óptica, e assumido de forma adequada a missão de transferência de conhecimento para o setor produtivo e a realização de um vasto programa de difusão de ciência. A proposta incorpora modernos aspectos da óptica, física atômica, materiais e biofotônica. Será estabelecido um programa padrão que aceita modernos desafios científicos e assume responsabilidades sociais Na parte de pesquisa, a proposta contempla 3 frentes: Átomos frios, plasmônica e bíofotônica. Estes campos estão ligados pelo interesse comum de interação de luz com a matéria em diferentes aspectos bem como sua exploração tanto a nível básico, como aplicados. Tópicos como turbulência quântica, redes ópticas, metrologia de tempo e frequência e espalhamentos em amostras de átomos frios constituem o principal foco do primeiro bloco. Em plasmônica, o estabelecimento de uma moderna facilidade de produção de estruturas tornara o país capacitado para o avanço desta área. Estudos teóricos de estruturas especiais serão realizados. Em biofotônica, nossos planos estão focalizados no diagnostico e tratamento de doenças usando técnicas ópticas. Cobriremos desde aspectos básicos da interação de luz com tecidos biológico passando por provas de princípios, até suas aplicações clinicas. Pesquisas laboratoriais e clinicas constituem nosso elenco de atividades. Paralelamente às pesquisas cientificas, resultados e conhecimentos gerados, serão usados como principais ingredientes para um programa de Inovação Tecnológica, que permitira desenvolver novos produtos, criar novas empresas e colaborar com empresas existentes. Um ousado programa de divulgação de ciência usando um canal de TV próprio, operando 24h/dia e um vasto elenco de atividades deverão cobrir todos os níveis educacionais, levando o entusiasmo da ciência desde estudantes na fase pré-escolar, do nível fundamental, médio e universitário até, cidadãos comuns. Proposta é justificada pela modernidade dos tópicos, pelo sinergismo que gera e principalmente pelo histórico de sucesso dos membros participantes. Temos um contexto de inserção internacional com da atração de estudantes, pós-docs e estabelecimento de programas de cooperação. Os recursos deste projeto serão a alavanca para outros muitos que buscaremos durante a execução deste plano. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (15) . Integrantes: Marcelo Becker - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Vanderlei S. Bagnato - Coordenador / Daniel Varela Magalhães - Integrante / Cristina Kurachi - Integrante / John Weiner - Integrante / Débora Marcondes Bastos Pereira Milori - Integrante / Adriano Almeida Gonçalves Siqueira - Integrante / Orlando de Castro e Silva Junior - Integrante / Ana Cláudia Pavarina - Integrante / Ben-Hur Viana Borges - Integrante / Jarbas Caiado de Castro Neto - Integrante / Luis Gonçalves Neto - Integrante / Sérgio Ricardo Muniz - Integrante / Luciano Bachmann - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Becker.
      Descrição: Nesta proposta visamos estabelecer um Centro de Ótica e Fotônica, no qual ciência básica e aplicada deverão conviver de forma sinérgica. Será estabelecido uma moderna infraestrutura para estudo de tópicos relevantes em óptica, e assumido de forma adequada a missão de transferência de conhecimento para o setor produtivo e a realização de um vasto programa de difusão de ciência. A proposta incorpora modernos aspectos da óptica, física atômica, materiais e biofotônica. Será estabelecido um programa padrão que aceita modernos desafios científicos e assume responsabilidades sociais Na parte de pesquisa, a proposta contempla 3 frentes: Átomos frios, plasmônica e bíofotônica. Estes campos estão ligados pelo interesse comum de interação de luz com a matéria em diferentes aspectos bem como sua exploração tanto a nível básico, como aplicados. Tópicos como turbulência quântica, redes ópticas, metrologia de tempo e frequência e espalhamentos em amostras de átomos frios constituem o principal foco do primeiro bloco. Em plasmônica, o estabelecimento de uma moderna facilidade de produção de estruturas tornara o país capacitado para o avanço desta área. Estudos teóricos de estruturas especiais serão realizados. Em biofotônica, nossos planos estão focalizados no diagnostico e tratamento de doenças usando técnicas ópticas. Cobriremos desde aspectos básicos da interação de luz com tecidos biológico passando por provas de princípios, até suas aplicações clinicas. Pesquisas laboratoriais e clinicas constituem nosso elenco de atividades. Paralelamente às pesquisas cientificas, resultados e conhecimentos gerados, serão usados como principais ingredientes para um programa de Inovação Tecnológica, que permitira desenvolver novos produtos, criar novas empresas e colaborar com empresas existentes. Um ousado programa de divulgação de ciência usando um canal de TV próprio, operando 24h/dia e um vasto elenco de atividades deverão cobrir todos os níveis educacionais, levando o entusiasmo da ciência desde estudantes na fase pré-escolar, do nível fundamental, médio e universitário até, cidadãos comuns. Proposta é justificada pela modernidade dos tópicos, pelo sinergismo que gera e principalmente pelo histórico de sucesso dos membros participantes. Temos um contexto de inserção internacional com da atração de estudantes, pós-docs e estabelecimento de programas de cooperação. Os recursos deste projeto serão a alavanca para outros muitos que buscaremos durante a execução deste plano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Varela Magalhães - Integrante / Cristina Kurachi - Integrante / D. M. P. Milori - Integrante / Emanuel Alves de Lima Henn - Integrante / Euclydes Marega Junior - Integrante / John Weiner - Integrante / Orlando de Castro e Silva - Integrante / Philippe Courteille - Integrante / Jarbas Caiado de Castro Neto - Integrante / Ben-Hur Viana Borges - Integrante / Vanderlei Salvador Bagnato - Coordenador / Sérgio Ricardo Muniz - Integrante / Ana Cláudia Pavarina - Integrante / Luciano Bachmann - Integrante / Luis Gonçalves Neto - Integrante / Marcos Cesar de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Varela Magalhaes.
    6. 2013-Atual. Desenvolvimento de Rovers para Aplicacoes em Agricultura de Precisao
      Descrição: O foco deste projeto é o desenvolvimento de Rovers para aplicação em Agricultura, em especial, Agricultura de Precisão. Seu emprego será em ambiente externo não-estruturado tipicamente agrícola para realizar monitoramento e coleta de dados de modo minimamente invasivo em diversas culturas. Sua navegação será baseada em dados de sensores laser, IMU (Inertial Measurement Unit), GPS (Global Positioning System) e empregando odometria visual. Em um primeiro momento será desenvolvido e implementado um modelo dinâmico dos rovers encontrados na literatura (em especial os desenvolvidos pela NASA e ESA, agências espaciais americana e européia). A seguir será desenvolvido um novo sistema de suspensão passiva próprio. Para a fase seguintes, tem-se os sistemas embarcados e o desenvolvimento de sistemas para navegação, auto-localização, etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Daniel Varela Magalhães - Integrante / Rafael Coronel Bueno Sampaio - Integrante / André Carmona Hernandes - Integrante / Débora Marcondes Bastos Pereira Milori - Integrante / Aida Bebeachibuli Magalhães - Integrante / Paulino Ribeiro Villas Boas - Integrante / Silvio Crestana - Integrante / Adriano Almeida Gonçalves Siqueira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 19
      Membro: Marcelo Becker.
    7. 2010-Atual. MAVs (Mini Aerial Vehicles) Autonomos
      Descrição: Os MAVs (Mini Aerial Vehicles) autônomos vêm sendo reconhecidos como uma das mais importantes ferramentas dentro do escopo da robótica móvel moderna, tendo suas aplicações destinadas a operações de busca, localização, resgate e monitoramento aéreo. Nas missões que envolvem o risco de vidas humanas, a importância desses veículos ganha uma proporção maior, uma vez que o sucesso da tarefa a eles designada pode ser alcançado sem comprometer a integridade física do operador. O foco deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de navegação autônoma para voo de um grupo de MAV com configuracao quadrotora em formação em ambiente externo não-estruturado baseado em dados de sensores laser, IMU (Inertial Measurement Unit), GPS (Global Positioning System) e empregando odometria visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Becker - Coordenador / Adriano Gonçalves Siqueira - Integrante / Daniel Varela Magalhães - Integrante / Eduardo Morgado Belo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 26
      Membro: Marcelo Becker.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Tutoria Científico Acadêmica USP 2012, Pró-reitoria de Graduação da USP.. 2013.
      Membro: Marcelo Becker.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. 17th IEEE Latin American Robotics Symposium - LARS 2020. Autonomous Robots in Agriculture: where we are and what's next. 2020. (Congresso).
    2. Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica. Field Robotics to Improve Agricultural Production. 2019. (Congresso).
    3. Simpósio Internacional de Automação e Metrologia.Automação na Indústria de Gás e Petróleo. 2019. (Simpósio).
    4. 16º Simpósio SAE de Powertrain.Veículo Autônomo. 2018. (Simpósio).
    5. SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN 2018 Mecánica, Electrónica, Biomédica, Mecatrónica, Electromecánica, Automatización y Robótica.Vehículos autónomos aéreos: estado del arte, investigación e implementación. 2018. (Seminário).
    6. SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN 2018 Mecánica, Electrónica, Biomédica, Mecatrónica, Electromecánica, Automatización y Robótica.Vehículos autónomos terrestres: estado del arte, investigación e implementación. 2018. (Seminário).
    7. SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN 2018 Mecánica, Electrónica, Biomédica, Mecatrónica, Electromecánica, Automatización y Robótica.Robótica agrícola: estado del arte e investigación de robótica aplicada en la agricultura. 2018. (Seminário).
    8. Simpoósio de Robótica aplicada à Agricultura.Robôs Aéreos na USP-EESC. 2018. (Seminário).
    9. Simpoósio de Robótica aplicada à Agricultura.Robôs para Agricultura na USP-EESC. 2018. (Seminário).
    10. 13th International Conference on Precision Agriculture. Helvis - a Small-scale Agricultural Mobile Robot Prototype for Precision Agriculture. 2016. (Congresso).
    11. II CONGRESO INTERNACIONAL DE INNOVACIÓN Y TENDENCIAS EN INGENIERÍA-CONIITI 2016. Mobile Robotics Applications. 2016. (Congresso).
    12. SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN ELECTRÓNICA, BIOMÉDICA, MECATRÓNICA.Robotics applied in Agriculture - Terrestrial and Aerial Robots. 2016. (Seminário).
    13. III Simposio Internacional de Sistemas Electromecánicos - SISEM 2015.Aerial Robots: Research and Design of Mini-Quadrotors. 2015. (Simpósio).
    14. 2º Simpósio Nacional de Ingeniería Electromecánica.Robótica. 2014. (Simpósio).
    15. III Semana Técnica de Ingenierías Electrónica y Afines.Robótica Móvel. 2014. (Encontro).
    16. Semana da Engenharia de Computação da UNICAMP - SECOMP 2014.Robótica Móvel. 2014. (Encontro).
    17. SIAGRO 2014 - Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária.Projeto Mecatrônico de um Rover para a Agricultura. 2014. (Simpósio).
    18. Technology and Management International Business Plan Competition 2014.Technology and Management International Business Plan Competition 2014. 2014. (Encontro).
    19. XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Gestão de Tráfego, Segurança e Prevenção de Acidentes. 2014. (Congresso).
    20. COBEM 2013 - 22nd International Congress of Mechanical Engineering. System Based on an Android Platform as a Sensor to Assist the Autonomous Localization. 2013. (Congresso).
    21. XXVII ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Projeto SENA - Sistema Robótico para Aumentar a Segurança Viária no Brasil. 2013. (Congresso).
    22. 1er Simposio Nacional de Ingeniería Electromecánica UTS. Aplicaciones actuales de la robótica móvil. 2012. (Congresso).
    23. VII SBEIN - Simpósio Brasileiro de Engenharia Inercial.Avanços, Tendências e Desafios na Área deNavegação na USP São Carlos. 2012. (Simpósio).
    24. COBEM 2011 - 21st International Congress of Mechanical Engineering. Agribot Project - Comparison between the D* and Focused D* Navigation Algorithms - COB05791. 2011. (Congresso).
    25. IEEE LARC 2011. Determining Forbidden Steering Directions for a Passenger Car in Urban Environments based on the Velocity Obstacle Approach and use of Trackers. 2011. (Congresso).
    26. SBAI 2011 - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. Design of an Active Cruise Control System for Passenger Cars in Heavy Traffic in Simulated Environment. 2011. (Congresso).
    27. 1st Workshop on Mechanisms and Robots Design - WMRD.Veículos de Passeio Autônomos ? da Ficção à Realidade. 2010. (Simpósio).
    28. Challenge Bibendum - Rio 2010.Como projetos universitários podem contribuir para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida?. 2010. (Simpósio).
    29. ICRA 2010 - IEEE International Conference on Robotics and Automation. Automatic Routing System for Intelligent Warehouses. 2010. (Congresso).
    30. I Semana de Engenharia da UNIARARAS.Robótica Móvel: Aplicação em Fábricas, Escritórios e Cidades. 2010. (Outra).
    31. VIII Ciclo de Informação Profissional Educativa.Mecatrônica. 2010. (Oficina).
    32. VI SEMATRON - Semana da Engenharia Mecatrônica da USP São Carlos.Mesa Redonda - "Robótica na Atualidade". 2010. (Outra).
    33. XVIII Semana de Estudos da Ciência da Computação - SECCOMP'2010.Projeto SENA. 2010. (Simpósio).
    34. XXX Semana de Estudos da Física - UNESP Rio Claro.SENA - Sistema Embarcado de Navegação Autônoma. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Becker, Marcelo. I Semana de Ciência e Tecnologia Brasil - Colômbia. 2017. (Outro).. . 0.
    2. Becker, Marcelo. II Semana de Ciência e Tecnologia Brasil - Colômbia. 2017. (Outro).. . 0.
    3. Becker, Marcelo. III Semana de Ciência e Tecnologia Brasil - Colômbia. 2017. (Outro).. . 0.
    4. BECKER, M.. Technology and Management International Business Plan Competition 2016. 2016. (Outro).. . 0.
    5. BECKER, M.. Membro do Comitê Organizador do ROBOCONTROL 2014 - 6th Workshop on Applied Robotics and Automation. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. BECKER, M.. Membro do Comitê Científico do IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions ? ROBÓTICA 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. BECKER, M.. Membro do Comitê Organizador do COBEM 2013 - International Congress of Mechanical Engineering. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. BECKER, M.. Membro do Comitê Científico do Workshop on Robotics in Smart Manufacturing - The 23rd International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing. 2013. (Congresso).. . 0.
    9. BECKER, M.. Membro do Comitê Organizador do III EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2007. (Congresso).. . 0.
    10. BECKER, M.. Membro do Comitê Organizador da 1ª Semana Tecnológica: Manufatura e Mecatrônica Aplicada. 2004. (Outro).. . 0.



Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01