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Produção do Corpo Docente

Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira

é Professor Associado MS5-I em RDIDP na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP) desde Fevereiro de 2009. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (Dez/2000), mestrado (Mar/2003) e doutorado (Mar/2007) em Engenharia Mecânica pela mesma universidade. Obteve o título de PhD pela KU Leuven (Bélgica) em julho de 2009. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Modal Experimental, Vibro-acústica, Controle Ativo de Ruído e Vibração e Qualidade Sonora. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8542579855895033 (24/01/2022)
  • Rótulo/Grupo: DEM
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia Mecânica - SEM. Av. Trabalhador Sancarlense 400 Pq. Arnold Schimidt 13566590 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33738649 Fax: (016) 33739402
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Projeto e Otimizacao de Estruturas Periodicas para aprimoramento de Desempenho Vibroacustico
      Descrição: Este projeto combina esforços de grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de São Paulo, Universidade de Campinas e Instituto Tecnológico de Aeronáutica, assim como de colaboradores internacionais, para pesquisas relacionadas a estruturas periódicas no contexto de materiais fonônicos e metamateriais elásticos/acústicos. Materiais fonônicos e metamateriais possuem comportamentos exóticos, como capacidade de reorganizar propagação de ondas, realizar mecanismos similares a diodos, apresentar bandgaps em determinadas faixas de frequência e capacidade de localização/concentração de energia, que não são observados em materiais naturais. Eles possuem grande potencial para substituir materiais tradicionais em aplicações desafiadoras na engenharia assim como viabilizar soluções inovadoras para diferentes problemas de engenharia. O projeto é organizado em quatro pacotes de trabalho com o intuito de solucionar desafios científicos relacionados com estruturas quase periódicas e acopladas, projeto e otimização de metaestruturas, estruturas periódicas não lineares e metaestruturas inteligentes. As interseções entre os pacotes de trabalho e os resultados deles esperados têm grande potencial para gerar novos conhecimentos e também aplicações com inovações científicas e tecnológicas relevantes em engenharia mecânica e aeroespacial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Integrante / Carlos De Marqui Junior - Coordenador / Domingos Alves Rade - Integrante / José Roberto de França Arruda - Integrante / José Maria Campos dos Santos - Integrante / michael john brennan - Integrante / Paulo José Paupitz Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    2. 2018-Atual. Metapaineis - estruturas leves de alto desempenho para controle de rui o e vibracao
      Descrição: Um dos desafios encontrados nas aplicações de materiais compostos e estruturas leves é o balanço entre desempenho energético e susceptibilidade a altos níveis de vibração e ruído. No projeto sequencial, em que elementos estruturais são otimizados individualmente, para redução de massa, é comum que o conjunto apresente níveis insatisfatórios de vibração e transmissão de ruído, requerendo soluções paliativas com custo da massa adicionada, como é o caso, por exemplo, de tratamento acústico ou aplicação de materiais visco-elásticos (em geral, densos e com baixo módulo de elasticidade) que não conferem propriedades de resistência ao conjunto. Se indesejadas em aplicações de máquinas e veículos, estas soluções podem ser proibitivas nos casos em que a massa do conjunto está diretamente ligada com a sua viabilidade, como é o caso da maioria das estruturas aeroespaciais. Desta forma, pretende-se com este projeto, estudar técnicas de controle passivo e semiativo dedicadas a aplicações em estruturas leves, para redução da transmissão de ruído e vibração. Neste contexto, os metapainéis seriam estruturas que excedem o desempenho típico de seus pares convencionais, explorando os benefícios das estruturas periódicas passivas e semiativas. No caso das estruturas passivas, pretende-se explorar o potencial dos métodos de manufatura aditiva na construção destas intrincadas estruturas, enquanto que as estratégias semiativas visam explorar as propriedades de conversão de energia encontradas em materiais inteligentes (como PZT) e o emprego de circuitos elétricos dissipadores, também sob a ótica das estruturas periódicas. A viabilidade do uso combinado destas técnicas e o potencial de desempenho destas aplicações no controle de ruído e vibrações são questões de relevância atual e com potencial de criação de novos produtos. Desafios técnicos e acadêmicos serão abordados, entre outros, destacam-se (i) o desenvolvimento de estratégias eficientes de projeto e simulação destes sistemas multifásicos e com alto número de graus de liberdade e (ii) a investigação da viabilidade do uso de diferentes técnicas de manufatura aditiva para esta finalidade, incluindo a análise de variabilidade inerente ao processo e seu impacto no desempenho do sistema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Jaime Alberto Mosquera Sánchez - Integrante / Lucas Yudi Moriya Sampaio - Integrante / Gabriel Konda Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    3. 2016-2018. Medicao de esforcos dinamicos em eixo-arvore via sensores sem fio
      Descrição: A otimização do processo de usinagem busca não só a redução do tempo de inatividade da máquina como também o aumento da qualidade das peças fabricadas e do tempo de vida da ferramenta e da máquina em si. Propõe-se o monitoramento de certas características de uma máquina ferramenta a partir da implementação de um sistema de aquisição de dados que devem ser transmitidos a um computador responsável pela leitura. Essas medições podem ser feitas em posições estacionárias, como nos mancais; ou diretamente no eixo-árvore de uma máquina ferramenta, uma opção pouco explorada por envolver o sensoriamento de um componente em constante rotação. Para isso, a utilização de um sistema de transmissão de dados baseado em sinais de luz pode ser uma solução inovadora para a dificuldade existente na transferência de dados de uma máquina ferramenta em operação de forma sem fio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Integrante / Reginaldo Teixeira Coelho - Coordenador / Arthur Rosa Raposo - Integrante / André Landim de Mello - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial - Bolsa.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    4. 2014-2015. On the Sound Quality of the Propulsion System in Hybrid Vehicles
      Descrição: New targets of the automotive industry in reducing fuel consumption and environmental impact, while maintaining or even improving vehicle's performance, force the companies to migrate to new propulsion paradigms. The use of lightweight materials for building structural systems in conjunction with hybrid and/or electric propulsion systems may have a negative impact on the perception of the auditory phenomena at the passenger's cavity, as the internal combustion engine disturbance is no longer present, and the materials' low damping lead to the perception of undesired transitory and high-frequency disturbances, which deteriorate the sound quality of the vehicle. This study deals with the development of both numerical and experimental strategies for approaching the perceived sound quality at the passengers' cavity, during the operation of the propulsion system in hybrid/electric vehicles. Electrical-mechanical control systems will be implemented over the power driver signals commanding the electric motor, as their influence over both transient and high-frequency disturbances is widely demonstrated through the specialized literature. The use of synthesized and/or measured signals and systems allows characterizing of the auditory disturbance and the implementation of control schemes at the electric and/or mechanic domains. Calculation of relevant psychoacoustic metrics over the controlled disturbance will lead to validate the proposed theories and techniques in this paper.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Wim Desmet - Integrante / Jaime Alberto Mosquera Sánchez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    5. 2012-2017. Controle Ativo de Disturbios Harmonicos em Veiculos Hibridos Orientado por Metricas de Qualidade Sonor
      Descrição: O presente projeto de doutorado tem por intuito o desenvolvimento de sistemas de controle ativo de ruído e qualidade sonora aplicados, em especial, aos veículos híbridos e elétricos. Este novo paradigma em trens de força para veículos comerciais e de passeio, impõe novos desafios para o projeto e análise de ruído e vibrações em veículos. Dentre as novas características impostas por estes sistemas estão as excitações provenientes de inversores de frequência e motores elétricos, novas para o ambiente interno do veículo, e as diferentes condições de excitação provenientes da ação, ora do motor de combustão interna, ora do motor elétrico. Uma possível solução para estes desafios está no uso de novas técnicas de controle ativo que transformem o campo acústico percebido pelos usuários finais de um produto ou sistema, resultando em modificação significativa das métricas de qualidade sonora relevantes a este conjunto de eventos auditivos. Espera-se assim que, em decorrência dos sistemas de controle a serem propostos no desenvolvimento deste projeto de doutorado, novos conceitos em controle ativo sejam obtidos a partir da alteração da amplitude e/ou da fase relativa entre diversas componentes do estímulo acústico. Trabalhos recentes demonstram que o controle destes parâmetros pode afetar de forma significativa diversos aspectos que descrevem a qualidade sonora de um distúrbio, como volume, aspereza, tonalidade, conforto acústico, entre outros. Para tanto, atividades como o projeto, simulação e implementação de sistemas de controle ativo acústico estrutural baseados na auralização de distúrbios harmônicos advindos de motores de combustão interna e elétricos/híbridos são propostas, visando a modificação de sua estrutura tempo-frequência, de forma a alcançar metas e objetivos de qualidade sonora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Jaime Alberto Mosquera Sánchez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    6. 2012-2016. Energy Efficiency Management in Vehicles and Machines - EMVeM
      Descrição: Projeto Europeu FP7 - Linha People - Marie Curie Action. Envolvendo 18 instituições europeias, entre setor privado, ensino superior e centros de pesquisa e a USP, o projeto tem por objetivo principal o estudo de consumo e melhoria da eficiência energética em máquinas e veículos. Com coordenação central da KU Leuven (Belgica), o projeto tem, no âmbito da EESC-USP como Pesquisadores Principais os professores Reginaldo T. Coelho (SEP), Leopoldo P.R. de Oliveira (SEM e Maíra M. da Silva (SEM).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Integrante / Maira Martins da Silva - Integrante / Wim Desmet - Integrante / Bert Pluymers - Coordenador / Reginaldo Teixeira Coelho - Integrante / Thilo Bein - Integrante. Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    7. 2012-2016. NVH Analysis Techniques for Design and Optimization of Hybrid and Electric Vehicles
      Descrição: O projeto 'Técnicas de Análise de NVH para Design e Otimização de Veículos Híbridos e Elétricos' foi iniciado em Aril 2012 com 13 representantes de 8 países, e então ampliado para 37 entidades de 17 países, incluindo 3 Países 'Não-COST': Nova Zelândia, Brasil e EUA. Os parceiros, Universidades e Institutos de Pesquisa, reuniram pesquisadores acadêmicos experientes e pesquisadores em estágio inicial. Diversos cursos de curta duração, seminários, escolas de treinamento, missões científicas de curta duração têm sido realizados com o objetivo de aumentar e agregar conhecimentos, trocar informações e demonstrar novas técnicas potenciais. Várias interações com outras ações COST foram feitas e propostas de programas de pesquisa foram definidas. Os aspectos sonoros internos e externos foram tratados em conjunto com o acoplamento de motores de combustão interna com dispositivos elétricos. Do lado experimental, técnicas para aspectos estruturais (ou seja, identificação de contribuição da fonte, caracterização vibro-acústica de materiais leves, monitoramento do sistema de dinâmica rotacional e novas abordagens de detecção virtual desafiadoras) junto com aspectos externos (ou seja, definição de som de alerta e desenvolvimento de métrica de qualidade sonora dedicada) são discutidos. Por outro lado, abordagens numéricas para desenvolver novos metamateriais ressonantes para isolamento acústico e prever o campo sonoro produzido por sistemas emissores de motores híbridos são avaliadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (37) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Janssens, Karl - Integrante / Bert Pluymers - Integrante / Thilo Bein - Integrante / Nuria Campilo Davo - Integrante / Jan Rejlek - Integrante / Ahmed Rassili - Integrante / Emiliano Mucchi - Integrante / Brian Mace - Integrante. Financiador(es): European Commission - Cooperação. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    8. 2010-2015. Controle Ativo de Qualidade Sonora
      Descrição: Técnicas de controle ativo são soluções em potencial para a crescente demanda por redução no ruído de produtos e processos. A redução de ruído em cavidades, como é o caso de cabines de avião e o interior de veículos automotores, são exemplos típicos. Mais recentemente, o que se procura, além da simples redução, é afetar de forma positiva a apreciação do ruído pelos ocupantes, melhorando a qualidade sonora. O primeiro passo na direção de tal Controle Ativo de Qualidade Sonora, que confronta as técnicas de controle ativo com esse novo paradigma, é avaliar o desempenho de estratégias clássicas com métricas de psico-acústica. Posteriormente, com base nestes resultados, estratégias inovadoras de controle que alterem características específicas de qualidade sonora serão propostas. Este projeto de pesquisa envolve, também, o estudo de técnicas experimentais e de simulação que auxiliem o projeto de tais sistemas vibro-acústicos ativos, permitindo que modelos numéricos ou híbridos da planta sejam incluídos no projeto dos sistemas de controle. Assim é possível projetar sistemas de controle baseados em modelos e auralizar os sistemas passivos e ativos. Esta habilidade é crucial para o projeto e análise das técnicas de controle propostas, já que permite, entre outros, o ajuste dos parâmetros do controlador com base na apreciação do campo acústico virtual. Dentre os resultados esperados estão: proposição de técnicas experimentais e numéricas que auxiliem o projeto de sistemas de controle, um melhor entendimento da eficiência de sistemas de controle clássicos como apreciado por humanos e técnicas de controle inovadoras que visem a melhoria da qualidade sonora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Jaime A. Mosquera Sánchez - Integrante / fabio xavier de melo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    9. 2010-2012. Controle Ativo Acustico Estrutural: Projeto, Simulacao e Analise de Qualidade Sonora
      Descrição: O projeto de pesquisa visa aprofundar o estudo de sistemas de controle de ruído em aplicações próprias da indústria da mobilidade e, de forma inovadora, avaliar seu desempenho com base em métricas de psico-acústica relevantes para esta área como Loudness, Roughness, Tonality e Sharpness. Desta forma, pretende-se estabelecer uma metodologia de projeto de sistemas de controle com base em parâmetros de psico-acústica. Os desafios se encontram, primeiramente, na definição do conjunto de atributos temporais e espectrais dos estímulos sonoros, responsáveis pelas características sonoras indesejáveis, que serão identificados a partir da análise de estímulos sonoros reais ou sintetizados. Do ponto de vista de simulação, é fundamental a utilização de um modelo que forneça características psico-acústicas equivalentes às da aplicação em vista, numa plataforma que permita a inclusão dos sistemas de controle e das métricas selecionadas. Simulações no domínio do tempo são usuais na análise de sistemas de controle, o que motiva o uso deste tipo de plataforma para a finalidade proposta. Neste projeto, ferramentas computacionais serão usadas de forma extensiva para simulação e análise, integrando as áreas de projeto de sistemas de controle e psico-acústica. Finalmente, os conceitos avaliados de forma numérica devem ser validados experimentalmente, permitindo, não só a análise critica do desempenho psico-acústico dos controladores, como também da própria metodologia de projeto adotada, o que será realizado com auxílio de um mock-up de veículo sujeito a distúrbios de características psico-acústicas relevantes para o problema proposto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Jaime Alberto Mosquera Sánchez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
    10. 2010-2012. Vibracao induzida por escoamentos bifasicos: caracterizacao do escoamento e estudo do comportamento dinamico-estrutural
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral o estudo de vibrações induzidas por escoamentos (VIEs) bifásicos externamente a banco de tubos. Como objetivos específicos busca-se: (i) identificação das características espectrais e espaciais do carregamento gerado por diferentes escoamentos bifásicos (bolha, pistonado, anular, névoa) externamente a um banco de tubos; (ii) estudo do comportamento vibracional dos dutos sob diversas condições de contorno e freqüências de ressonância para a determinação de requisitos para o projeto de estruturas sujeitas a este tipo de carregamento; (iii) estudo do efeito do carregamento não uniforme do escoamento bifásico sobre as vibrações translacionais e rotacionais do tubo; (iv) caracterização através de medições diretas na região entre tubos dos seguintes parâmetros do escoamento bifásico: fração de vazio superficial instantânea e média, padrão de escoamento e perda de pressão ao longo do banco de tubos; (v) comparação dos resultados para padrão de escoamento levantados a partir de visualizações e as características espectrais e espaciais dos sinais relacionados a estrutura do banco de tubos, visando a proposição de um método objetivo de caracterização de padrões de escoamento e que incorpore requisitos de projeto; (vi) soluções numéricas do escoamento bifásico no banco de tubos, as quais serão comparadas aos resultados experimentais e utilizadas na análise dos mecanismos fisícos envolvidos. Para a execução deste estudo experimental será desenvolvida e contruída uma bancada experimental na EESC-USP e desenvolvida uma metodologia experimental inédita para o levantamento da fração de vazio superficial na região entre tubos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira - Integrante / José M. Saiz Jabardo - Integrante / Gherhardt Ribatski - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral o estudo de vibrações induzidas por escoamentos (VIEs) bifásicos externamente a banco de tubos. Como objetivos específicos busca-se: (i) identificação das características espectrais e espaciais do carregamento gerado por diferentes escoamentos bifásicos (bolha, pistonado, anular, névoa) externamente a um banco de tubos; (ii) estudo do comportamento vibracional dos dutos sob diversas condições de contorno e freqüências de ressonância para a determinação de requisitos para o projeto de estruturas sujeitas a este tipo de carregamento; (iii) estudo do efeito do carregamento não uniforme do escoamento bifásico sobre as vibrações translacionais e rotacionais do tubo; (iv) caracterização através de medições diretas na região entre tubos dos seguintes parâmetros do escoamento bifásico: fração de vazio superficial instantânea e média, padrão de escoamento e perda de pressão ao longo do banco de tubos; (v) comparação dos resultados para padrão de escoamento levantados a partir de visualizações e as características espectrais e espaciais dos sinais relacionados a estrutura do banco de tubos, visando a proposição de um método objetivo de caracterização de padrões de escoamento e que incorpore requisitos de projeto; (vi) soluções numéricas do escoamento bifásico no banco de tubos, as quais serão comparadas aos resultados experimentais e utilizadas na análise dos mecanismos fisícos envolvidos. Para a execução deste estudo experimental será desenvolvida e contruída uma bancada experimental na EESC-USP e desenvolvida uma metodologia experimental inédita para o levantamento da fração de vazio superficial na região entre tubos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Gherhardt Ribatski - Coordenador / José M. Saiz Jabardo - Integrante / Leopoldo Pisanelli R. de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gherhardt Ribatski.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics - DINAME2013.TPA AS A TOOL FOR THE DESIGN OF ACTIVE NOISE CONTROL. 2013. (Simpósio).
    2. Inter-noise 2012. Frequency-domain delayless adaptive control of roughness. 2012. (Congresso).
    3. ISMA2012. An adaptive controller for amplitude and relative phase control of periodic disturbance. 2012. (Congresso).
    4. Uncertainties2012. SOUND QUALITY SCATTERING DUE TO VIBRO-ACOUSTIC MODEL VARIABILITY. 2012. (Congresso).
    5. ICSV18. SHAKER STRUCTURE INTERACTION: OVERVIEW AND UPDATED RESULTS. 2011. (Congresso).
    6. ISAAC 2010.CAE tools for the design of active systems. 2010. (Seminário).
    7. ISMA2010. Review and future perspectives on Active Sound Quality Control. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R.. ISMA - International Conference on Noise and Vibration Engineering. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. G. Ribatski ; TRINDADE, M.A. ; de Oliveira, Leopoldo P.R.. International Congress of Mechanical Engineering - COBEM2013. 2013. Congresso



Data de processamento: 28/03/2022 12:18:01